InícioGraduaçãoJogos DigitaisQuanto custa o CST em Jogos Digitais?

Quanto custa o CST em Jogos Digitais?

Você gosta muito mundo dos games e quer seguir carreira? Então, continue lendo este artigo, pois vamos abordar uma área perfeita para você. A área de Jogos Digitais nunca esteve tão em alta e acessível. Afinal, os jogos hoje em dia não estão apenas nos consoles, mas em diversos dispostos, incluindo nossos celulares. E, se você quiser entrar neste mercado, fazer um Curso Superior Tecnológico (CST) em Jogos Digitais pode ser seu primeiro passo.

Formação em Jogos Digitais

Antes de mais nada, você precisa entender o que precisa cursar para se tornar um profissional de Jogos Digitais. Há cursos que focam diretamente nisso, como o Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, da Unopar, que vai trabalhar todas as áreas na construção de um game. Você também pode fazer Curso Tecnólogo de Desenvolvimento Mobile, como o da Anhanguera, por exemplo, que trabalha o desenvolvimento no geral, inclusive games.

O que é CST em Jogos Digitais?

No curso de Jogos Digitais, o aluno aprende tanto questões matemáticas e lógicas, como, por exemplo, programação, quanto questões “artísticas”, no caso dos desenhos e designs de games. Em termos simples, a área de criação de jogos é uma mistura de programação com audiovisual.

Isso quer dizer que, se você é tanto de TI quanto do cinema, é fácil de migrar para a carreira nos games, precisando somente se adaptar e conhecer especificidades dessa área. Por mais que pareçam duas áreas opostas, no fim, elas se completam, e também compõem um desenvolvedor de jogos completo.

Assim como em todas as áreas de tecnologia, há softwares específicos utilizados na formação e no dia a dia desse profissional. Estes programas são utilizados para construção gráfica, edição, modelagem, animação, entre outras funções necessárias para a criação de um jogo.

Além da parte digital, também há outra sessão em que os alunos aprendem aspectos criativos, tais como roteirização e construção de storyboards. Ou seja, os graduandos são treinados para criar jogos, passando por todas as etapas, inclusive essa. Na matéria de roteiro, por exemplo, os estudantes aprendem estrutura, caminhos, regras, tudo para construir um jogo com uma história consistente e atraente ao seu público-alvo.

Principais disciplinas

Abaixo, você pode conferir algumas disciplinas que estudará caso curse CST em Jogos Digitais. Lembrando que a grade curricular pode variar, dependendo da Universidade. Algumas matérias são mais comuns que outras, e cada local pode complementar a grade da forma que achar melhor para a formação do estudante.

Vamos ver, de forma geral, quais são as principais disciplinas mais comuns encontradas no CST em Jogos Digitais:

  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Análise Orientada a Objetos
  • Animação de Jogos
  • Áudio em Jogos
  • Desenho de Expressão
  • Desenho de Observação
  • Desenvolvimento de Jogos Mobile
  • Design Narrativo
  • Fundamentos do Movimento Humano
  • História e Acepções do Design
  • Integração de Jogos
  • Interação Humano-Computador
  • Introdução ao Design de Jogos e Entretenimento Digital
  • Lógica Computacional
  • Modelagem de Cenários e Level Design
  • Motores de Jogos Digitais
  • Programação Orientada a Objetos
  • Representação Gráfica Digital
  • Roteirização para Jogos Digitais
  • Storyboard

Áreas de atuação

Dessa forma, o profissional pode tanto se especializar em um segmento da área quanto gerenciar todo o projeto de tecnologia. Entre os trabalhos que os especialistas em Jogos Digitais são responsáveis, por exemplo, estão simulação de negócios, jogos educacionais, simulações médicas e jogos feitos para empresas. Além dos jogos para o tradicional mercado de entretenimento.

Os profissionais da área de Jogos Digitais ainda podem produzir produtos para  diversas plataformas: aparelhos de videogame, celulares, aparelhos de videogame, tablets e redes sociais. Após se formar no curso de Jogos Digitais, o profissional pode escolher atuar em diversas áreas do mercado de trabalho:

  • Programador;
  • Character Designer;
  • Game Designer;
  • Roteirista;
  • Artista 2D/3D;
  • Animador;
  • Engenheiro de som;
  • Testador de Games (Quality Assurance – QA);
  • Gerente de projetos.

Portanto, o profissional da área pode atuar como autônomo, em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação, entre outras inúmeras possibilidades.

Além do desenvolvimento de produtos e/ou jogos para entretenimento, outro nicho em expressivo crescimento é a produção dos chamados “jogos sérios”. Esse tipo engloba jogos publicitários para divulgação de produtos, educativos, games que fazem treinamento de funcionários em empresas, para ensinar conteúdos e simuladores, entre outros tipos de produção.

Outras áreas

Quando o assunto é a quantidade de cursos que envolvem a área em questão, as opções são vastas. Portanto, é interessante ter a mente aberta e estar preparado para todas as oportunidades.

Para quem gosta de games, além do curso de jogos digitais, destinado aos criadores dos jogos, há também outras áreas, que podem se adequar de acordo com os gostos pessoais de cada fã de games.

Ter acesso ao desenvolvimento da tecnologia está cada vez mais fácil, pois os estão em alta. Assim, as oportunidades de emprego também se ampliaram. A existência de novas graduações disponíveis faz com que haja uma oportunidade maior de se especializar na área correta. Então, é por isso que se faz tão necessário conhecer as opções existentes.

Por saber que é interessante ter essa informação, veja alguns dos cursos para quem gosta de games. Também, entenda como cada um funciona, permitindo conhecer mais sobre a área.

Entre todas as oportunidades existentes, existem algumas que devem ser priorizadas, já que são famosas. Então, neste tópico, conheça os cinco cursos que costumam ser as principais escolhas. Veja-os a seguir.

Engenharia de computação

Um engenheiro de computação planeja, desenvolve e programa software e hardware. Também pode levar o conhecimento para o mercado, durante a produção deles. Porém, a sua duração é uma das mais longas, sendo de, em média, cinco anos.

Design de games

É outra opção para quem gosta de games, e que ensina a desenvolver jogos. Ou seja, o designer pode criar os mesmos para entretenimento, educação, publicidade e empresas. Logo, será apto para estudar as tendências de mercado e seu público-alvo.

Artes visuais

Um artista visual trabalha como ilustrador e desenhista do game. Então, assim como o designer gráfico, a sua principal função é a preocupação com a identidade visual. Afinal, apenas assim garantirá a atenção dos jogadores.

Engenharia de software

A faculdade de engenharia e software ensina seu aluno a trabalhar com o desenvolvimento e a programação. Por essa razão, é interessante para quem gosta de games, permitindo um trabalho com atualizações. Além disso, com adaptações para plataformas.

Perfil profissional

Para se sair bem na faculdade de Jogos Digitais e, posteriormente, na profissão, algumas características são essenciais. O gosto pelos jogos é uma delas, mas está longe de ser a única ou mesmo a mais importante.

Uma vez que o curso inclui muitos conteúdos relacionados à informática, a afinidade com os números é uma habilidade necessária, assim como o raciocínio lógico e a proficiência em inglês avançado. A criatividade também não pode faltar, já que o foco da profissão é justamente criar jogos digitais.

Esses jogos são desenvolvidos em conjunto com diversos outros profissionais que se dividem em diferentes funções, o que evidencia a necessidade de saber trabalhar em equipe. Nesse sentido, a facilidade para se comunicar com os colegas é outra característica indispensável.

Para completar o perfil do profissional da área de Jogos Digitais, vale ressaltar o interesse em se manter atualizado. Em um mundo em que os avanços tecnológicos não param de acontecer, quem trabalha com isso precisa acompanhar as mudanças para se adaptar a esse cenário que segue em transformação.

Mercado de trabalho

Ter preocupação sobre o mercado de trabalho é comum, já que determina o seu futuro. Por isso, é interessante entender melhor sobre o que espera dos profissionais dessa área.

Existem diversas formações disponíveis para quem gosta de games. Logo, a probabilidade de conseguir um bom emprego é muito grande. Com isso, é possível ter uma segurança maior sobre conseguir encontrar uma boa vaga.

Graças à vasta lista disponível, um profissional desse meio pode trabalhar de várias formas. Também possui chances em empresas de distintos estilos e interesses. Então, pode-se encontrar várias formas de estar presente nessa execução.

Só no Brasil, o mercado de jogos digitais movimenta mais de um bilhão de dólares por ano. Em 2021, a previsão é de atingir a marca de 2,3 bilhões de dólares. Imagina no restante do mundo?

Essa é uma das áreas de tecnologia que mais crescem, gerando diversas oportunidades para os profissionais. Uma boa notícia para quem quer entrar nesse mercado e unir a profissão com a paixão. Neste ano, por exemplo, jogos como Kaze and the Wild MasksDandy Ace chamaram a atenção da crítica nacional e internacional voltada aos jogos indie.

Por mais que esteja na ativa há um tempo, essa área é relativamente nova perto de outras da tecnologia. Isso, somado à inovação constante, permite que a carreira permaneça em foco e evolução.

Além do fato de que é um mercado bastante amplo, como dito anteriormente, permitindo diversos profissionais trabalharem no mesmo ramo, porém em áreas diferentes. Essa versatilidade é outra questão que chama a atenção dos jovens e até mais velhos.

Média salarial de algumas profissões para quem gosta de games

A média salarial é outra preocupação para quem ingressa no mercado. Portanto, veja informações sobre algumas profissões da área de desenvolvimento de jogos.

  • Desenvolvedores de games mobile: R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00;
  • Designer gráfico e webdesigner: R$ 4.000,00 a R$ 8.000,00;
  • Profissional de Jogos Digitais: cerca de R$ 3.707,34;
  • Designer de Games: R$ 3.653,38 a R$ 9.839,33.

A média salarial de profissões para quem gosta de games é atrativa. Por isso, pode ser afirmado que realmente vale a pena investir em uma formação em uma delas.

Outros cursos para quem gosta de games

Como dito, existem outros cursos que envolvem a área, portanto, veja mais opções. Com isso, é possível ter um conhecimento maior sobre as possibilidades no setor.

Marketing

O curso de marketing forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado. Além disso, passa a traçar e executar estratégias para melhorar a imagem da marca. Assim, no caso dos jogos, o formado cria estratégias para atrair novos jogadores.

Jornalismo

Outra opção para quem gosta de games é o jornalismo. Afinal, os portais esportivos estão transmitindo cada vez mais eventos. Ou seja, é possível comparecer a torneios e programas.

Publicidade e propaganda

Na publicidade, é possível traçar estratégias para a divulgação da marca e conteúdos atrativos do jogo. Então, é uma boa chance de se manter em contato com o que gosta.

Design gráfico

A formação é ótima para quem se preocupa com formas e características visuais. Assim, a graduação de dois anos de duração favorece o lado estético.

Tecnologia da informação

Permite que o profissional tenha controle sobre os processos de inovação e tecnologia. Logo, quem gosta de games pode ingressar na carreira de TI para coordenar equipes. Com isso, criam, planejam e otimizam os jogos.

Formação em menos tempo

Em geral, os cursos nessa modalidade costumam durar no máximo 2 anos e meio. Bem diferente das demais graduações que duram o dobro ou mais. Por exemplo, no caso do CST em Jogos Digitais, em dois anos você já tem seu diploma em mãos.

Isso é uma das grandes razões pelas quais muitas pessoas o preferem. No entanto, existem outras tão importantes quanto, e os próximos tópicos vão te mostrar mais sobre isso.

Quanto custa esse curso?

O preço do CST em Jogos Digitais é algo relativo, tendo em vista que cada faculdade tem um esquema financeiro diferente. Portanto, é interessante pesquisar bem antes de escolher em qual lugar você vai estudar.

No caso da faculdade Fama, você pode começar seu curso pagando a partir de R$ 169,90. Sendo assim, perceba que é um valor bem acessível, em especial quando se compara com outros tipos de graduação.

Claro que o preço final pode variar. Uma dica é sempre buscar informações em mais de uma instituição. Assim, fica mais fácil escolher a que é ideal para você.

Agora, também vale a pena comparar questões como matriz curricular. Ainda que o CST em Jogos Digitais seja padrão, pode ser que algumas matérias ganhem mais destaque do que outras.

Esse curso é caro?

Como você já viu, o valor é mais acessível do que em outras modalidades. No entanto, é interessante se planejar para efetuar sua matrícula. Isso é importante para evitar imprevistos indesejáveis.

Ninguém quer parar o curso devido a uma situação financeira, desta forma, um bom planejamento já coloca essa barreira de lado.

Profissional mobile learning

Estamos vivendo ainda em um período de pandemia e, após enfrentarmos um longo período de isolamento, o mundo mudou, assim como o mercado de trabalho. Estar em um escritório deixou de ser uma necessidade para vários profissionais, e as áreas voltadas para jogos digitais, sobretudo os estudantes de CST em Jogos Digitais e futuros profissionais da área podem ser profissionais mobile learning.

Mobile learning é, simplesmente, usar seu notebook, celular ou tablet na aprendizagem ou trabalho. Esta é uma forma de diminuir o tempo dedicado para o aprendizado. Isso também permite a atualização rápida dos conteúdos, se comparado aos métodos tradicionais de ensino. E isso possibilita a maior qualificação aos profissionais que as instituições formam. O mobile learning é uma maneira para que as instituições educacionais ofereçam conhecimento e conteúdo educacional aos seus alunos em qualquer plataforma, sem as restrições de horário e local.

Isso significa, por exemplo, que você pode usar ferramentas e aplicativos para terminar e fazer upload de trabalhos disponibilizados pelos professores, baixar instruções do curso e trabalhar em grupos online para realizar atividades.

Mas, é bom notar que o conceito de mobile learning não precisa ficar preso apenas aos aplicativos para celular. Você pode, também, acessar vídeos e arquivos de áudio, ou ainda produzir este tipo de conteúdo e enviar para colegas, além entrar em redes sociais para debater temas estudados.

Ou seja,  mobile learning é uma prática que pode te ajudar enquanto estudante de CST em Jogos Digitais, assim como lhe acostumar em uma rotina de estudos e trabalhos digitais que o próprio cenário mercadológico da área apresenta. Ou seja, seja você um desenvolvedor indie, ou esteja trabalhando uma grande empresa de AAA (sigla destinada para jogos de altos orçamentos), todo o processo pode ser feito dentro de sua casa.

CST em Jogos Digitais: vale a pena?

Conforme apresentado ao longo do texto, existem muitas oportunidades envolvendo essa paixão. Portanto, é fácil encontrar uma opção que esteja realmente envolvida com os seus gostos.

O mercado de trabalho é amplo e proporciona experiências diversificadas. Então, vale a pena arriscar, porque aumenta a possibilidade de conquistar cargos incríveis. Assim, tendo contato com os jogos de uma forma inesperada.

As oportunidades de formação para quem gosta de games são muitas. Por isso, não deixe de identificar a que mais combina com a sua personalidade. E, assim, conquistar experiências novas para a sua profissão e carreira de muito sucesso.

Você se forma em pouco tempo em CST em Jogos Digitais e já sai pronto para encarar o mercado de trabalho. Isso sem falar no investimento que é bem menor do que outras formas de graduação, portanto, pode valer muito a pena.

Clique aqui e veja também mais sobre o universo dos e-games.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.