InícioGraduaçãoJornalismo12 habilidades que o jornalista precisa ter

12 habilidades que o jornalista precisa ter

Ser um bom jornalista não é uma tarefa simples e exige bastante do profissional. Afinal, são muitas habilidades que essa área pede em prol de desempenhar um bom trabalho. Então, conheça aqui as principais capacidades que quem atua no ramo deve ter.

Top 12 de habilidades que o jornalista precisa ter

Cada habilidade citada aqui é muito importante para que o profissional se torne o melhor no que faz. Acompanhe agora quais são elas logo abaixo:

  1. Empatia e habilidade de percepção;
  2. Curiosidade;
  3. Habilidade de pesquisa;
  4. Habilidade com tecnologias;
  5. Agilidade;
  6. Storytelling;
  7. Boa abordagem;
  8. Capacidade de ouvir e interpretar;
  9. Habilidade de escrita;
  10. Habilidade com idiomas;
  11. Multidisciplinariedade;
  12. Inteligência emocional.

Nos próximos tópicos você conhecerá melhor cada uma dessas capacidades. Assim, será possível ter uma noção clara do quão essencial elas são. Confira!

1- Empatia e habilidade de percepção

Nem sempre o profissional de jornalismo lidará com matérias fáceis. Muitas delas exigem que um alto nível de empatia com os envolvidos. Isso se aplica principalmente para histórias que abordam alguém sendo prejudicado, das mais diversas maneiras. Dessa forma, é necessário ser empático com as pessoas e consigo mesmo.

Percepção

A habilidade de percepção também é essencial para ser um bom especialista. É ela quem vai te guiar na maioria das suas coberturas jornalísticas.

2- Jornalista deve ser curioso

A curiosidade é um dos elementos que move qualquer pessoa que trabalha com jornalismo. É por meio desse sentimento de inquietude que surgem as melhores histórias. O profissional que possui essa habilidade vai até os limites para fazer uma boa cobertura de determinado caso. Portanto, se você está pensando em fazer um curso de Jornalismo e se considera uma pessoa curiosa, talvez esteja no caminho certo.

3- Habilidade de pesquisa

Um profissional de jornalismo passa a maior parte do seu tempo pesquisando. Seja para escrever uma matéria ou para formular uma determinada teoria. Logo, são muitas horas de estudo antes de seguir para os próximos passos do seu trabalho. Isso vale principalmente para quem atua no jornalismo investigativo. Então, para quem curte esse tipo de atividade, essa é uma área perfeita.

4- Jornalista precisa usar tecnologias

Um bom jornalista deve ser capaz de saber usar as ferramentas tecnológicas. Afinal, são elas quem vão tornar o seu trabalho mais fácil no dia a dia. Além disso, essa profissão está muito ligada com a comunicação, de modo que é impossível não lidar com tecnologia.

5- Agilidade

Quem trabalha em uma redação de jornal ou revista sabe que o tempo é essencial. Logo, é necessário ser muito ágil na hora de desenvolver seus trabalhos. Portanto, não se engane, o jornalismo é um ramo bem puxado e exige demais dos profissionais.

6- Storytelling

Nem sempre quem atua no jornalismo desempenha a profissão de maneira mais tradicional. Assim, muitos especialistas trabalham em revistas ou, até mesmo, com marketing e publicidade. É aí que entra a importância do storytelling. Afinal, reunir um conjunto de dados em uma narrativa que prenda o leitor tem sido uma tarefa cada vez mais complicada.

7- Jornalista tem a habilidade de escrita

Saber se comunicar bem é uma capacidade que qualquer profissional da área deve ter. Isso se aplica tanto na fala quanto na escrita. Portanto, se você tem o sonho de atuar no ramo, comece desde cedo a trabalhar essa habilidade. É praticamente impossível ter um profissional renomado na área que não seja capaz de escrever bem.

8- Capacidade de ouvir e interpretar

Jornalismo, muitas vezes, não é sobre falar, e sim sobre saber escutar o que o outro tem a dizer. Assim, a interpretação também se torna uma ferramenta bem importante na hora de desempenhar essa profissão. Cobrir uma determinada matéria dependerá do quão bom ouvinte o jornalista é. Dessa forma, é uma habilidade essencial.

9- Jornalista deve saber abordar as pessoas

Muitas pessoas acham que as reportagens ou entrevistas são atividades simples de realizar. No entanto, esse é um dos grandes erros que existem sobre a profissão. Na verdade, nem sempre as coisas são fáceis. Assim, pode ser que você não encontre alguém receptivo ou emocionalmente estável para contribuir com seu trabalho. A depender da matéria, o assunto em questão pode ser bem delicado. Assim, o profissional deve ser capaz de abordar as pessoas com o máximo de sensibilidade. Ainda, a empatia também é muito importante.

10- Habilidade com idiomas

Quem quer crescer nesse ramo profissional precisa saber falar mais de uma língua. O português não é o bastante para quebrar barreiras entre países. Dessa forma, se você pensa em seguir essa carreira, é indicado começar logo a investir em idiomas. Hoje, o inglês é uma língua obrigatória para quem trabalha com jornalismo. No entanto, o espanhol e o francês estão cada vez mais requisitados. É por isso que muitos profissionais são poliglotas.

11- Jornalista é multidisciplinar

Um bom especialista na área é capaz de cobrir qualquer tipo de matéria. Em um dia, o jornalista pode estar falando sobre buracos negros e, no outro, sobre animais em extinção. Portanto, ser multidisciplinar é essencial. Isso não quer dizer que é necessário dominar todas as áreas. Porém, é importante ser capaz de estudar para fazer uma matéria jornalística de qualidade.

12- Inteligência emocional

Uma das habilidades mais importantes dessa lista. Você precisa entender que essa é uma profissão que exige muito do indivíduo. No entanto, isso ultrapassa as barreiras físicas de modo que o psicológico também é bastante afetado.  Imagine um profissional passar anos cobrindo matérias sobre agressões e assassinatos. Assim, é normal que sua mente sofra com tudo isso. Portanto, a inteligência emocional faz toda diferença na vida desses especialistas. Agora, trabalhar isso não é nada fácil. Dessa forma, é por isso que se recomenda a busca por ajuda profissional. Logo, isso permite que essa habilidade seja desenvolvida aos poucos.

Dê o próximo passo na construção da sua carreira profissional

Você já tem conhecimento sobre o que é necessário para ser um bom jornalista. Então, é a sua vez de agir, não perca mais tempo e vá em busca de um curso na área. Construa sua jornada profissional da melhor forma possível.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.