Antes de começarmos, uma pergunta: você sabia que a profissão de assessor de imprensa é uma das carreiras mais buscadas por estudantes de jornalismo? Logo, ela pode ser considerada uma das profissões mais antigas ligadas ao curso de Jornalismo.
Resumindo: a atividade dentro da Assessoria de Imprensa tem uma importância muito grande na gestão das empresas e organizações, tanto perante a sociedade civil quanto para a economia e em relação às Ciências da Comunicação.
Atua mais precisamente durante as crises, na promoção dos valores de instituições e marcas, divulgação de informações atualizadas e como fonte fundamental de notícias para os meios de comunicação tradicionais e digitais.
E isso fica ainda mais evidente quando estamos falando dos assessores de imprensa com vinculação aos órgãos de governo de todos os níveis, e também junto aos Três Poderes da República brasileira: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O que você verá neste artigo:
O que faz o assessor de imprensa ?
Definitivamente, podemos dizer que a Assessoria de Imprensa é responsável por transformar empresas e seus representantes mais favoráveis e ‘atraentes’ em relação aos meios de comunicação. Resumindo, fazer com que todos falem bem do seu cliente.
Antes de mais nada, é preciso que o estudante de comunicação tenha conhecimento desta área de atuação dentro da faculdade de jornalismo. Aliás, vale a pena destacar que estamos falando de uma profissão centenária, e que vem influenciando há muito tempo a prática do que poderíamos chamar de comunicação corporativa e organizacional.
Com o objetivo de pontuar o que faz o assessor de imprensa de uma maneira resumida, a Voomp decidiu trazer as atividades principais da profissão. Confira abaixo:
-
Estratégia e planejamento de comunicação;
-
Branding, identidade e fortalecimento da marca ou figura pública;
-
Relacionamento com a imprensa (veículos e profissionais de comunicação);
-
Gestão de crises institucionais;
-
Promover cuidados para a reputação das organizações;
-
Criação de pautas, follow up e clipping;
-
Criação de Press Releases, acompanhamento de entrevistas, organização de coletivas de imprensa e proteção contra danos à imagem dos representantes da empresa;
-
Participação em eventos;
-
Representar a empresa, organização ou instituição na impossibilidade de pessoas ligadas à gestão (CEO, CMO, CFO, presidentes, diretores, etc);
-
Produção de materiais de divulgação interna e externa ligados aos interesses da empresa e do público em geral.
Porte da organização e tipo de segmento
Em síntese, apresentamos acima pontos mais gerais da profissão. Ou seja, não trouxemos detalhes do cotidiano destes especialistas em comunicação institucional. Afinal, sua área de atuação e atribuições são muito vastas.
Isso pode ser ainda mais complexo, dependendo do porte da organização e do segmento ao qual ela pertence. Exemplo disso são as grandes empresas de finanças, saúde, educação, órgãos públicos, e assim por diante. Nestes casos, estamos falando de grandes departamentos, ou equipes formadas por times multidisciplinares
Contudo, ao tomarem grandes proporções, podem ser responsáveis por multinacionais e suas atribuições tornam-se globais, e não apenas localizadas em um Estado, país, cidade ou nicho de mercado.
Materiais de comunicação mais produzidos por uma Assessoria de Imprensa
Geralmente, o assessor de imprensa realiza inúmeras atividades diárias e que acabam tornando a profissão bastante dinâmica:
-
Press Releases e notas à imprensa;
-
Publicações Internas para endomarketing
-
Press Kit e materiais promocionais
-
Roteiros e guias de entrevistas
-
Criação de pautas
-
Relatório de clipping e organização do mailing com os contatos da mídia
Qual a importância da Assessoria de Imprensa?
A atividade diária do assessor de imprensa é vital para a saúde institucional de qualquer organização. Todavia, ela não atua como uma espécie de propaganda para as organizações. Na verdade, a área da assessoria de imprensa acaba sendo uma mediadora entre o próprio cliente e os meios de comunicação.
De forma a ilustrar a sua importância, entenda o porquê as empresas contratam profissionais de Jornalismo para integrar suas empresas:
-
Promover mais familiaridade e maior credibilidade para pessoas e marcas;
-
Melhorar a divulgação orgânica e os resultados nas buscas;
-
Conquistar autoridade e se gerar posicionamento da marca no mercado;
-
Utilizar os veículos de comunicação como forma de divulgação institucional
Reputação online
Atualmente, com o grande crescimento dos meios digitais de comunicação e suas diversas aplicações, algumas empresas têm focado bastante na melhoria do que chamamos de reputação online.
Definitivamente, a reputação online pode mudar a opinião das empresas e instituições em questão de horas, dias e meses. Atualmente, ela é um dos maiores campos de atuação para profissionais de jornalismo. Em função disso, acaba se tornando uma das grandes áreas de estudo e oportunidades para quem está interessado em ingressar no curso de Jornalismo.
Termômetro de influência
Também conhecida como Gestão de Reputação Digital ou Online Reputation Management, tem a responsabilidade de agir como um termômetro da sua própria área de influência digital. Entenda essa última como os seus clientes, assuntos, segmento econômico, entre outros aspectos que pertencem à marca.
Em síntese, é o overview e a análise de todas essas informações sobre uma determinada organização em meio digital. Portanto, é trabalho do assessor de imprensa ou departamento de marketing e comunicação orientar a percepção da marca na rede mundial de computadores.
Saiba como um assessor de imprensa ajuda a melhorar a reputação online
- Faça um diagnóstico da marca ou pessoa;
- Defina objetivos e propósitos de posicionamento;
- Mantenha suas redes sociais e demais canais digitais sempre atualizados;
- Divulgue notícias e releases sem o uso de fake news;
- Entenda o tom de voz e quem é a sua audiência;
- Mantenha um contato e feedback constante com sua audiência;
- Promova ações que se identifiquem com as necessidades de sua marca, empresa, etc.
Certamente, você como aspirante à universidade, e mais precisamente, profissional de assessoria de imprensa do futuro, já comprovou o grau de complexidade dessa atividade.
Caso tenha gostado do tema e queira saber mais sobre assuntos ligados ao ensino superior e ao mercado de trabalho pode clicar aqui e acessar mais sobre o curso. Estamos esperando por você e sua curiosidade.