InícioGraduaçãoEducaçãoPedagogia: qual é o papel dos pedagogos na educação?

Pedagogia: qual é o papel dos pedagogos na educação?

A pedagogia é uma ciência que estuda métodos e princípios voltados para a educação. O pedagogo exerce um papel importantíssimo na formação dos indivíduos, já que prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a evolução da educação e do desenvolvimento do país.

Ao concluir a licenciatura em pedagogia, o profissional está apto para atuar na educação infantil (pré-escola), educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), direção e supervisão escolar, e também na orientação escolar.

Além de atuar dentro das escolas, o profissional pode trabalhar também em empresas, com o objetivo de desenvolver trabalhos educacionais e de aprendizado. Pode também coordenar e desenvolver projetos e sistemas para aperfeiçoamento e aprendizagem do cidadão.

Qual é a missão do pedagogo?

Como defendia Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, o professor desempenha um papel que transcende os conceitos acadêmicos. “A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas e, as pessoas, transformam o mundo”.

Por isso, para ser um bom pedagogo é necessário muito conhecimento, disciplina e bagagem cultural. Afinal, cabe ao profissional o desenvolvimento de métodos de ensino, integração da comunidade com a escola e a adaptação às necessidades e particularidades de cada aluno.

Possíveis atribuições do pedagogo

A área educacional possui um amplo leque de opções de atuação. Ao contrário do que muitos pensam, o pedagogo pode desenvolver diversos tipos de projetos. Confira alguns dos possíveis tópicos de atribuições do profissional:

– Alfabetização de adultos

– Educação de jovens e adultos

Informática educativa

– Legislação escolar

– Educação a distância

– Desenvolvimento de currículos

– Financiamento da educação

-Planejamento educacional

– Estatística educacional

– Análise sistêmica da educação

– Avaliação educacional

– Programas educacionais

– Auditor educacional

– Psicopedagogia

– Assessor pedagógico

– Recursos humanos

– Materiais didáticos.

– Pesquisador em educação

– Professores nas diferentes especialidades da educação

– Produção de livros didáticos.

– Programas de educação permanente e continuada

– Gestor

Pedagogo trabalha só na escola?

O pedagogo pode atuar em diferentes tipos de instituições privadas e públicas. Sendo assim, esqueça essa ideia de que o profissional da educação trabalha apenas na escola.

Onde houver pessoas que buscam aperfeiçoamento e aprendizado, um pedagogo poderá atuar.

Vale lembrar que o mercado de trabalho para os formados em pedagogia é bastante amplo. Ele oferece diversas e distintas vagas para os que desejam fazer a diferença no ramo educacional brasileiro.

Confira algumas das áreas de atuação:

– Universidades, escolas, pré-escolas

– Empresas, indústria em geral

– Hospitais e clinicas de pedagogia

– Orfanatos

– Presídios

– APAEs

– MEC

– Conselhos escolares e tutelares

– Secretarias de educação: estaduais e municipais

– Conselhos de educação: nacional, estaduais, regionais e municipais

– Núcleos regionais da educação

– Congresso, nas assembleias legislativas e câmaras municipais

– Secretarias de justiça, de agricultura e de saúde

– Centros e núcleos de pesquisa

– Institutos de documentação e pesquisa pedagógica

– INEP

– EMATER

– SENAI, SESC, CENAR

– Bibliotecas

– Editoras

Qual é o perfil do professional de pedagogia?

A maioria dos que concluíram a escola pode se lembrar de alguns dos professores que participaram desse processo.

É comum que esses profissionais conquistem admiração e apreço de seus alunos. Afinal, aprendemos a enxergar o mundo de outra forma por meio da educação.

Por isso, se você pensa em ingressar no curso de pedagogia e fazer parte da jornada de inúmeras pessoas em busca de conhecimento, confira se o perfil profissional da profissão combina com você.

Paixão por aprender e ensinar

Antes de ensinar, o pedagogo precisa aprender, e muito!

Por isso, gostar de estudar e aperfeiçoar-se é um atributo desejável para os que desejam ser educadores.

O processo de aprendizado é uma via de mão dupla, o professor dispõe seus conhecimentos e o aluno aprende. Porém, é neste momento de troca que o professor aprimora suas metodologias e técnicas no ato de mediar as dificuldades e facilidades de cada indivíduo.

Além disso, lidar com a evolução e superação dos alunos pode trazer uma bagagem que transcende o ramo profissional.

Vontade de colaborar com a sociedade

Participar da formação de indivíduos requer muita resiliência e dedicação. Um pedagogo que desempenha bem o seu papel entende que a educação pode ser a chave para promover mudanças sociais e estruturais.

O que costuma mover esses profissionais é a crença de que pequenas atitudes e conceitos aplicados dentro da sala de aula podem ser agentes transformadores na vida dos alunos e, consequentemente, na sociedade.

Criatividade para mudar e curiosidade para fazer  

A curiosidade é indispensável para esses profissionais, que precisam manter-se em movimento e aprendendo. Sempre descobrindo novos conteúdos, técnicas e métodos baseados na sua experiência pessoal no âmbito educacional.

Já a criatividade possibilita que os tópicos levantados por essa curiosidade sejam empregados de forma inovadora. Faz isso utilizando metodologias e desenvolvendo atividades que agucem o interesse dos alunos e sane dúvidas e problemas descobertos neste caminho.

Empatia e boa comunicação

Saber transmitir informações de forma clara, coesa e simples, de forma escrita e oral implicam diretamente na eficiência do processo educacional. Por isso, o professor precisar saber se comunicar e também, ouvir.

Ao contrário do que muitos pensam, ensinar não se limita ao ato de ministrar aulas, é também ocupar o lugar de escuta e utilizar as informações recebidas para melhorar.

Cada pessoa possui suas particularidades, problemas, facilidades e dificuldades.

Sendo assim, o pedagogo precisa exercer a empatia para compreender as necessidades de cada aluno e, desta forma, agir como um mentor, fornecendo orientação para facilitar o caminho da construção acadêmica e humana do indivíduo.

Formação

O curso de licenciatura em pedagogia possui duração de 3 anos, independente de sua modalidade, presencial ou à distância. A grade é dividida em 6 semestres e conta com diversas disciplinas de diferentes áreas de conhecimento.

Normalmente, o conteúdo é divido em dois segmentos. O primeiro é direcionado para a formação básica, apresentando as disciplinas generalistas, que fornecem a base necessária para lidar com o ambiente educacional e seus desafios.

Já a segunda parte é destinada ao ciclo profissionalizante, que integra disciplinas de desenvolvimentos especificas, apresentando técnicas e ferramentas de comportamento que irão preparar o profissional para as maiores áreas de atuação do pedagogo, sendo elas a docência e a gestão educacional.

Para continuar aprendendo sobre a atuação de diversos profissões e seus papéis na sociedade, clique neste link e confira diversos conteúdos que preparamos pra você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.