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Como empreender no jornalismo?

No mercado atual, existe uma forte procura por profissionais de comunicação para trabalhar como funcionários de empresas e, também, para prestar serviços, de maneira autônoma, de marketing, publicidade e, o que nos interessa neste artigo, jornalismo. Se você pensa em fazer jornalismo, ou até iniciou o curso, já deve ter se perguntado como empreender sendo jornalista.

Afinal, muita gente sonha um dia ser dona do seu próprio negócio.

De maneira resumida, como jornalista você pode trabalhar para uma empresa tendo carteira assinada (CLT) e também fazer “freelas”, e até empreender.

Se o negócio “bombar”, provavelmente você irá focar apenas nele.

Este texto aborda as principais dúvidas de como empreender no jornalismo, com ênfase nas áreas mais promissoras do empreendedorismo para jornalistas.

 

empreendedorismo no jornalismo

Crédito: Pixabay.

O que é empreender no jornalismo?

Empreender no jornalismo, assim como em outras profissões, é basicamente usar as suas melhores competências para criar algo com valor, assumindo alguns riscos, entre eles, financeiros.

Atualmente, em busca de maior autonomia e de melhor renda, vários jornalistas buscam redefinir a profissão, explorando novas possibilidades.

Uma rápida busca no Linkedin já indica algumas áreas promissoras.

A imagem a seguir tem o resultado de três buscas, no Linkedin, para vagas, respectivamente, em “atendimento”, “mídias sociais” e “gestor de trafego” no Brasil.

Vagas no jornalismo

Crédito: Print do Linkedin.Para profissionais de jornalismo, algumas áreas interessantes para empreender, e que estão com aumento de procura, são:

  • Assessoria de imprensa – área que busca criar uma boa relação entre empresas e veículos de informação;
  • Comunicação empresarial e institucional – uso de estratégias de comunicação para melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos;
  • Atendimento – departamento de agências e empresas que faz contatos com clientes e garantem propostas e entregas alinhadas à empresa e ao cliente;
  • Gestão de mídias sociais/Social Media – planejamento, operacionalização e análise de ações nos canais digitais;
  • Redator/Copywriting – elaboração de textos e títulos criativos para sites, revistas, jornais, Youtube, entre outros;
  • Videomaker – Produção e edição de vídeos;
  • Fotojornalismo – Produção e edição de fotos;
  • Gestor de tráfego pago – Gerenciamento de anúncios das contas de uma empresa.

Como empreender sendo jornalista?

  1. Encontre o negócio certo no jornalismo, que tenha demanda e que você goste;
  2. Prepare-se muito bem, fazendo cursos e um plano de negócios;
  3. Encontre o seu público-alvo e entenda a sua audiência;
  4. Faça parcerias e uma boa rede de contatos;
  5. Venda a ideia e o seu produto/serviço;
  6. Estude bastante marketing.

Como abrir uma empresa de jornalismo?

Existem várias formas de abrir uma empresa no Brasil e, basicamente, elas definem se você empreenderá sozinho ou terá sócios.

Para saber mais sobre o assunto você pode pesquisar sobre tipos societários ou naturezas jurídicas.

E por que abrir uma empresa no jornalismo? Abrir uma empresa é ideal para quem precisa de um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para emitir notas fiscais pelo produto ou serviço oferecido.

Alguns tipos de empresas no Brasil são:

  • MEI – É de fácil abertura e não tem muita burocracia, mas tem duas maiores limitações: não pode empregar mais de um funcionário nem ter renda bruta anual maior do que R$ 81 mil (existem propostas de Lei para mudar o limite);
  • Empresa Individual – Não necessita de sócios e o nome do negócio precisa ser o mesmo do seu dono (exceto pelo nome fantasia). O empreendedor de uma EI não pode separar seus bens pessoais da empresa, ou seja, seus patrimônios podem ser tomados em caso de dívidas empresariais;
  • Sociedade Limitada – As companhias cujos nomes terminam em “Ltda.” são formadas por duas ou mais pessoas.

Você pode conhecer outras categorias de formalização de empresas clicando aqui.

Tipos de empreendedorismo no jornalismo

Uma dúvida comum é se jornalista pode ser MEI. A resposta, infelizmente, é não.

Existem algumas profissões que não permitem a abertura de uma MEI, como advogado, dentista e jornalista.

No entanto, alguns serviços prestados por jornalistas se enquadram no MEI, como editor de livros e de jornais.

Portanto, temos uma boa notícia: você pode se cadastrar num desses serviços.

Como mencionado, o MEI é o tipo de empresa ideal para quem trabalha por conta própria e precisa ter um CNPJ e também emitir notas fiscais.

O Microempreendedor Individual é a categoria mais simples, aplicando-se a empresas que têm até um funcionário e faturamento de até R$ 81 mil por ano (média de R$ 6.750 por mês).

Checklist para empreender no jornalismo

Você deve investir em certificações importantes, a depender do seu negócio.

Caso seja na área digital, você e sua equipe, podem, por exemplo, fazer cursos de Excel, Google Analytics, Gestão de Tráfego Pago, inglês, copywriting e ux writing.

Confira o checklist a seguir para empreender no jornalismo.

  • Pesquise o mercado, faça cursos e planeje-se;
  • Formalize a empresa;
  • Coloque o planejamento de marketing em prática;
  • Escolha seus canais de comunicação e tenha objetivos claros;
  • Faça a divulgação dos seus serviços e produtos;
  • Acompanhe e analise os resultados.

9 livros sobre marketing digital e empreendedorismo para jornalistas

Estudante com livro

Crédito: Pexels.8P’s do marketing digital – Best-seller sobre marketing digital escrito por Conrado Adolpho.

Facebook Ads – Produzido pela Rock Content, é um guia prático que ajuda a criar uma campanha efetiva no Facebook Ads.

Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo – Escrito pela influenciadora Camila Porto, traz entrevistas exclusivas com profissionais renomados.

Guia Para Iniciantes no Adwords – Idealizado pelo próprio Google, é um guia para ajudar os iniciantes e novatos na área.

Como anunciar no Google Ads: tudo o que você precisa para gerar mais resultados – Contém um passo a passo para criar campanhas.

A Máquina Definitiva de Vendas – Ensina a trabalhar com mais inteligência e não mais duro.

Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital – Escrito por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno.

Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias – Aborda um processo colaborativo e criativo para alcançar as necessidades das pessoas sendo viável economicamente.

Growth Hacking: aprenda a metodologia para turbinar os resultados dos seus clientes – Guia de como crescer de maneira sustentável e rápida.

7 perfis de empreendedorismo digital que você deve seguir

Camila Porto – Empreendedora que trabalha no mercado de infoprodutos.

Neil Patel – Autor de vários livros internacionais.

Luciano Larrossa – Especialista em anúncios de Facebook.

Diego Dávila – Bastante didático, Diego tem conteúdo gratuito no seu canal no Youtube e site.

Adriano Gianini – Um dos maiores produtores de conteúdo sobre Google Ads no Brasil, Seu canal do YouTube e site contêm conteúdos gratuitos e práticos.

Conrado Adolpho – Criador do Método 8Ps, Conrado é escritor, consultor e palestrante de marketing digital.

Bruno Rodrigues – Especialista em marketing digital e estrategista de conteúdo

Gostou de saber mais sobre jornalismo, empreendedorismo e negócios de comunicação? Está querendo iniciar a sua jornada na área?

Caso queira conhecer mais acerca do assunto, aproveite para ler outros conteúdos no nosso site.

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