InícioGraduaçãoPublicidade e PropagandaQuanto tempo dura o curso de publicidade e propaganda?

Quanto tempo dura o curso de publicidade e propaganda?

O curso de publicidade e propaganda é uma ótima opção para as pessoas que possuem habilidades na área da comunicação. Além disso, a criatividade é outro fator muito buscado nestes profissionais.

Neste artigo, conheça mais sobre o curso e suas possibilidades. Assim, saiba o que o publicitário faz, qual o tempo de graduação, qual o salário, e veja um panorama geral sobre o mercado de trabalho.

O que é o curso de publicidade e propaganda?

Em geral, o curso de publicidade e propaganda é aquele que prepara profissionais para criar anúncios, seja online ou off-line. Assim, tem foco em ensinar técnicas de persuasão e criação.

Além disso, foca-se muito no trabalho de agência, que costuma ser a realidade de muitos publicitários. Dessa forma, gera estímulo para que veja qual área encaixa melhor o seu perfil para o serviço.

Qual a atuação dos publicitários

O principal papel do publicitário é a criação de campanhas e peças publicitárias. Ou seja, ele cuida de propagandas do início ao fim, da ideia até a veiculação dos conteúdos.

Ele deve ter um olhar diferenciado, e entender o público consumidor. Afinal, a ideia é que estimule a venda e desperte o desejo em quem entra em contato com o material.

Quanto tempo dura o curso de publicidade e propaganda?

O curso tem uma duração de 4 anos e é dividido em 8 semestres. Além disso, o formando recebe o grau de bacharel. Assim, esta se torna uma boa opção para quem busca uma faculdade com duração um pouco menor.

Quem desejar fazer o curso de publicidade e propaganda pode optar tanto pela forma presencial quanto EAD. Logo, tem uma possibilidade maior de organizar seu tempo para os estudos.

Grade curricular

A grade curricular dessa faculdade pode variar de acordo com cada instituição, afinal, elas podem oferecer foco em uma área específica de atuação. Mas, em geral, as disciplinas trabalhadas são:

  • Comunicação;
  • Antropologia;
  • Criação publicitária;
  • Língua portuguesa;
  • Marketing;
  • Psicologia;
  • Semiótica;
  • Fotografia;
  • Legislação;
  • Ética;
  • Sociologia;
  • Filosofia.

No curso de publicidade e propaganda você deve estar preparado para lidar com outras pessoas e despertar o interesse. Portanto, temáticas que envolvam a comunicação e raciocínio sempre estão presentes.

Onde fazer o curso de publicidade e propaganda

Você pode fazer este curso tanto no modelo presencial quanto no EAD. Então, entre as principais faculdades estão:

Dadas as opções, você pode escolher aquela em que mais se interessar pelo curso de publicidade e propaganda. Assim, garante que está estudando em uma instituição de qualidade.

3 motivos para escolher este curso

Há muitos motivos para que você escolha este campo de atuação. Mas, se ainda está em dúvidas, veja os três principais que podem ajudá-lo a tomar esta decisão:

  1. Permite um horário e modelo de trabalho flexível;
  2. É uma profissão em ascensão no mercado de trabalho;
  3. Possibilita que trabalhe usando a criatividade e foge de modelos padrões.

Quem gosta de fugir de rotinas ou odeia pensar em trabalhar em escritórios com rotinas fixas, esta é uma boa opção. Afinal, é comum que estes profissionais façam seus próprios horários e estejam sempre em movimento.

Diferença entre publicidade e propaganda e marketing

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a diferença entre o curso de publicidade e propaganda e o do marketing. Portanto, entender um pouco sobre cada um pode ajudar na sua decisão.

A publicidade está relacionada a divulgação do produto, serviço ou marca. Sendo assim, suas ações são amplas e envolvem a promoção desses três pontos, sempre pensando no público que deseja atingir.

Já o curso de marketing tem o foco na preparação do produto para o mercado. Ou seja, esses profissionais devem entender a necessidade dos usuários e oferecer uma solução que atenda às suas expectativas.

Normalmente, eles trabalham em conjunto. Assim, o responsável pelo marketing inicia os trabalhos de concepção de um produto e serviço. Já o publicitário prepara toda a campanha que será veiculada aos clientes.

Há uma escolha melhor?

Entre o curso de publicidade e propaganda e o de marketing não há um que seja melhor. Na verdade, você deve analisar qual atende melhor às suas expectativas. Além disso, sabendo mais sobre a atuação, decida em qual área prefere atuar.

Mercado de trabalho

É muito amplo o mercado de trabalho para quem faz o curso de publicidade e propaganda. Portanto, veja quais são os principais locais para atuar:

  • Agências de publicidade;
  • Empresas de serviços;
  • Empresas privadas;
  • Freelancers;
  • Consultoria;
  • Setor público;
  • Organizações não governamentais.

De modo geral, as atividades a serem realizadas seguem a ideia de criação de comunicações e campanhas. Contudo, os públicos podem variar muito, bem como, os materiais a serem criados.

Os publicitários podem atuar em todos os tipos de entidades, afinal, a divulgação é essencial para a venda em diversos setores. Assim, garante que terá muitas oportunidades após a graduação.

Quanto ganha um publicitário?

Por ter muitas vertentes de atuação, os formados no curso de publicidade e propaganda têm remunerações diferentes. Ou seja, depende muito de qual campo irá atuar. Bem como do tamanho da empresa que está.

A seguir, veja alguns dos salários bases indicados pela Abradi, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais. Eles são divididos em três categorias, sendo júnior (iniciantes), pleno e sênior (especialistas).

Salários

Para analista de mídias sociais temos:

  • Júnior: R$ 1.412,00;
  • Pleno: R$ 2.046,00;
  • Sênior: R$ 2.924,00.

Os redatores publicitários têm como média salarial:

  • Júnior: R$ 1.672,00;
  • Pleno: R$ 2.572,00;
  • Sênior: R$ 4.138,00

Por fim, para o atendimento os salários estão na base de:

  • Júnior: R$ 1.763,00;
  • Pleno: R$ 2.323,00;
  • Sênior: R$ 4.225,00.

Além disso, há funções de diretores que devem ser destacadas, por exemplo:

  • Mídia: R$ 13.333,00;
  • Criação: R$ 9.640,00;
  • Operações: R$ 10.366,00;
  • Planejamento: R$ 9.182,00;
  • Atendimento: R$ 9.276,00.

Por fim, vale ressaltar que as remunerações variam. Então, dentro da área você pode escolher, veja qual tipo de atividade mais lhe chama a atenção e a que oferece os melhores salários.

Aposte no curso de publicidade e propaganda

O curso de publicidade e propaganda é um dos mais versáteis do mercado. Além disso, oferece ótimas remunerações para quem deseja seguir esta carreira. Portanto, é uma opção que deve ser considerada.

Analise se as funções e a grade agradam seu gosto. Assim, você pode optar por esta graduação e atuar em diferentes áreas do mercado. Certamente conseguirá uma boa vaga de emprego ao se formar.

Se você chegou até aqui e descobriu que publicidade e propaganda não é para você, dê uma olhada nesse outro curso. Vai que você se interessa?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.