InícioGraduaçãoGestão AmbientalQual a duração do curso de Gestão Ambiental?

Qual a duração do curso de Gestão Ambiental?

Descobrir qual é a duração do curso de Gestão Ambiental é algo que todo estudante que sonha em ingressar nessa área precisa fazer antes mesmo de entrar na faculdade. Caso você esteja com dúvidas quanto a isso, saiba que não está sozinho.

Até porque, o tempo que será dedicado aos estudos influenciará diretamente sobre toda a futura rotina. Afinal, serão gastos com mensalidades e muito tempo se preparando para atuar na carreira dos sonhos, não é mesmo?

Neste artigo, o Voomp respondeu a essa dúvida e ainda trouxe algumas outras informações importantes sobre esse curso antes de dar início à faculdade. Preparo para descobrir? Então continue lendo!

Qual o tempo médio de duração do curso de Gestão Ambiental?

A duração do curso de Gestão Ambiental pode ser de quatro, cinco ou seis semestres. Ou seja, entre dois e três anos, conforme a maneira que o estudante optar pagar as cadeiras da grade curricular do mesmo. Não vá pensando que se escolher pela opção mais curta, irá sair perdendo, viu?

A diferença fica apenas na maneira como as disciplinas são distribuídas. Porém, todo o conteúdo e as habilidades aprendidas serão as mesmas. E, caso você escolha um bom local para estudar, quatro semestres é tempo o suficiente para desenvolver todas as habilidades necessárias para se destacar e ter sucesso na profissão.

Como é essa graduação?

O curso de Gestão Ambiental é uma graduação de nível tecnólogo. Isso significa que ele é de nível superior, assim como um bacharelado ou licenciatura. Porém, tem uma duração menor e é mais focado em formar profissionais mais especializados e capacitados para trabalhar em diversos tipos de empresa.

Como ao terminar essa graduação, o aluno recebe um diploma superior, para ingressar nele é necessário ter concluído o ensino médio. É preciso ainda ser aprovado em um processo seletivo da faculdade escolhida. O vestibular ou através da nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são os tipos mais comuns.

Atualmente é possível se capacitar para trabalhar com Gestão Ambiental de maneira 100% à distância ou semipresencial. Nessa última, os estudantes irão ter parte da carga horária na sede ou polo da faculdade escolhida. E parte dela por uma plataforma de aulas online.

Quais as principais disciplinas da grade curricular?

A grade curricular do curso de Gestão Ambiental é focada em ensinar aos estudantes os aspectos mais técnicos e práticos da profissão. Permitindo assim, que eles possam ingressar no mercado de trabalho imediatamente após o término da graduação.

Mas, para chegar a isso, é preciso começar pelo básico. Afinal, a faculdade está justamente para ensinar tudo sobre a profissão. Por isso, as instituições costumam dividir as disciplinas em dois grupos.

O primeiro é composto por matérias mais básicas e focadas em teorias. Já o segundo, chamado profissionalizante, é voltado para ensinar habilidades que serão utilizadas ativamente na rotina. Dito isso, confira algumas das principais matérias dessa graduação a seguir!

  • Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento
  • Cartografia e Geoprocessamento Ambiental
  • Ecologia e Biodiversidade
  • Economia Ambiental
  • Ciências Ambientais
  • Estatísticas e Indicadores Ambientais
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Ambiental
  • Gestão e Saneamento Ambiental
  • Planejamento de Áreas Urbanas e Rurais
  • Química Ambiental
  • Recursos Naturais e Fontes de Energia

Como escolher um bom local para fazer o curso de Gestão Ambiental?

Escolher bem a faculdade onde você estudará é algo que, com toda a certeza, o ajudará a trilhar uma carreira de sucesso no futuro. Mas, como fazer isso, quando se está no meio da temporada de estudos para o vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não se tem muito tempo disponível?

Não precisa ficar desesperado se essa for a sua situação, pois separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a identificar a melhor opção de curso de Gestão Ambiental. Em primeiro lugar, sempre cheque no portal do Ministério da Educação (MEC), se o local tem autorização para oferecê-lo. Isso é o que garante que o diploma emitido será aceito no mercado.

Outra coisa que ajuda a identificar uma boa faculdade é procurar saber a opinião que os alunos e profissionais que ela formou têm sobre a mesma. Conversando com essas pessoas você poderá saber como é a estrutura das aulas físicas e online. Se o método e o material de ensino é bom, se os professores são capacitados e muitas outras coisas.

Caso tenha um tempinho, é sempre bom chegar qual a pontuação média da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ou outras provas de avaliação de aprendizagem. O ideal é sempre procurar um local com notas constantes para estudar.

Viu como não é tão complicado identificar uma boa faculdade? Basta colocar esses três tópicos na sua lista e pôr as mãos na massa. Mas para facilitar ainda mais a sua vida, separamos três instituições que oferecem uma graduação em Gestão Ambiental que marca pontos positivos em todos eles. São elas as faculdades: Anhanguera, Unopar e Pitágoras, que ainda possuem mensalidades que cabem no bolso.

O que o profissional formado nessa área faz?

Uma pessoa formada no curso de Gestão Ambiental é capacitada para fazer muitas coisas. Afinal, essa é uma área em expansão, com o aumento da consciência ambiental e, consequentemente a procura por profissionais desse setor.

No campo de atuação dela estão questões como fazer o planejamento e coordenar a execução de todas as atividades necessárias para fazer o diagnóstico ambiental. E então, montar planos de medidas para recuperação de áreas naturais que foram degradadas.

Não para por aí, também é papel de um gestor ambiental gerir as equipes de licenciamento para exploração consciente de determinada área e trabalhar diretamente com políticas públicas e educacionais. Na área, ele pode ainda como perito e dar opiniões técnicas sobre questões relacionadas a ela.

Por conta dessa variedade de atribuições, ele pode atuar em diversos tipos de empresas de todos os setores. Como t em órgãos públicos e até mesmo oferecendo os seus serviços de consultoria como profissional autônomo.

E aí, descobrir qual é a duração do curso de Gestão Ambiental aumentou o seu interesse na área? Então aproveita e confere os outros artigos que a Voomp preparou sobre ela para você e saia daqui bem informado para escolher a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.