Existem diversas formas de remuneração de um profissional de Publicidade e Propaganda, desde o trabalho em equipe em agências de publicidade até a prestação de serviços de consultoria.
Por isso, hoje iremos falar sobre o quanto um publicitário ganha atualmente no mercado de trabalho. Além de mostrar diferentes áreas de atuação e indicações de universidades para ingressar. Acompanhe!
O que você verá neste artigo:
Quanto ganha o profissional de Publicidade e Propaganda?
Atualmente, os profissionais da Publicidade e Propaganda não possuem um salário mínimo profissional único com validade em todo o Brasil.
Em contrapartida, o que existe são acordos e convenções coletivas firmadas entre as empresas do setor e os sindicatos da categoria em cada região do país.
Sendo assim, segundo o Sindicato dos Publicitários, nas empresas de Publicidade e Propaganda o piso salarial é de R$ 788 para as funções administrativas e de R$ 1.331 para as funções técnicas.
Isso porque, o sindicato entende que as funções técnicas são aquelas específicas do setor de publicidade, como áreas de criação, atendimento, planejamento, contato, mídia, estúdio, representantes de venda e produção gráfica e eletrônica.
Além disso, o salário do profissional de Publicidade e Propaganda pode variar conforme a sua área de atuação e região onde trabalha também.
E por falar em áreas de atuação, os publicitários que atuam em agência, por exemplo, recebem em média R$ 4.821,04 de salário.
Já os ganhos médios de quem dá consultoria na área podem chegar a R$ 4.313,57.
Além disso, as médias salariais mais baixas da categoria são de quem trabalha com organização de eventos, comércio varejista, produção de conteúdo para internet e no marketing direto. Em casos assim, os números vão de R$ 1.634,81 a R$ 2.361,60.
Salário de um publicitário por especialidade
De acordo com alguns setores específicos, a faixa salarial de quem trabalha com Publicidade e Propaganda fica da seguinte maneira:
- Diretor de arte (publicidade): R$ 1.677,38;
- Diretor de contas (publicidade): R$ 4.822,40;
- Diretor de criação: R$ 5.043,78;
- Publicitário: R$ 2.139,92;
- Redator de publicidade: R$ 2.119,61;
- Estágio em Atendimento Publicitário: R$ 796;
- Estágio em Redes Sociais: R$ 833;
- Estágio em Publicidade: R$ 856;
- Assistente de Criação: R$ 1.462;
- Assistente de Atendimento Publicitário: R$ 1.332;
- Analista de Publicidade e Propaganda: R$ 2.166;
- Atendimento Publicitário: R$ 1.536;
- Redator Publicitário: R$ 2.435;
- Coordenador de Mídia: R$ 4.644;
- Coordenador de Mídias Sociais: R$ 1.888;
- Gerente de Marketing Digital: R$ 5.991;
- Gerente de Comunicação: R$ 6.181.
Em outros casos, uma pesquisa de cargos e salários divulgados pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) indica a média dos salários pagos para algumas posições nesse tipo de agência da seguinte forma:
Analista de mídias sociais:
- Júnior: R$ 1.412
- Pleno: R$ 2.046
- Sênior: R$ 2.924
Redator Publicitário:
- Júnior: R$ 1.672
- Pleno: R$ 2.572
- Sênior: R$ 4.138
Atendimento:
- Júnior: R$ 1.763
- Pleno: R$ 2.323
- Sênior: R$ 4.225
O que faz um profissional de Publicidade e Propaganda?
Antes de tudo, o profissional de Publicidade e Propaganda, mais conhecido como publicitário, é o responsável por realizar campanhas publicitárias, elaborar estratégias de venda, trabalhar para criar e manter uma boa imagem de uma marca, definir logotipos, embalagens de produtos, outdoors, etc.
Além disso, ele pode atuar também como autônomo, prestando consultorias ou fazendo parte de uma equipe em uma agência de publicidade.
Deste modo, é possível encontrar oportunidades de emprego em empresas privadas também, em setores como o de vendas, comunicação e marketing. Ou ainda, assessorar atletas, artistas e políticos.
A seguir, apresentaremos as especificações de atuação de cada setor para um publicitário.
Campanhas Publicitárias
Elaboração de campanhas publicitárias com o intuito de que algum produto ou marca chegue até o consumidor final em forma de propaganda.
A realização de uma campanha publicitária passa por várias etapas. O publicitário pode atuar em cada uma delas, ou então gerenciar o processo como um todo.
Sendo assim, para que seu trabalho de fato funcione, é preciso primeiro trabalhar diariamente em equipe. E por falar nisso, cada setor dentro de uma campanha publicitária funciona da seguinte maneira:
Atendimento
O atendimento é o primeiro contato entre o cliente e a agência. Essa atividade exige conversar com o cliente para conhecer o tipo de produto que ele quer vender, quais os objetivos da empresa com a campanha, etc.
Planejamento
Com os objetivos da campanha já estabelecidos, a área de planejamento estabelece as estratégias da campanha: define o que será comunicado, de que forma, qual será a abordagem, a linguagem e os argumentos que serão utilizados.
Mídia
É a área de mídia que negocia em qual meio de comunicação a campanha será veiculada, o tempo de duração e número de inserções. No caso de mídias impressas e digitais, definem-se características como o tamanho e formato do anúncio, qual a página (de revista ou jornal) que será impresso, etc.
Criação
O departamento de criação é responsável por definir todo o visual da campanha e confeccionar as peças publicitárias. Esta equipe define as imagens, a ordem em que elas aparecem, a inserção de conteúdo, entre outros.
Vendas e Marketing
Para além das áreas acima, o publicitário também desempenha funções relacionadas à estratégia de venda dos produtos e também pode atuar no planejamento e desenvolvimento de produtos. Ele cria conteúdo para rótulos e embalagens e participa da escolha de formatos e cores do produto.
Setor Público
Além de vender produtos ou marcas através da comunicação, o publicitário também cria ferramentas de comunicação para vender uma ideia, ou seja, formar opiniões.
Com este intuito, o setor público tem contratado publicitários para estabelecer a ponte entre governo e cidadãos.
Uma das atividades mais comuns deste profissional no setor público está na elaboração de campanhas governamentais. A exemplo da confecção de propagandas, o publicitário participa de todas as etapas da elaboração dessas campanhas, desempenhando atividades como a criação do slogan, textos e definição visual.
Campanhas eleitorais
É o profissional de Publicidade e Propaganda quem ajuda a definir a marca de um determinado candidato, fazendo com que suas mensagens estejam alinhadas com as propostas de governo.
Esse trabalho pode envolver desde a definição do visual do candidato (cabelo, cor da roupa, postura), até as palavras que ele usa em seus pronunciamentos.
Em campanhas eleitorais, o publicitário pode gerenciar ou definir as diretrizes para a equipe de comunicação que trabalhará com o candidato durante os meses que antecedem as eleições.
Onde estudar Publicidade e Propaganda?
Agora que chegou até aqui e sabe muito bem o que te espera na área de Publicidade e Propaganda, é hora de investir numa universidade de qualidade para conseguir ingressar de fato na área.
Sendo assim, indicamos a você três ótimas opções que possuem credenciamento no MEC e conta com as melhores estruturas e oportunidades para futuros publicitários.
Então, a nossa primeira indicação é do curso de publicidade e propaganda da Universidade Anhanguera.
Em seguida, o curso de publicidade e propaganda da Faculdade Pitágoras e por último, o Bacharelado em Publicidade e propaganda a distância da Universidade Unopar EAD.
Por fim, caso ainda esteja com dúvidas sobre a graduação, não deixe de conferir nosso artigo: Vale a pena cursar Publicidade e Propaganda? Certamente encontrará as respostas que procura.