InícioGraduaçãoCurso de Vigilância em Saúde: como é a graduação?

Curso de Vigilância em Saúde: como é a graduação?

Apesar de não desfrutar de muita visibilidade pela sociedade, as práticas de Vigilância em Saúde são essenciais para a promoção da saúde coletiva em todo o país. Por meio das ações de vigilância, profissionais buscam identificar potenciais problemas de saúde na população, o que inclui condições ambientais desfavoráveis e focos de epidemias.

Desta forma, ao coletar, reunir e analisar dados relacionados à saúde no Brasil, o serviço de Vigilância em Saúde procura traçar estratégias para prevenir a transmissão de doenças e controlar fatores de risco na população. Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais da área também contribuem para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a capacitação desses profissionais tão importantes para a promoção da saúde das pessoas e do meio ambiente? Conheça a graduação de Vigilância em Saúde.

Como é o curso de Vigilância em Saúde?

O curso tecnólogo de Vigilância em Saúde busca preparar profissionais para atuarem na promoção da saúde coletiva desde o primeiro estágio, que é a detecção de potenciais riscos.  Desta forma, os graduandos adquirem uma visão integrada sobre fundamentos de saúde, segurança e meio ambiente

De acordo com as Diretrizes Nacionais de Vigilância em Saúde, os profissionais que atuam na área devem elaborar ações que visam controlar riscos e danos à saúde, tanto de caráter individual como coletivo. 

Ainda de acordo com a as Diretrizes, a Vigilância em Saúde deve ser articulada em torno de cinco componentes: vigilância epidemiológica, vigilância da situação de saúde, vigilância em saúde ambiental, vigilância sanitária e vigilância em saúde do trabalhador. No tecnológo de Vigilância em Saúde, você aprende sobre todas as ações e competências de cada componente. 

Por fim, o curso é voltado para perfis de pessoas que buscam atuar na prevenção de doenças, de forma cooperativa, humana e solidária

Como funciona o curso de Vigilância em Saúde EAD?

No curso de graduação em Vigilância em Saúde, você irá estudar os mesmos conteúdos que compõem a matriz curricular de cursos presencial. No entanto, a principal diferença está no modo como você estuda. Na modalidade EAD, as aulas acontecem de forma totalmente online e você pode acessá-las em lugares e horários flexíveis, sem precisar frequentar a instituição.

Aliás, é justamente a versatilidade dos cursos EAD que tem despertado a atenção de muitos estudantes que possuem rotinas mais ajustadas. Nesta modalidade, você realiza todas as tarefas pelo computador ou celular, basta ter acesso à internet

Ficou interessado nas vantagens de cursar Vigilância em Saúde EAD? Confira os cursos disponíveis na Voomp!

Qual a duração do curso de Vigilância em Saúde?

A formação em Vigilância em Saúde dura aproximadamente dois anos, dependendo da instituição em que você irá cursar. Esta é uma característica dos cursos superiores do tipo tecnólogo. Em pouco tempo de formação, você está pronto para desempenhar seu papel profissional com total domínio sobre o tema.

Quais são as matérias estudadas no curso de Vigilância em Saúde?

Por ser um curso vinculado à área da saúde, boa parte das matérias presentes nesta graduação visam capacitar os profissionais para que possam atuar na prevenção e elaboração de estratégias para combater doenças. 

Para que isso ocorra, os alunos são apresentados aos temas de prevenção, que compõem as diferentes formas de vigilância: sanitária, ambiental, epidemiológica, situação de saúde e saúde do trabalhador. 

A partir destes componentes, os alunos estudam vetores de contaminação, comportamentos epidemiológicos, tipos de doenças e formas de controle

Por ser uma área vinculada ao Sistema Único de Saúde, também fazem parte do curso, matérias sobre questões legais, como leis e diretrizes que regem os serviços de Vigilância em Saúde. 

Confira a grade curricular do curso de Vigilância em Saúde! 

  • Introdução à Vigilância em Saúde
  • Doenças Virais, Bacterianas e Fúngicas
  • Saúde e Segurança do Trabalho
  • Legislação em Vigilância e Saúde
  • Fundamentos do Sistema Único de Saúde
  • Microbiologia
  • Sistemas de Abastecimento de Água
  • Vigilância Sanitária
  • Vigilância Epidemiológica
  • Vigilância Ambiental

Quanto custa a faculdade de Vigilância em Saúde?

O preço da faculdade de Vigilância em Saúde pode oscilar bastante de acordo com alguns fatores. Afinal, ele pode ser realizado em diferentes instituições e modalidades de ensino. No entanto, você pode encontrar cursos de Vigilância em Saúde com uma boa relação entre custo e benefício.

Em faculdades como Pitágoras, Anhanguera, Unopar, Unic e Unime, o curso de Vigilância em Saúde custa em média R$ 150 por mês.

Me formei em Vigilância em Saúde: onde posso atuar? 

Profissionais tecnólogos de Vigilância em Saúde são preparados para atuar especialmente no segmento da saúde pública. Ou seja, o profissional irá trabalhar em serviços de saúde e vigilâncias municipais, estaduais ou federais, de forma articulada com o Sistema Único de Saúde.

Apesar de ter sua área de atuação limitada, é possível desempenhar a profissão em diversas áreas da vigilância. Como mencionamos durante o post, a Vigilância em Saúde é dividida em diversos componentes. 

Na área da vigilância ambiental, por exemplo, o profissional irá atuar na detecção de mudanças do meio ambiente que interfiram na qualidade da saúde. Já no campo da vigilância epidemiológica, o profissional irá desenvolver ações de prevenção e combate às doenças e seus danos, coletando dados e analisando informações.

Durante a pandemia de Covid-19, o trabalho dos profissionais de Vigilância em Saúde tem sido fundamental para atenuar as marcas da doença, desde a identificação de focos epidemiológicos até as formas de controle. Ou seja, definitivamente um serviço essencial para a população. Enfim, esperamos que tenha gostado de conhecer essa formação da área da saúde e que possamos ter te inspirado para dar o próximo passo na sua carreira! Conte com a Voomp e siga conosco para mais informações sobre a área da Saúde.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.