A Pedagogia Waldorf difere totalmente das metodologias tradicionais de educação. A maioria das escolas da Educação Básica tem como objetivo a aprovação em processos de seleção universitários. Mas, no que se difere este método?
A Pedagogia Waldorf é uma abordagem que visa o desenvolvimento integral do estudante, com um olhar holístico que estimula os lados espiritual, intelectual e artístico. Como resultado, forma indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. O método estimula, ainda, a criança a cultivar a clareza do raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa de ação.
Atualmente, existem 1.092 Escolas Waldorf no mundo e cerca de 1.857 jardins de infância em 80 países. A Pedagogia Waldorf foi criada em 1919, em Estudarda, na Alemanha, pelo filósofo alemão Rudolf Steiner. A sua criação foi pedido do proprietário da fábrica de cigarros Waldorf, por isso o nome da abordagem. Como resultado, Steiner desenvolveu uma pedagogia, no pós-guerra, para os filhos dos funcionários da empresa. O intuito era o de alcançar um bom desenvolvimento intelectual, embasado, necessário e emocionalmente sólido.
O que você verá neste artigo:
Método estimula autonomia
Por isso, os primeiros anos da criança na escola são focados no emocional. Até os 7 anos, os pequenos aprendem por meio de brincadeiras ao ar livre. Na Pedagogia Waldorf, são estimulados os sentidos, a imaginação e a criatividade. A partir dos 7 anos, inicia-se a alfabetização. Principalmente, levando em conta as capacidades do pensar e sentir, a autonomia e a independência dos estudantes. As turmas são formadas por 20 crianças que têm disciplinas do currículo educacional oficial de cada país. Mas, também, estão inclusas aulas de artes, como música, teatro, dança, pintura, e idiomas, como inglês e alemão.
Outra diferenciação é a arquitetura das unidades educacionais que se utilizam da Pedagogia Waldorf. Tudo é pensando e construído para que as crianças tenham o livre brincar. Também são essenciais, nesse método, o fortalecimento do vínculo entre a escola e as famílias dos alunos. A alimentação mais natural e saudável é diariamente estimulada. Também se prioriza o respeito à individualidade de cada criança, para que a mesma se sinta segura e para que suas habilidades floresçam.
A pedagoga e escritora Luiza Lameirão, com vasta experiência na Pedagogia Waldorf, em uma entrevista à Revista Educação, explica que os primeiros 7 anos das crianças são primordiais para o seu desenvolvimento. Neles, estão as três primeiras conquistas que que vão diferenciar o ser humano de todos os outros seres vivos. Nesse período, “há a conquista da postura ereta e o andar, a conquista da fala — que torna a criança sociável entre os seres humanos — e a conquista de perceber-se como um ser único. Não serão em todos os 7 anos, mas ocupa os 3 primeiros.”.
Setênios da Pedagogia Waldorf
Por isso, a Pedagogia Waldorf está tão focada nesse período de 7 anos. São eles que vão ser a base para todas as demais fases de desenvolvimento da criança. Como resultado, o método faz uso do brincar para que a criança inicie seu desenvolvimento, respeitando a individualidade e o tempo de aprendizado de cada um.
Quando Rudolf Steiner fundou a Pedagogia Waldorf, utilizou uma ideia do pensamento grego na qual a vida humana era dividida em períodos de 7 anos. O filósofo alemão a aplicou no ensino, caracterizando os setênios da Pedagogia Waldorf. Essa visão é uma dos grandes diferenciais dos métodos mais tradicionais usados nas instituições educacionais no Brasil.
Para a Pedagogia Waldorf, os ciclos de aprendizagem são divididos:
- De 0 a 7 anos: maturidade escolar;
- De 7 a 14 anos: maturidade sexual;
- De 14 a 21 anos: maturidade social.
Pedagogia Waldorf e os desafios educacionais
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apontou a Pedagogia Waldorf como um método capaz de atender às necessidades e aos desafios educacionais atuais. No ano passado, celebraram-se os 100 anos que essa metodologia começou a ser implementada no mundo. Em suma, o seu fundamento não mudou de lá para cá. Contudo, isso não significa que a mesma não tenha se atualizado ao longo desse tempo. Ao contrário. Vem sempre respondendo aos anseios da sociedade atual.
Em suma, no método o ser humano é visto como um ser que possui um corpo físico, uma alma e uma dimensão espiritual. Como resultado desse fundamento, espera-se que o jovem sairá da escola aberto, criativo e com muita iniciativa. Outra característica incentivada para um estudante Waldorf é o estreitamento do vínculo de amizade. Como resultado, os vínculos de amizade, que se formam ao longo dos anos na escola, também duram muito tempo e se mantêm mesmo depois da conclusão do Ensino Médio.
Alguns benefícios da Pedagogia Waldorf
– Total interação da família no cotidiano escolar da criança: a maioria das escolas é organizadas pelos próprios pais e não tem fim lucrativo;
– Os professores têm uma formação continuada e permanente;
– Aulas personalizadas: o método sempre será individualizado, levando em conta os interesses e os talentos de cada estudante. Dessa forma, as crianças levam tarefas para a casa sempre que estejam próximas de suas capacidades e interesses;
– O vínculo entre professor e aluno também é maior: para cada etapa formativa há um tutor para cada estudante. Esse tutor o acompanhará por anos, estreitando laços entre mestre e aprendiz.
– O respeito, a autonomia, a solidariedade e a cooperação entre as crianças são estimuladas: a Pedagogia Waldorf acredita que a criança aprende mais quando é compreendida e aceita. Como resultado, as atividades escolares são personalizadas.
– Contato com a natureza: a natureza é usada como ambiente de experimentação sensorial. A Pedagogia Waldorf despertará a consciência na criança de que vivemos e desfrutamos da natureza e, por isso, precisamos cuidar e protegê-la.
– Estímulo à criatividade: baseada no livre brincar, a metodologia vai estimular a imaginação e a fantasia infantil. O lúdico sempre estará em alta com contações de histórias e na capacidade de aprendizado pela imitação.
– Limitação à tecnologia: principalmente durante os primeiros anos o acesso à tecnologia é limitado. A criança precisa criar e experimentar ao invés de receber conteúdos prontos e impostos.
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