InícioPós-graduaçãoCiência de DadosQual a ligação entre a Ciência de Dados e o universo?

Qual a ligação entre a Ciência de Dados e o universo?

O universo ainda é desconhecido pelos bilhões de seres humanos que habitam este pálido ponto azul chamado Terra. Entretanto, existe uma área de atuação que tem nos ajudado a saber mais sobre o que existe lá fora.

Resumindo, um profissional que vem ganhando destaque à medida que novos satélites, telescópios e sondas são lançados nessa imensidão infinita: o cientista de dados. Ou melhor, as pessoas que estudam e trabalham com Ciência de Dados.

Essa ligação entre a profissão e o universo infinito ocorre em função da quantidade imensa de dados e informações que chegam a cada segundo até os grandes centros de pesquisas e estruturas de Big Data. Logo, é dentro delas que ocorre o que chamamos de magia dos dados, sua organização e a posterior interpretação rumo às novas descobertas da ciência espacial.

Entenda a Ciência de Dados

O diferencial do cientista de dados está na sua capacidade de usar códigos e linguagens de programação para construir sistemas com banco de dados. Assim, fica muito mais fácil automatizar algumas tarefas e tomar decisões estratégicas ligadas ao nosso futuro rumo à conquista do cosmos e no que dentro dele está contido.

Ou seja, em tudo o que a civilização humana fará nos próximos anos relativo à descoberta de exoplanetas. Além disso, também na expansão dos programas das agências espaciais estatais e na corrida espacial junto às empresas privadas de turismo no segmento. 

Um universo de dados

Porém, isso é só um resumo de tudo o que podemos entender a partir de números, algoritmos, fórmulas e dados em uma quantidade infinita. A única coisa que sabemos é que profissionais como os cientistas de dados nos têm auxiliado a entender mais sobre esta imensidão cheia de estrelas, algumas maiores que o sol e que habitam sistemas a bilhões de anos luz de nosso planeta. 

Além disso, a enxergar supernovas, galáxias e cinturões de asteroides e, porque não, um dia reconhecer dados que enfim comprovem a existência de planetas habitáveis como o nosso. E até algo ainda mais surpreendente: ajudem a encontrar vida fora do nosso sistema solar.

Quanto mais inovação tecnológica, mais dados

Definitivamente, essa afirmação resume o porquê de tantos profissionais e estudantes da área de Ciência de Dados serem requisitados e contratados ainda dentro das instituições de ensino superior.

Graças ao aumento da quantidade de missões espaciais lançadas anualmente, e da chegada de novas tecnologias com foco na captação e transmissão de dados, o volume de informações e registros relativos ao universo tem se tornado cada vez maior. 

Consequentemente, a demanda por especialistas e profissionais que tenham o conhecimento para lidar com tais elementos de modo a organizá-los e interpretá-los de maneira eficiente é ainda maior. 

Em síntese, quanto mais inovação tecnológica, mais dados. Logo, mais oportunidades de emprego. Ou seja: a ligação entre a Ciência de Dados e o universo é muito grande. Provavelmente, será ainda próxima à medida que mais iniciativas espaciais surjam e se lancem rumo ao espaço profundo.

Muito além do nosso sistema solar

Já é uma realidade o uso de tecnologias que somente víamos em filmes de ficção científica. Isso em vários setores da nossa vida. Certamente, o que não é diferente quando falamos de exploração do cosmos e de seus corpos celestes espalhados por bilhões de galáxias.

Desenvolvimento Mobile, Inteligência Artificial, genética avançada e outras áreas do mundo tech têm proporcionado ao ser humano estudar diversos aspectos ligados à dinâmica do universo e como viver fora dos limites do nosso planeta.

Em suma, os dados só aumentam a cada dia. Seja por meio de satélites, robôs e sondas em diferentes planetas do sistema solar e fora dele, sensores e telescópios cada vez mais potentes. Neste caso, primeiramente com o Hubble, e em breve, o James Webb. Além de antenas, registros de todos tipos, envio de vídeos em alta resolução, sons e ondas provenientes de espaçonaves distantes e dezenas de outras fontes.

A Ciência de Dados, o universo e o aprendizado das máquinas

Atualmente, os cientistas já têm acesso a uma infinidade de informações aprimoradas do universo. Com isso, estão abrindo espaço e criando oportunidades para futuros profissionais e descobertas ainda mais empolgantes. Um fluxo que antes não era tão rico em quesitos de quantidade e diversidade de dados.

Definitivamente, uma das iniciativas mais colocadas em prática por meio do trabalho dos cientistas de dados e com foco no universo infinito é sem dúvida o ‘Machine Learning’.

Logo, esse aprendizado automático ou aprendizagem da máquina integra um dos pilares do curso. Integrando assim as atribuições da profissão. Basicamente, o curso de Ciências de Dados foi desenvolvido para preparar profissionais com competências relevantes para criação de códigos. Além disso, para a organização de bases de dados, programação e todos os processos envolvidos na aplicação do Machine Learning.

Capacidade de sobrevivência ilimitada

Em suma, o desenvolvimento das chamadas Inteligências Artificiais vai nos ajudar muito. Seja por meio do envio de sondas espaciais, seja em missões mais complexas, com robôs tomadores de decisão. 

Na verdade, isso já é uma realidade dentro dos programas espaciais em várias agências e empresas, já que o ser humano, como espécie, possui muitas limitações quanto à sobrevivência no espaço. Além, claro, de não conseguir viver nos planetas existentes em nosso sistema. Enfim, no caso das máquinas inteligentes, elas iriam ainda mais longe. Consequentemente, poderiam assentar bases para nossa civilização em ambientes tão inóspitos.

Muito mais que um curso, uma forma de legado

Certamente, todo estudante sonha em um dia deixar uma bela história, uma conquista e trilhar uma grande carreira. Em uma palavra, chamamos isso de um legado.

O curso de Ciência de Dados permite ao futuro estudante e profissional mudar o futuro da nossa civilização. Afinal, cada vez mais o mundo se abre para a exploração espacial de formas nunca imaginadas.

O fato é que a sua jornada começa agora. Um caminho rumo à construção da sua vida. E, quem sabe um legado para as próximas gerações comece através da aprovação do vestibular. 

A Voomp deseja o seu sucesso e que ele seja tão grande quanto o próprio espaço infinito. Venha conosco e descubra mais sobre o mundo acadêmico e suas dezenas de cursos e grande quantidade de dados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.