InícioGraduaçãoJornalismoO que faz um assessor de imprensa?

O que faz um assessor de imprensa?

Antes de começarmos, uma pergunta: você sabia que a profissão de assessor de imprensa é uma das carreiras mais buscadas por estudantes de jornalismo? Logo, ela pode ser considerada uma das profissões mais antigas ligadas ao curso de Jornalismo.

Resumindo: a atividade dentro da Assessoria de Imprensa tem uma importância muito grande na gestão das empresas e organizações, tanto perante a sociedade civil quanto para a economia e em relação às Ciências da Comunicação.

Atua mais precisamente durante as crises, na promoção dos valores de instituições e marcas, divulgação de informações atualizadas e como fonte fundamental de notícias para os meios de comunicação tradicionais e digitais.

E isso fica ainda mais evidente quando estamos falando dos assessores de imprensa com vinculação aos órgãos de governo de todos os níveis, e também junto aos Três Poderes da República brasileira: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O que você verá neste artigo:

O que faz o assessor de imprensa ?

Definitivamente, podemos dizer que a Assessoria de Imprensa é responsável por transformar empresas e seus representantes mais favoráveis e ‘atraentes’ em relação aos meios de comunicação. Resumindo, fazer com que todos falem bem do seu cliente. 

Antes de mais nada, é preciso que o estudante de comunicação tenha conhecimento desta área de atuação dentro da faculdade de jornalismo. Aliás, vale a pena destacar que estamos falando de uma profissão centenária, e que vem influenciando há muito tempo a prática do que poderíamos chamar de comunicação corporativa e organizacional.

Com o objetivo de pontuar o que faz o assessor de imprensa de uma maneira resumida, a Voomp decidiu trazer as atividades principais da profissão. Confira abaixo:

  • Estratégia e planejamento de comunicação;

  • Branding, identidade e fortalecimento da marca ou figura pública;

  • Relacionamento com a imprensa (veículos e profissionais de comunicação);

  • Gestão de crises institucionais;

  • Promover cuidados para a reputação das organizações;

  • Criação de pautas, follow up e clipping;

  • Criação de Press Releases, acompanhamento de entrevistas, organização de coletivas de imprensa e proteção contra danos à imagem dos representantes da empresa;

  • Participação em eventos;

  • Representar a empresa, organização ou instituição na impossibilidade de pessoas ligadas à gestão (CEO, CMO, CFO, presidentes, diretores, etc);

  • Produção de materiais de divulgação interna e externa ligados aos interesses da empresa e do público em geral.

Porte da organização e tipo de segmento

Em síntese, apresentamos acima pontos mais gerais da profissão. Ou seja, não trouxemos detalhes do cotidiano destes especialistas em comunicação institucional. Afinal, sua área de atuação e atribuições são muito vastas. 

Isso pode ser ainda mais complexo, dependendo do porte da organização e do segmento ao qual ela pertence. Exemplo disso são as grandes empresas de finanças, saúde, educação, órgãos públicos, e assim por diante. Nestes casos, estamos falando de grandes departamentos, ou equipes formadas por times multidisciplinares

Contudo, ao tomarem grandes proporções, podem ser responsáveis por multinacionais e suas atribuições tornam-se globais, e não apenas localizadas em um Estado, país, cidade ou nicho de mercado.

Materiais de comunicação mais produzidos por uma Assessoria de Imprensa

Geralmente, o assessor de imprensa realiza inúmeras atividades diárias e que acabam tornando a profissão bastante dinâmica:

  • Press Releases e notas à imprensa;

  • Publicações Internas para endomarketing

  • Press Kit e materiais promocionais

  • Roteiros e guias de entrevistas

  • Criação de pautas

  • Relatório de clipping e organização do mailing com os contatos da mídia

Qual a importância da Assessoria de Imprensa?

A atividade diária do assessor de imprensa é vital para a saúde institucional de qualquer organização. Todavia, ela não atua como uma espécie de propaganda para as organizações. Na verdade, a área da assessoria de imprensa acaba sendo uma mediadora entre o próprio cliente e os meios de comunicação. 

De forma a ilustrar a sua importância, entenda o porquê as empresas contratam profissionais de Jornalismo para integrar suas empresas: 

  • Promover mais familiaridade e maior credibilidade para pessoas e marcas;

  • Melhorar a divulgação orgânica e os resultados nas buscas;

  • Conquistar autoridade e se gerar posicionamento da marca no mercado;

  • Utilizar os veículos de comunicação como forma de divulgação institucional

Reputação online

Atualmente, com o grande crescimento dos meios digitais de comunicação e suas diversas aplicações, algumas empresas têm focado bastante na melhoria do que chamamos de reputação online. 

Definitivamente, a reputação online pode mudar a opinião das empresas e instituições em questão de horas, dias e meses. Atualmente, ela é um dos maiores campos de atuação para profissionais de jornalismo.  Em função disso, acaba se tornando uma das grandes áreas de estudo e oportunidades para quem está interessado em ingressar no curso de Jornalismo

Termômetro de influência

Também conhecida como Gestão de Reputação Digital ou Online Reputation Management, tem a responsabilidade de agir como um termômetro da sua própria área de influência digital. Entenda essa última como os seus clientes, assuntos, segmento econômico, entre outros aspectos que pertencem à marca. 

Em síntese, é o overview e a análise de todas essas informações sobre uma determinada organização em meio digital. Portanto, é trabalho do assessor de imprensa ou departamento de marketing e comunicação orientar a percepção da marca na rede mundial de computadores.

Saiba como um assessor de imprensa ajuda a melhorar a reputação online

  • Faça um diagnóstico da marca ou pessoa;
  • Defina objetivos e propósitos de posicionamento;
  • Mantenha suas redes sociais e demais canais digitais sempre atualizados;
  • Divulgue notícias e releases sem o uso de fake news;
  • Entenda o tom de voz e quem é a sua audiência;
  • Mantenha um contato e feedback constante com sua audiência;
  • Promova ações que se identifiquem com as necessidades de sua marca, empresa, etc.

Certamente, você como aspirante à universidade, e mais precisamente, profissional de assessoria de imprensa do futuro, já comprovou o grau de complexidade dessa atividade.

Caso tenha gostado do tema e queira saber mais sobre assuntos ligados ao ensino superior e ao mercado de trabalho pode clicar aqui e acessar mais sobre o curso. Estamos esperando por você e sua curiosidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.