InícioGraduaçãoJornalismoDescubra as áreas do Jornalismo

Descubra as áreas do Jornalismo

O jornalismo é uma profissão com áreas de atuação diversificadas. Além disso, cada uma delas tem necessidades técnicas e conhecimentos específicos. Em função disso, é importante estar atento à grade curricular da sua faculdade de Jornalismo.

Pensando nisso, a Voomp vem dar continuidade aos posts relacionados à esta profissão tão encantadora e importante. 

Antes de mais nada, o futuro jornalista, quando está ainda na graduação, tem a chance de vivenciar várias situações do dia a dia em múltiplas segmentos do jornalismo.

Uma área repleta de oportunidades

A gama é ampla. O jornalista pode trabalharem captação e edição de imagens e fotos, diagramação de jornais e revistas impressas, assessorias de comunicação, revisão e criação de pautas, realização de entrevistas e apuração jornalística, participação e produção em programas de rádio e TV.

Sobretudo, ainda podemos citar as diversas profissões ligadas ao mundo digital, com destaque para as posições dentro do setor de tecnologia e inovação: web jornalista, editor de portais, blogueiros profissionais, canais de YouTube, páginas de social media dedicadas à apuração jornalística, UX Writer, redator e muito mais. 

Realmente, as áreas de atuação do jornalismo podem ser contadas às dezenas. Portanto, durante a sua graduação EaD, sempre vão estar disponíveis aulas teóricas e práticas ligadas a cada uma desses “braços”.

Descubra as áreas do Jornalismo

Neste caso, se bateu aquela curiosidade, aproveite e siga lendo para saber mais sobre algumas das principais áreas do Jornalismo.

Assessoria de Imprensa 

Instituições públicas, grandes empresas privadas e organizações de todos os tipos e tamanhos precisam de você.

A área de Assessoria de Imprensa é uma das mais ligadas às atividades de comunicação corporativa e marketing.

No mercado de trabalho, mensalmente são abertas diversas vagas de assessoria de imprensa, seja por meio de concursos públicos ou, então, por meio de recrutamentos. 

Definitivamente, é uma área em que a imagem positiva da organização perante o público, clientes e veículos de imprensa é o foco da atividade. Independentemente dos objetivos da instituição ou empresa, o jornalista, ou seja, o assessor de imprensa, será responsável por este meio de campo. 

Confira abaixo algumas das atividades ligadas à área: 

  • Relacionamento com órgãos e canais de imprensa;
  • Relacionamento com jornalistas segmentados ou genéricos;
  • Relacionamento com pauteiros e jornalistas responsáveis por editorias específicas (moda, varejo, tecnologia, política, etc);
  • Organização de eventos, coletivas, etc;
  • Criação de pautas e conteúdos para os veículos institucionais;
  • Atividades de clipping e follow up;
  • Estratégias de comunicação e melhoria de imagem;
  • Outras diversas atividades.

Jornalismo Esportivo

Sempre uma área muito apaixonante, o jornalismo esportivo é tão diversificado quanto as próprias modalidades de esportes.

Quem nunca consumiu conteúdo de esporte em suas diversas formas e não sonhou participar como repórter, comentarista, fotógrafo e repórter cinematográfico?

Fazer a cobertura de uma edição dos Jogos Olímpicos, de uma Copa do Mundo de futebol, ou, quem sabe, um Grand Prix de Vôlei, uma final NBA, ou de tantos outros eventos, certamente é a glória para um jornalista esportivo.

A atividade em território nacional

No Brasil, o jornalismo esportivo está presente em quase todos os tipos de veículos e plataformas. Desde a rádio mais distante ao jornalista da página de esportes de um grande portal internacional.

Logo, por sermos o país do futebol, ganham destaque os profissionais setoristas de clubes da Pprimeira Divisão. Além das coberturas de seleção brasileira e assuntos ligados à modalidade. Resumindo, o mercado da bola, arbitragem e até o mundo polêmico da vida privada dos jogadores.

Mas não termina por aí. 

Já que o esporte é movido por grandes e belas imagens, vamos aproveitar para falar agora de uma das áreas mais apaixonantes do jornalismo.

Vamos lá?

Jornalismo Cinematográfico

Além de um jornalista formado e apto às atividades do dia a dia, o especialista cinematográfico possui o domínio de técnicas e tem uma habilidade única para captar momentos.

Contudo, mesmo podendo atuar em ambientes diversos, como conflitos internacionais, manifestações sociais, eventos esportivos e em todos os segmentos, ele atua em dupla com um repórter setorista ou jornalista de outras editorias. 

Como um grande artista, o repórter cinematográfico capta momentos e produz reportagens de grande valor jornalístico. Ele precisa, também, ser criativo. 

Definitivamente, uma área sempre incrível para jornalistas com um olhar feito para identificar boas oportunidades em imagens e com alta sensibilidade. Ou seja, uma visão humanizada do mundo ao redor.

Jornalismo Político

Em países com possibilidade de atos democráticos e atividades ligadas à política, o jornalismo segmentado é muito atuante. Vale sempre destacar seu papel importante dentro de repúblicas parlamentaristas ou democracias com três poderes bem definidos, como é o caso do Brasil.

É comum em Brasília, nossa capital federal, a existência de sucursais dos grandes veículos do país (redes de rádio, televisão, jornais e revistas, sites e portais, e comentaristas).

Mesmo que milhares de pessoas e estudantes de jornalismo não gostem da política, ela é uma área de grandes oportunidades para profissionais proativos e com grande capacidade verbal e escrita. 

Definitivamente, a política não é para todos. Porém, sempre desperta a curiosidade, já que está ligada aos bastidores dos poderes que governam o país. 

As áreas do jornalismo

O jornalismo, como falamos durante todo o artigo, possui muitas áreas de atuação. Se fossemos enumerar cada uma e descrever suas especificidades, levaríamos muitos posts e dias para dar a atenção que merecem.

Em suma, o estudante de jornalismo já ingressa na graduação pensando em ser um âncora de telejornal. Talvez, pense em se tornar um comentarista político, ou um repórter de transmissão esportiva. Porém, antes de chegar lá o caminho é árduo. Ele exige foco, estudo e, acreditem, mais foco (principalmente aos cinematográficos, sacou?).

Enfim, muitas são as histórias de profissionais jornalistas que migraram de área. Contudo, todo estudante que tem um sonho no jornalismo deve fazer dele a sua motivação para chegar ao lugar em que sempre desejou. 

Boa sorte em sua jornada como acadêmico e estudante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.