Você sabe o que faz um profissional do atendimento publicitário? Esse serviço é imprescindível na dinâmica de uma agência, já que este profissional é o responsável pela construção da ponte entre a empresa e o cliente. Dessa forma, os projetos ficam alinhados aos objetivos dos clientes e aos valores estabelecidos pelo time comercial.
O atendimento publicitário é o primeiro contato que o cliente terá com os serviços ofertados pela agência. Por isso, é muito importante que esse profissional esteja preparado. Afinal, cabe a ele fazer a mediação entre ambos os lados e transmitir com eficiência o que deve ser feito (desejo do cliente) e o que pode ser feito (trabalho da equipe).
A eficiência do trabalho desse profissional pode ser a chave para o sucesso ou fracasso de um projeto. Diante disso, é importante conhecer algumas características indispensáveis para um bom atendente publicitário.
O que você verá neste artigo:
Saber escutar
Você consegue imaginar um serviço de atendimento que funcione bem com um atendente que não sabe te ouvir? Pois é. Pode parecer obvio, porém, ouvir com atenção é um pré-requisito para os profissionais da área de atendimento publicitário.
Afinal, não adianta o profissional possuir inúmeras técnicas e conhecimentos sobre as soluções de marketing e publicidade se ele não conseguir destrinchar os reais problemas dos clientes.
Além de apenas escutar, é preciso ter ouvidos bastante treinados para identificar os principais pontos de impacto de cada cliente e, desta forma, adaptar o discurso para a linguagem publicitária adequada.
Perguntar de forma inteligente
É importante desenvolver a consciência de que em boa parte dos casos, os clientes não irão conseguir expressar de forma efetiva o que eles desejam. Sobretudo, em como a solução que eles esperam se adequa aos objetivos da empresa ou serviço.
Por isso, cabe ao atendente publicitário adequar o discurso e identificar os pontos que podem ser desenvolvidos. Isso é bem comum, afinal, muitos conceitos publicitários e de marketing são novos. Em decorrência disso, muitas empresas apresentam alta imaturidade digital.
Cabe a esse profissional da área de publicidade fazer as perguntas certas, a fim de obter as informações necessárias para a construção de um briefing assertivo.
Adequar a linguagem
As áreas de publicidade, propaganda e marketing são repletas de termos técnicos. Por isso, quase sempre a linguagem do cliente será diferente do que é utilizado dentro das agências.
Entre as atribuições do atendente publicitário está a habilidade de compreender e de se fazer compreendido. Ou seja, cabe ao profissional adequar os termos para exemplos de fácil compreensão, assim o cliente entenderá o que está sendo proposto e também.
Em contrapartida, também é necessário que ele traduza os desejos do cliente para a equipe que executará o trabalho. Por exemplo, o cliente chega ao atendente e diz que não gostou das letras que foram utilizadas no banner de seu site, de acordo com o mesmo, ele gostaria que fosse mais básico.
O atendente passará para a equipe que o cliente não se agradou com o modelo de tipografia escolhida. Desta forma, é necessário adequá-la para famílias mais básicas e com paletas mais sóbrias. Dessa maneira, o time operacional da agência trabalhará com mais segurança e com certeza o resultado final agradará o cliente.
É importante saber vender bem as ideais da agência
Durante o discorrer dos tópicos, já ficou claro que a comunicação é uma protagonista na atuação do atendente publicitário. No entanto, também é necessário saber defender as ideias da agência e contornar às objeções dos clientes.
Diariamente, inúmeras campanhas sensacionais são reprovadas justamente pela ineficiência na explicação da proposta. É preciso entender que vender a ideia é um processo tão importante quanto a sua criação em si. Afinal, um projeto bem executado não vale nada se o cliente não entender a importância de cada tópico desenvolvido.
Um bom atendente publicitário entende que existe um abismo entre simplesmente enviar um conteúdo e enviá-lo com a explicação sobre o processo criativo por trás de cada ponto.
Dessa forma, fica fácil do cliente entender os elementos utilizados e o motivo pelo qual eles foram escolhidos. Além disso, demonstra mais técnica, credibilidade e contribui para a diminuição das objeções.
Um bom discurso alinhado com bons matérias garante maior sucesso. Ou seja, a construção de um storytelling pode agregar pontos positivos para a agência.
Entender diferentes segmentos de mercado
Além de uma capacidade comunicacional impecável, o atendente publicitário precisa compreender a dinâmica de diferentes modelos de negócio. Dessa forma, fica mais fácil de oferecer aos clientes soluções coerentes com o que eles procuram.
Afinal, cada empresa tem suas peculiaridades, pontos positivos, negativos e oportunidades de expansão.
Por isso, é importante manter-se atualizado e ter um bom repertório de referências. É desejável que o atendente publicitário buque sempre aperfeiçoamento profissional e estude constantemente sobre os nichos mercadológicos.
Habilidades indispensáveis
Além das habilidades citadas anteriormente, o profissional de atendimento publicitário precisa desenvolver um conjunto de aptidões para ser considerado atraente para o mercado de trabalho. Confira:
Habilidade em contornar objeções: é importante desenvolver formas de contornar possíveis negativas e solucionar problemas durante o processo de desenvolvimento do trabalho.
Auto-gestão de tempo: o dia a dia de um atendente publicitário pode ser agitado. Por isso, é essencial que o profissional consiga gerir bem o seu tempo e cumprir com as agendas da agência.
Raciocínio lógico para entendimento e apresentação de relatórios: é preciso compreender números, métricas e termos inerentes ao segmento em que o atendente publicitário atua. Por isso, é necessário desenvolver um bom raciocínio logico para compreensão e propagação do conteúdo desenvolvido pela agência.
Conhecimento técnico: o atendente publicitário precisa dominar o segmento que representa. Dessa forma, quanto mais conhecer, maiores serão os recursos para orientar o time de produção e apresentar de forma atrativa as entregas da agência para o cliente.
A atuação desses profissionais é indispensável no mercado publicitário. Agora que você entendeu como funciona o trabalho de um profissional de atendimento publicitário, sua atuação e principais habilidades não deixe de acompanhar os outros conteúdos produzidos em nosso portal.
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