InícioGraduaçãoMatemáticaQual a relação entre Albert Einstein e o curso de Matemática?

Qual a relação entre Albert Einstein e o curso de Matemática?

Nosso post de hoje é sobre o ‘homem’ da Teoria da Relatividade Restrita e Geral, do ‘homem’ do Efeito Fotoelétrico e do Movimento Browniano. Caso você ainda não tenha noção de quem estamos falando, a Voomp vai entender. Afinal, tais descobertas, mesmo estando presentes no seu dia a dia e influenciando a sua vida, são raras as questões no vestibular a respeito de Albert Einstein.

Mais que um físico alemão, ele era um matemático. E dos bons. Aliás, você, como internauta e estudante com muita curiosidade, deve ter ouvido falar que Einstein era um mau aluno, e que a disciplina de Matemática não era seu forte. 

Contudo, se isso servia de consolo para vestibulandos ou estudantes de graduação na questão da dedicação e esforço com foco nesta Exata, podem começar a reconsiderar sua atual postura. Definitivamente, o famoso ‘pai da teoria da relatividade’ era um ótimo aluno de álgebra e geometria. 

Esta informação foi apresentada na coluna de Marcelo Viana no jornal Folha de S.Paulo, e parafraseando o autor próprio:

“É um mito a dificuldade do cientista na disciplina”

Em função do exposto acima, utilizando até como base diversos estudos e publicações, o HF deseja mostrar para todos qual a relação entre Albert Einstein e o curso de Matemática. Logo, começar quebrando mitos falsos é a parte principal inicial disso.

Sobretudo, para aqueles alunos mais ‘preguiçosos’ ou pessoas com opiniões equivocadas. A grande questão é que Albert Einstein se dedicava muito às Exatas, como é o caso da própria Matemática e Física. Assim, fazia delas e suas observações algo que podemos chamar de ferramentas essenciais do seu trabalho. 

Qual a relação entre Albert Einstein e o curso de Matemática?

Em suma, seja você um estudante de ensino médio ou superior, seja um professor ou profissional de alguma especialização que utilize os conhecimentos de Matemática avançada ou básica, tenha a certeza de que ela traz benefícios fundamentais para a sua profissão e dia a dia.

Enfim, o que visualizamos diariamente na natureza temos o costume de classificar como acontecimentos apenas relacionados à física. Porém, ignoramos que a formulação matemática e os diversos princípios dela sustentam qualquer teoria na hora de sua comprovação. Em outras palavras, você pode achar o mundo incrível e elaborar uma teoria da sua cabeça. Entretanto, é muito provável que faça uso da matemática para tornar isso concreto.

Observando o mundo ao redor

Uma afirmação interessante do cientista sobre como era o seu gosto por Matemática fica bastante evidente na frase que colocamos aqui para que você a interprete como desejar:

“Meu interesse pelo estudo da natureza era, sem dúvida, maior.
E, quando eu era estudante, ainda não estava convencido de que o conhecimento aprofundado dos
princípios básicos da física dependesse de métodos matemáticos sofisticados.”

Independente do que você compreendeu da frase acima, duas premissas básicas que podemos retirar dela é que as ciências se relacionam com a natureza, e de que as Ciências Exatas se relacionam entre elas. Portanto, mesmo que você imagine a licenciatura em Matemática como algo muito específico, na verdade ela está presente ao seu redor e pode tomar diferentes formas. 

Albert Einstein e a Matemática

Sem as aulas de matemática e os anos dedicados a ela, apenas com o objetivo de provar as suas análises, teorias e teses, Einstein não teria mostrado ao mundo que o universo pode se curvar e mudar a trajetória da luz. E que a trajetória de um pólen no ar não é algo aleatório e ao sabor do vento. 

Em síntese, ele provou que tudo que estudamos em um curso de Licenciatura Matemática tem aplicação diária em todos os aspectos da natureza. Logo, desde pequenas partículas até grandes buracos negros.

Sabemos que muitas pessoas fogem da disciplina por terem medo de fórmulas, serem avessos aos cálculos e até mesmo por uma predisposição e gosto por outras ciências: rurais, humanas, saúde, comunicação, etc.

Observar, descrever e provar

Esta sequência de ações resume de forma muito simples o processo que costuma ocorrer na elaboração de um novo conceito científico e até uma descoberta. Exemplos práticos disso podemos encontrar não apenas na vida de Albert Einstein, como também na história da própria ciência como um todo.

Nomes famosos como o de Galileu Galilei e Isaac Newton causaram verdadeiras revoluções do pensamento humano e no mundo. Tudo isso em grande parte pela observação e, posteriormente, na descrição precisa de muitos fenômenos na natureza. Porém, no caso dessas grandes pessoas, alguns de seus estudos ficaram sem a devida comprovação matemática.

Se Einstein não fosse esforçado e um estudante resiliente, ele jamais teria comprovado as suas observações, e também dos grandes nomes citados acima. Em suma, o famoso ‘pai da relatividade’ causou uma revolução nas próprias revoluções por meio do uso da Matemática. 

Um exemplo a ser seguido  

Definitivamente, uma pessoa e estudante incansável, Albert Einstein levou uma década para conseguir comprovar a chamada Teoria da Relatividade Geral. Caso você não tenha entendido, vamos explicar de uma maneira mais fácil: ele levou 10 anos para provar uma teoria por não conseguir chegar na fórmula exata e no raciocínio-lógico correto. E por pouco não perdeu essa ‘corrida’.

Logo, se você tem paixão por Ciências Exatas, independentemente de quais sejam elas, física, química, lógica, análises e interpretações, e a matemática mais do que todas, saiba que o cotidiano do seu estudo será ainda mais prazeroso se você aplicá-la ao mundo real, à natureza e seus fenômenos.

É por isso que sempre valerá a pena ingressar em um curso como a Licenciatura em Matemática, que podemos considerar como a ciência da criação.

Se gostou do nosso post que falou sobre Einstein, a matemática, o espaço, a Teoria da Relatividade Geral e outras tantas coisas incríveis, clique aqui e confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.