O jornalista é o profissional responsável pela produção de conteúdo informativo verossímil e de interesse coletivo. Ou seja, é o encarregado pela apuração, investigação e apresentação do conteúdo noticioso.
No entanto, com toda a informação disponível na palma das mãos, o processo comunicacional em meio a tecnologia passou por grandes mudanças. Por isso, a atuação do jornalista se faz cada vez mais necessária.
O que você verá neste artigo:
Qual é o papel do jornalista?
Consumimos massivamente diversos tipos de conteúdo jornalístico. Sejam noticiários, jornais, podcasts, programas de rádio e vídeos em plataformas online. Independente do formato, o importante é a informação.
Todo esse tipo de conteúdo, disponível em diferentes formatos, garantem uma experiência mais “personalizada” para o usuário. Desta forma, fica mais fácil agradar diferentes nichos, mudando apenas a forma como as informações são apresentadas.
A inovação e a tecnologia nos aproximaram ainda mais das produções jornalísticas. Afinal, é preciso apenas um clique para obter toda a informação que você procura.
No entanto, cabe ao jornalista assegurar a qualidade de seu conteúdo, analisando não apenas o caráter noticioso, mas também a veracidade dos fatos e o contexto em que se aplica. Apresentando as informações de forma simples, concisa e abrangente.
Ou seja, o jornalismo tem como base a democratização da informação. O profissional deve apurar o conteúdo, investigá-lo, desenvolvê-lo e veiculá-lo.
As produções jornalísticas tendem a carregar uma carga de credibilidade e seriedade. Afinal, esses profissionais seguem um código de ética, que é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma categoria profissional.
Código de Ética
Sendo assim, de acordo com o artigo 9º do Código de Ética do Jornalista, é dever do profissional:
- Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público;
- Lutar pela liberdade de pensamento e expressão;
- Defender o livre exercício da profissão;
- Valorizar, honrar e dignificar a profissão;
- Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem;
- Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação;
- Respeitar o direito à privacidade do cidadão;
- Prestigiar as entidades representativas e democráticas da categoria;
Vale ressaltar que o código também esclarece que o jornalista tem como dever e compromisso com a verdade, utilizando como base os fatos. Inclinações, ideologias e vontades pessoais não devem ser utilizadas como pautas. Tampouco expressadas em suas produções.
Em adição, o papel do jornalista é assegurar a informação. Prezando sempre pela qualidade, apuração e interesse do público.
Desafios: como a era da informação pode dificultar o jornalismo
A apuração jornalística é um processo indispensável. Esse cuidado garante ao material a credibilidade e a autoridade que as produções da categoria carregam.
No entanto, em tempos em que as novas tecnologias ampliam o acesso à informação, o teor de noticiabilidade passou por grandes mudanças. A necessidade voraz por conteúdo em grande escala pode se tornar um problema.
Antes, o profissional passava por todas as fases do processo de criação: a escolha da pauta, apuração e produção. Atualmente, com a volatilidade de informações, o dia a dia do jornalista tornou-se ainda mais corrido. Prejudicando a qualidade da apuração dos conteúdos.
Como defendia Zygmunt Bauman, sociólogo e filosofo polonês, vivemos uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis e maleáveis. Esta liquidez e volatilidade fazem parte de um conjunto de características que desorganizam todas as esferas da vida social como o amor, a cultura e o trabalho.
Redes sociais: todos podem ser jornalistas?
O surgimento das redes sociais ocasionou um fenômeno responsável pela desmoralização do conteúdo verossímil. Atualmente, é comum observarmos diferentes tipos de produções com teor jornalístico vinculados no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e de mais redes sociais por quem não é necessariamente jornalista.
Nessa nova era, todos possuem o poder de comunicar, noticiar e produzir. No entanto, a informação é postada, repassada e muitas vezes isso acontece com pouca ou nenhuma apuração. Isso acontece sem respeitar os critérios, deveres e a ética de noticiabilidade que servem como base para a boa prática da profissão.
Importância do jornalismo na era da informação
Embora os desafios sejam muitos, o jornalista exerce um papel indispensável na sociedade. Você consegue imaginar um mundo sem acesso à informação de qualidade? Aposto que não.
A construção de um mundo globalizado baseado na democratização da informação não seria possível sem a atuação desses profissionais. Mesmo diante de uma sociedade líquida, onde todos podem fazer jornalismo, o jornalista ainda possuí sua consciência de responsabilidade social.
Ainda que os conteúdos com pouca ou nenhuma qualidade tomem espaço, a credibilidade, apuração e complexidade por trás de um conteúdo de qualidade ainda são e sempre serão importantes e priorizados pela sociedade.
Jornalismo X Fake News
Você com certeza já se deparou com informações que não parecem verídicas. É comum que esse tipo de produção circule nos canais digitais. No entanto, o acesso ao jornalismo profissional e de qualidade dificulta o crescimento dessa onda de desinformação.
É isso o que aponta uma pesquisa realizada por cientistas das universidades da Carolina do Norte, UFMG e UFPE em parceira com a Folha de São Paulo e a Consultoria Quaest.
De acordo com os dados divulgados em janeiro deste ano (2021), pessoas com acesso aos conteúdos produzidos exclusivamente por jornalistas exercem uma vantagem estatística em relação aos que não tem. Nesse grupo, 46% dos entrevistados acreditou na veracidade de um conteúdo falso.
Já em relação aos que não foram expostas aos conteúdos produzidos pelos jornalistas, os entrevistados apresentaram maior dificuldade para identificar um conteúdo falso. Nesse grupo, 65% dos participantes apontaram uma notícia falsa como verdadeira.
Mercado de trabalho para jornalistas
Embora as inovações tecnológicas tenham resultado em alguns percalços para os comunicólogos, essa nova era também significa um momento de novas oportunidades de atuação.
O jornalismo é uma área ampla, com diversos segmentos de atuação. Se antes o jornalista estava limitado aos jornais e televisão, hoje ele pode atuar em diferentes frentes.
É possível trabalhar com marketing digital, assessoria de imprensa e comunicação, copywriting, gestão de redes sociais entre muitas outras áreas. Afinal, a faculdade de Jornalismo prepara o aluno para o mercado de trabalho atual, no qual a tecnologia e suas ferramentas são aliadas do profissional.
Para continuar informado sobre o mercado de trabalho, vestibular e faculdade não deixe de continuar acompanhando o nosso site!