InícioGraduaçãoPublicidade e Propaganda7 habilidades que o publicitário precisa ter

7 habilidades que o publicitário precisa ter

Hoje, ser um publicitário de sucesso exige muito dos profissionais da área. Isso porque a cada dia que passa esse ramo precisa lidar com o avanço da tecnologia e da comunicação. Confira uma lista de habilidades que você precisa ter para se dar bem nesse mercado.

Top 7 habilidades que todo publicitário precisa ter

Agora, você vai ficar por dentro de elementos essenciais que devem fazer parte da vida desse profissional. Então, sem essas capacidades é muito complicado desempenhar um bom trabalho nos dias de hoje.

  1. Capacidade de colaborar;
  2. Habilidade de se manter atualizado;
  3. Organização é essencial;
  4. É necessário ser persistente;
  5. Precisa ter habilidade de persuasão;
  6. Criatividade e autenticidade;
  7. Capacidade de observação é tudo.

Os tópicos seguintes vão discutir mais a fundo cada habilidade dessas. Perceba como elas são aplicadas na rotina de quem atua dentro do ramo da publicidade. Ainda, veja se essa carreira vai ao encontro dos seus desejos profissionais.

1 – O publicitário e a capacidade de colaborar

É importante entender que a publicidade é um ramo muito colaborativo. Portanto, na grande maioria das vezes, você vai precisar trabalhar em equipe. Inclusive, essa é até uma vantagem da profissão.

Por ser uma área muito criativa, nem sempre suas ideias vão fluir com facilidade. Então, ter um grupo, um suporte, ajuda muito no dia a dia. Diante desse cenário, quem não gosta desse contato vai encontrar várias dificuldades no trabalho.

É importante lembrar que a publicidade faz parte da área da comunicação. Assim, é de se esperar que os profissionais estejam sempre trocando ideias e experiências uns com os outros.

2 – Habilidade de se manter atualizado

Comunicação e tecnologia são áreas que estão em constante mudança. Portanto, saiba que, ao optar pela publicidade, você nunca poderá parar de estudar. Caso contrário, se tornará um profissional parado no tempo.

Para se dar bem nesse ramo, é necessário acompanhar a evolução das coisas. Ainda, o mercado hoje procura pessoas que tenham essa capacidade. Isso porque as chances delas impulsionarem um negócio ou empresa são bem maiores.

Caso considere seguir essa área, sempre tenha isso em mente. Então, durante o seu curso, já pense na inovação como uma ferramenta de trabalho que o fará crescer.

3 – Organização é essencial para um publicitário

A publicidade trabalha muito com campanhas e projetos em geral. Portanto, a organização e o planejamento são essenciais para o sucesso nessa área.

Imagine que um profissional ficou responsável por montar a campanha de Natal para uma determinada empresa. No entanto, ao apresentar suas ideias para o cliente, elas não estavam alinhadas.

Ter um planejamento te torna um profissional melhor em qualquer ramo, principalmente na publicidade. Dessa forma, é muito importante que você comece a desenvolver essa habilidade desde cedo.

4 – É necessário ser persistente

Ser publicitário não é uma tarefa fácil, não se engane. De fato, o mercado está cada vez mais procurando por profissionais da área. No entanto, isso não torna as coisas fáceis no desempenho das funções publicitárias.

O trabalho em uma empresa costuma ser muito puxado. Porém, quem é autônomo também passa pelos mesmos obstáculos. Portanto, ter persistência é uma habilidade que você precisa desenvolver ao longo da sua carreira.

É claro que vão haver frustrações e desafios. Assim, essa visão de futuro e capacidade de não desistir serão os responsáveis por te mover sempre para frente. Então, uma dica para te ajudar a enfrentar esses momentos é sempre contar com colegas de profissão.

Eles vão entender, afinal, estão atuando no mesmo cenário. Mais uma vez, a importância do trabalho em equipe.

5 – Publicitário precisa ter habilidade de persuasão

Formular campanhas é uma atividade que demanda uma visão diferenciada. O objetivo da publicidade é dar visibilidade e atrair clientes para um negócio ou empresa. Portanto, você deve ter uma habilidade de persuasão muito grande.

Persuasão não é algo ruim

Não entenda errado ao achar que isso significa mentir para o cliente. Muito pelo contrário. Logo, o intuito da persuasão é usar de ferramentas, como os gatilhos mentais, de modo a chamar atenção das pessoas.

Agora, tudo isso sem que haja propaganda enganosa. Dessa forma, ainda que na teoria pareça simples, a prática é bem mais complicada. Portanto, você precisa desenvolver essa capacidade persuasiva ao máximo.

O próprio curso de Publicidade o ajudará nesse processo. Assim, na hora de entrar para o mercado de trabalho, as coisas ficarão ainda mais claras.

6 – Criatividade e autenticidade

Da mesma maneira que a persuasão é importante, a criatividade é um elemento primordial. Sem ela, você não consegue crescer nessa profissão. No entanto, muitos ainda acreditam que ser criativo é questão de dom ou talento.

Isso está longe de ser verdade, pode ter total certeza. Logo, a criatividade é algo que você treina e desenvolve no dia a dia. Assim, a própria faculdade vai te forçar a trabalhar esse elemento tão importante e ajudá-lo a desenvolver a criatividade.

Ser criativo e autêntico é um grande diferencial nesse mercado. Lembre-se que o meio de comunicação muda muito rápido. Dessa forma, ser inovador é um desafio diário, mas, ao mesmo tempo, é a beleza da publicidade.

7 – Capacidade de observação é tudo pra um publicitário

Conseguir perceber as coisas, ainda que não estejam muito claras, é uma habilidade incrível. Na área da publicidade, essa é uma ferramenta excelente para um bom trabalho.

O que se chama de “feeling” nada mais é do que enxergar lá na frente. Então, é essencial que você comece a trabalhar nisso ainda no período da faculdade. Assim, ter noção do que o cliente deseja e aplicar em uma campanha será uma tarefa mais fácil.

Cada habilidade citada aqui é importante. Agora, o ideal é que você possua todas elas em conjunto. É isso que vai te tornar um profissional de qualidade, pode ter certeza.

Construa a sua carreira já

Você já sabe tudo sobre esse assunto. Dessa forma, é sua vez de dar mais um passo na sua carreira profissional. Caso tenha gostado dessa área, invista em uma boa faculdade e vá em busca do seu sucesso como publicitário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.