InícioPós-graduaçãoPedagogiaPedagogia Hospitalar: o que é essa área de atuação?

Pedagogia Hospitalar: o que é essa área de atuação?

Quando você pensa na área  de pedagogia só imagina um profissional lidando com estudantes na sala de aula? Então, saiba que você está enganado! Dessa forma, as pessoas que se formam nessa graduação podem optar por trabalhar nos mais diversos setores da educação. Como, por exemplo, com a pedagogia hospitalar. 

Então, você nunca ouviu falar sobre a área de pedagogia hospitalar? Por isso, não se preocupe! Nesse artigo você poderá conhecer a fundo o que é esse setor da pedagogia e a importância dos profissionais especializados nessa área. 

Por isso, siga lendo o texto e descubra se a pedagogia hospitalar é uma área interessante para focar na sua futura carreira profissional. 

O que é Pedagogia Hospitalar? 

Então, o primeiro ponto importante para esclarecer é sobre o que se trata o setor de pedagogia hospitalar. Sendo assim, essa área consiste na atuação do profissional formado em pedagogia com crianças que estão impossibilitadas de frequentar a escola devido a tratamentos médicos. 

Dessa forma, o profissional que escolhe se especializar nesse setor tem o objetivo de ensinar crianças que estão internadas em hospitais ou que não podem sair de casa por conta de alguma doença. 

Sendo assim, essa área é importante porque o acesso à educação é um direito garantido pela constituição às crianças brasileiras. Por isso, as instituições hospitalares precisam se certificar que os pacientes com internações longas tenham acesso a professores preparados. Além disso, é essencial que o profissional que escolher trabalhar nessa área respeite os limites impostos pela saúde do aluno e saiba trabalhar com ele da melhor maneira possível. 

Por isso, a pedagogia hospitalar é essencial para garantir que as crianças tenham acesso à educação apesar dos problemas de saúde e internações hospitalares. Além disso, os profissionais do setor são importantes para o respeito desenvolvimento infantil e na humanização dos tratamentos. Vale lembrar que brincadeiras e desenvolver o lado lúdico das crianças é essencial para formação delas.   

Quais são as obrigações do profissional da área de Pedagogia Hospitalar?

Então, a área de pedagogia Hospital se trata de um setor delicado e que conta com os estudantes passando por situações complicadas. Por isso, é essencial que o profissional especializado no setor precisa ter muita paciência e empatia. 

Contudo, essas não são as únicas obrigações do pedagogo hospitalar. Dessa forma, o profissional trabalha como um elo entre o hospital, a equipe pedagógica, o paciente e os familiares. Além da secretaria de educação e a escola onde o paciente está matriculado.

Por isso, cabe ao profissional da área de pedagogia hospitalar realizar algumas ações, além do ensino. Então, confira abaixo algumas das tarefas desenvolvidas pelo profissional desse setor durante a rotina de trabalho: 

  • Averiguar com a equipe médico se o paciente está apto para as aulas; 
  • Informar a família do paciente sobre o atendimento pedagógico e sanar as dúvidas que podem surgir; 
  • Coordenar a equipe responsável pelo atendimento pedagógico da criança; 
  • Montar as atividades adequadas para cada paciente do hospital apto a frequentar as aulas; 
  • Selecionar os materiais utilizados durante o atendimento pedagógico; 
  • Acompanhar o progresso acadêmico das crianças durante o período do atendimento pedagógico;  

Como se tornar um profissional da área de pedagogia hospitalar?

Para poder atuar na área de pedagogia hospitalar é preciso completar a formação no curso de Pedagogia. Sendo assim, a graduação na área é uma habilitação de licenciatura e tem duração média de quatro anos. Dessa forma, o curso tem o objetivo de formar professores para atuar na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental, na gestão e coordenação de espaços escolares e não escolares.

Por isso, o curso de pedagogia conta com dois ciclos completos durante os oito semestres da graduação. Dessa forma, durante os primeiros semestres são ministradas aulas mais generalistas, que tem o objetivo de fornecer a base para o pedagogo ser capaz de lidar com o ambiente educacional.

Além disso, na primeira fase do curso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para o bom exercício da profissão. Como, por exemplo, comunicação, organização, relacionamento social. 

Então, ao longo dos semestres finais, o curso da área de pedagogia foca em conteúdos mais específicos da atuação do profissional no mercado de trabalho. Tal como, a docência e gestão educacional.

Além disso, a graduação na área de pedagogia ainda prepara o estudante para lidar com a inclusão nas escolas. Dessa forma, o futuro professor aprende sobre deficiências físicas ou cognitivas. Além de diversidade de gênero, etnia, educação de adultos e direitos humanos.

Qual a grade curricular da área de Pedagogia? 

A grade curricular para o curso da área de pedagogia depende da instituição de ensino escolhida pelo estudante. Contudo, as universidades precisam seguir as normas Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contam com conteúdos obrigatórios para os cursos. 

Dessa forma, o estudante encontra disciplinas ligadas à História, Sociologia, Psicologia da Educação, Filosofia, Educação e Sociedade. Além de disciplinas voltadas para o trabalho em sala de aula. 

Então, se você tem vontade de cursar a graduação na área de pedagogia, confira a grade curricular completa da faculdade Anhanguera.

Adolescência E Juventude No Século Xxi

Atividade Complementar

Avaliação Na Educação

Campos De Experiências E Prática Educativa

Corpo E Movimento

Currículo E Inovações

Didática

Construindo Uma Carreira De Sucesso – Licenciaturas

Cultura Digital

Empreendedorismo

Mindset Ágil

Práticas De Estudo – Competências Socioemocionais

Projeto De Vida

Educação A Distância

Educação De Jovens E Adultos

Educação E Artes

Educação E Diversidade

Educação Inclusiva

Ensino E Aprendizagem Da Geografia E História

Ensino E Aprendizagem Da Língua Portuguesa

Ensino E Aprendizagem Da Matemática

Ensino E Aprendizagem Das Ciências Naturais

Estágio Curricular Obrigatório I

Estágio Curricular Obrigatório Ii

Estágio Curricular Obrigatório Iii

Estratégias E Procedimentos Para Alfabetização

Filosofia Da Educação

Funcionamento Da Educação Brasileira E Políticas Públicas

Gestão Educacional

Gestão Pedagógica E Projeto Educativo

História Da Educação

Inovação Educacional

Letramentos E Alfabetização

Libras – Língua Brasileira De Sinais

Língua Portuguesa Para Docentes

Linguagem E Oralidade

Literatura Infantojuvenil

Ludicidade E Educação

Natureza E Sociedade

Optativa

Organização Do Trabalho Pedagógico Na Educação Infantil

Organização Do Trabalho Pedagógico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Pensamento Científico

Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares

Projeto De Ensino

Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem

Sociedade Brasileira E Cidadania

Sociologia Da Educação

Conclusão

Então, gostou de conhecer um pouco da área de Pedagogia Hospitalar? Já sabe se é para essa especialidade da pedagogia que você quer seguir? Enfim, espero que o artigo tenha ajudado a sanar as dúvidas e não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos do Voomp! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.