InícioGraduaçãoEducaçãoCurso de Comunicação Assistiva: tudo sobre a formação

Curso de Comunicação Assistiva: tudo sobre a formação

A educação inclusiva e a inserção de pessoas com deficiências em espaços sociais é um grande desafio no Brasil. Acolhê-las, dar espaço para que sejam protagonistas e acessem serviços de qualidade ainda é um objetivo a ser alcançado, mas que conta com esforços de diversos profissionais

Neste cenário, a inclusão através da linguagem é uma das principais questões a serem resolvidas. Por meio de ferramentas como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a escrita em braille, o grande objetivo é incluir especialmente pessoas surdas e cegas. Trata-se da chamada Comunicação Assistiva.

No post de hoje, você irá conhecer o que fazem os profissionais formados nessa área e como é a faculdade que os prepara. Vamos conferir?

Como é o curso de Comunicação Assistiva?

A faculdade de Comunicação Assistiva é considerada um curso superior tecnólogo. Embora muitas pessoas confundam com curso técnico, o tecnólogo é considerado de nível superior, e permite que você realize pós-graduações e utilize-o em provas de títulos em concursos, por exemplo.

Ao estudar Comunicação Assistiva, os alunos adentram no campo de atuação da Educação Especial e Assistência Social. Afinal, o curso fornece uma formação voltada ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que privilegiam a inclusão e a acessibilidade

Um dos principais objetivos do curso é que os graduandos assimilem o uso das linguagens alternativas, como libras e braille. Ao dominar essas linguagens, os profissionais poderão atender às diversas demandas de pessoas surdas e cegas, prestando a devida assistência em espaços como salas de aulas, programas televisivos e palestras

Por fim, o curso é destinado principalmente para perfis profissionais com interesse por assistência social e que carregam consigo valores como empatia, solidariedade e ética.

Como funciona o curso de Comunicação Assistiva EAD?

O curso de Comunicação Assistiva EAD possui algumas características que são próprias da modalidade de ensino. No entanto, pode ficar tranquilo, os conteúdos estudados possuem a mesma qualidade e o curso é reconhecido da mesma forma que o presencial.

A principal diferença em relação ao curso presencial é a forma como você participa das aulas. Ao invés de frequentar a instituição de ensino, você estuda do lugar que quiser, e para isso faz uso da tecnologia. 

Além das aulas, você participa das discussões e das atividades de forma 100% online, utilizando um computador ou até mesmo o seu celular. Desta forma, encontra maior flexibilidade de horários para realizar as atividades e estudando do seu jeito.

Que tal conhecer os cursos de Comunicação Assistiva disponíveis aqui na Voomp?

Qual a duração do curso de Comunicação Assistiva?

Uma característica dos cursos superiores de tecnologia é a sua duração relativamente curta em relação aos cursos de bacharelado, por exemplo. São cursos mais dinâmicos e objetivos, voltados principalmente para a atuação prática dos profissionais.

Desta forma, o curso de Comunicação Assistiva tem uma duração média de quatro a cinco semestres. Vale destacar que, embora haja um certo padrão no tempo de estudos, as faculdades podem ter diferenças nos currículos ofertados. Apesar disso, a diferença costuma ser sutil, não alterando de maneira significativa o tempo do curso.  

Comunicação Assistiva: quais são as matérias estudadas?

De forma geral, os temas abordados na grade curricular da faculdade de Comunicação Assistiva concentram-se na área da educação, proporcionando conhecimento em questões de didática e de metodologia de ensino.

Outro assunto que tem surgido com força nos currículos de Comunicação Assistiva é o uso de tecnologias para a inclusão. No curso de Comunicação Assistiva, você estudará como explorar essas ferramentas em prol do ensino e da inclusão das pessoas com deficiência. 

Confira algumas das matérias que compõem a grade curricular do curso de Comunicação Assistiva! 

  • Aspectos Psicológicos da Pessoa com Deficiência
  • Comunicação Alternativa
  • Didática e Metodologias de Ensino
  • Filosofia e Políticas Educacionais
  • LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
  • Fundamentos da tradução e interpretação
  • Práticas e Oficinas Pedagógicas na Educação Inclusiva
  • Tecnologia Assistiva
  • Tecnologia Educacional na Educação Inclusiva

Quanto custa a faculdade de Comunicação Assistiva?

Colocar as contas na planilha e fazer um planejamento financeiro antes de realizar uma graduação é uma ótima ideia. Desta forma, a partir do momento em que você entra na faculdade, pode focar totalmente nos estudos. 

Se você deseja cursar a faculdade de Comunicação Assistiva, a notícia boa é que os valores das mensalidades nesta graduação não são das mais caras. Com uma média de preços que fica na faixa de R$ 150 por mês, você pode realizar a sua formação.

Vale destacar que muitas faculdades oferecem ótimos descontos e programas de bolsa de estudos. Com boas notas no currículo ou uma boa avaliação no Enem, as suas chances de adquirir descontos aumentam bastante! 

Comunicação Assistiva: como é o mercado de trabalho nesta área?

Os profissionais formados na área da Comunicação Assistiva tornam-se aptos para trabalhar em quaisquer espaços que demandem serviços de atendimento especializado às pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Uma vez que a inclusão dessas pessoas têm sido cada vez maior, seja em instituições de ensino ou em empresas, os profissionais habilitados para trabalhar com Comunicação Assistiva encontram oportunidades nos mais diversos espaços, auxiliando na inserção dos grupos com necessidades especiais. 

Uma das principais funções do profissional da Comunicação Assistiva é atuar como intérprete de línguas alternativas como braille e libras. Desta forma, são encontradas oportunidades de trabalho principalmente em instituições de ensino, desde o nível básico até o nível superior. 

Um dos mercados que têm buscado incluir cada vez mais as pessoas com deficiência visual e auditiva é o do entretenimento. Trata-se de mais um campo onde o profissional pode atuar com a interpretação de línguas e com a promoção da acessibilidade.

Enfim, já pensou em entrar nesta carreira e ajudar no movimento de inclusão de pessoas com necessidades especiais? Apesar dos grandes desafios que temos pela frente, a tendência é que a Comunicação Assistiva siga ganhando cada vez mais espaço em prol da inclusão. Fique ligado aqui no blog da Voomp e siga acompanhando tudo sobre cursos de graduação. O próximo passo da sua carreira começa aqui. Conte com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.