InícioDicasEstágioEstágio x Trainee: quais as diferenças?

Estágio x Trainee: quais as diferenças?

Certamente, muitas pessoas, entre estudantes e até profissionais de recursos humanos, ainda não diferenciam Estágio e Trainee. Logo, para acabar de uma vez por todas com essa confusão, vamos mostrar quais as diferenças entre as duas modalidades.

Logo, o que define cada tipo de contratação é o momento de cada empresa. Consequentemente, são esses contratantes que buscam estudantes com determinadas  competências, conhecimentos e perfis para integrarem seus quadros.

E isso pode ocorrer por ‘n motivos’, como costuma-se dizer: mão de obra mais barata, profissionais sem vícios, pessoas com vontade de trabalhar e aprender, necessidade de reestruturação de quadros, bolsa de estudo, etc.

Em síntese, o que vale é oferecer oportunidades e tornar o ensino superior brasileiro uma forma de ingresso eficiente para o mercado de trabalho. Ou até mesmo a principal delas.

Vantagem de contratar universitários 

Antes de mais nada, todas as empresas do Brasil deveriam promover programas de estágio e trainee. Seria uma forma de ajudar na formação acadêmica e profissional de cada pessoa dentro de uma instituição de ensino superior.

Complementando esta ideia, teríamos estudantes ainda mais motivados e preparados para ingressar no mercado de trabalho no momento adequado para todos os pilares desta jornada: cursos de graduação, empresas e organizações, e os próprios estagiários e trainees.

Parcerias: universidades, empresas e governos

No Brasil, uma questão bastante discutida em termos de governo federal e estadual é o incentivo na criação de iniciativas com foco no primeiro emprego ligado a um curso superior. Em suma, projetos como esses têm o intuito de incrementar o aprimoramento profissional dos estudantes. E, também, servem como forma de inserir pessoas dentro da cultura das empresas, desde o início de suas carreiras. Consequentemente, temos um cenário de desenvolvimento acadêmico em parceria com atividades profissionais.

Sobretudo, o ponto de vista de tais programas fica ainda mais positivo quando colocado à disposição de pessoas com aquela vontade de aprender e trabalhar. E, naturalmente, presente na maioria dos estudantes universitários que farão o estágio ou o programa de trainees das organizações. 

Afinal, em tempos tão dinâmicos, e com uma rotatividade de recursos humanos considerável, toda a forma de reter e descobrir bons talentos é fundamental. Sem falar que investir em vagas de estágio e trainees é algo muito compensatório.

O que existe de semelhante entre o estagiário e o trainee?

Basicamente, podemos dizer que a grande semelhança entre estágio e trainee é o envolvimento de estudantes com o dia a dia do mercado de trabalho ainda dentro da faculdade. 

Além disso, podemos destacar também a vontade de engajamento com o trabalho, a inexistência dos chamados ‘vícios’, maior participação no dia a dia das organizações, aprendizado constante e possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Enfim, podem ser situações bastante parecidas as que envolvem estágio e trainee. Entretanto, elas são muito diferentes.

Estágio x Trainee: quais as diferenças?

Período de contratação

Primeiramente, a grande diferença entre ambas as atividades é o momento de contratação. Em poucas palavras, podemos definir que o estágio é realizado por estudantes que estão nos primeiros anos da faculdade. Já no caso de trainees, a contratação é realizada junto a universitários que se encontram no fim do curso, ou formados. Em suma, tanto estágio e trainee levam em conta bastante a questão: tempo de formação acadêmica. 

Nível de conhecimento

Definitivamente, as vagas de estágio, em sua maioria, não exigem experiência prévia dos estudantes de faculdade. Logo, o foco desta modalidade de contratação reside no aprendizado somado à oportunidade de trabalho inicial.

Os estágios costumam ter alunos provenientes do primeiro e segundo ano da faculdade, com quase nenhum domínio prático, e ainda bastante inexperiência técnica. Contudo, no caso de trainees, é bem diferente.  

Além de ser indicada para estudantes que estão cursando o final de sua graduação e recém-formados, uma vaga de trainee foca na formação de líderes. E que também tenham um grau de conhecimento prévio para ocupar determinada posição. 

Podemos somar à experiência prévia um nível de formação mais amplo. Ou seja, domínio de um segundo idioma, know-how em um tipo de conhecimento específico, capacidade de liderança e alta organização, entre outras capacidades.

Remuneração

Muitos estágios não oferecem remuneração. Outros já possuem uma remuneração simbólica, ou somente auxílio alimentação e transporte. Contudo, já é prática do mercado remunerar os estagiários, até para desempenharem suas funções com maior motivação – o que é bastante positivo.

Entretanto, a maioria das vagas oferece bolsas, incentivos e até um salário mínimo. Atualmente, é muito comum o estagiário entrar como aprendiz ou estágio, propriamente dito, e logo depois ser efetivado na empresa. Podendo alcançar ganhos de até R$ 2.000,00 nos melhores cenários.

No caso, específico dos trainees de grandes empresas e multinacionais, ou entre os mais de 300 programas de trainee presentes no Brasil, alguns deles podem oferecer ao estudante dos últimos anos ou recém formado R$ 3000. Sem dúvida alguma uma remuneração que muitos profissionais plenos levaram anos para alcançar.

Considerações finais sobre Estágio x Trainee

Finalizando, o Voomp espera ter aberto as mentes de muitos estudantes e até ajudado um pouco mais os departamentos de RH das empresas. Afinal, informação nunca é demais, e isso vale para ambos os lados.

Sobretudo quando estamos falando de faculdade somada à experiência dentro do mercado de trabalho. Certamente, estágio e trainee são fundamentais para incentivar a formação acadêmica e levar ao mundo profissional pessoas habilidosas e capacitadas.

No que tange a isso, estudantes com conhecimentos em dia e consolidados tornam a vida de outras pessoas muito melhor. Enfim, ajudam a realizar sonhos e salvar vidas. Logo, promovem o ensino com ainda mais maestria e mudam o mundo com mais precisão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.