InícioDicasMercado de trabalhoO que faz um atendente publicitário e qual é a sua importância para as agências?

O que faz um atendente publicitário e qual é a sua importância para as agências?

Você sabe o que faz um profissional do atendimento publicitário? Esse serviço é imprescindível na dinâmica de uma agência, já que este profissional é o responsável pela construção da ponte entre a empresa e o cliente. Dessa forma, os projetos ficam alinhados aos objetivos dos clientes e aos valores estabelecidos pelo time comercial.

O atendimento publicitário é o primeiro contato que o cliente terá com os serviços ofertados pela agência. Por isso, é muito importante que esse profissional esteja preparado. Afinal, cabe a ele fazer a mediação entre ambos os lados e transmitir com eficiência o que deve ser feito (desejo do cliente) e o que pode ser feito (trabalho da equipe).

A eficiência do trabalho desse profissional pode ser a chave para o sucesso ou fracasso de um projeto. Diante disso, é importante conhecer algumas características indispensáveis para um bom atendente publicitário.

Saber escutar

Você consegue imaginar um serviço de atendimento que funcione bem com um atendente que não sabe te ouvir? Pois é. Pode parecer obvio, porém, ouvir com atenção é um pré-requisito para os profissionais da área de atendimento publicitário.

Afinal, não adianta o profissional possuir inúmeras técnicas e conhecimentos sobre as soluções de marketing e publicidade se ele não conseguir destrinchar os reais problemas dos clientes.

Além de apenas escutar, é preciso ter ouvidos bastante treinados para identificar os principais pontos de impacto de cada cliente e, desta forma, adaptar o discurso para a linguagem publicitária adequada.

Perguntar de forma inteligente

É importante desenvolver a consciência de que em boa parte dos casos, os clientes não irão conseguir expressar de forma efetiva o que eles desejam. Sobretudo, em como a solução que eles esperam se adequa aos objetivos da empresa ou serviço.

Por isso, cabe ao atendente publicitário adequar o discurso e identificar os pontos que podem ser desenvolvidos. Isso é bem comum, afinal, muitos conceitos publicitários e de marketing são novos. Em decorrência disso, muitas empresas apresentam alta imaturidade digital.

Cabe a esse profissional da área de publicidade fazer as perguntas certas, a fim de obter as informações necessárias para a construção de um briefing assertivo.

Adequar a linguagem

As áreas de publicidade, propaganda e marketing são repletas de termos técnicos. Por isso, quase sempre a linguagem do cliente será diferente do que é utilizado dentro das agências.

Entre as atribuições do atendente publicitário está a habilidade de compreender e de se fazer compreendido. Ou seja, cabe ao profissional adequar os termos para exemplos de fácil compreensão, assim o cliente entenderá o que está sendo proposto e também.

Em contrapartida, também é necessário que ele traduza os desejos do cliente para a equipe que executará o trabalho. Por exemplo, o cliente chega ao atendente e diz que não gostou das letras que foram utilizadas no banner de seu site, de acordo com o mesmo, ele gostaria que fosse mais básico.

O atendente passará para a equipe que o cliente não se agradou com o modelo de tipografia escolhida. Desta forma, é necessário adequá-la para famílias mais básicas e com paletas mais sóbrias. Dessa maneira, o time operacional da agência trabalhará com mais segurança e com certeza o resultado final agradará o cliente.

É importante saber vender bem as ideais da agência

Durante o discorrer dos tópicos, já ficou claro que a comunicação é uma protagonista na atuação do atendente publicitário.  No entanto, também é necessário saber defender as ideias da agência e contornar às objeções dos clientes.

Diariamente, inúmeras campanhas sensacionais são reprovadas justamente pela ineficiência na explicação da proposta. É preciso entender que vender a ideia é um processo tão importante quanto a sua criação em si. Afinal, um projeto bem executado não vale nada se o cliente não entender a importância de cada tópico desenvolvido.

Um bom atendente publicitário entende que existe um abismo entre simplesmente enviar um conteúdo e enviá-lo com a explicação sobre o processo criativo por trás de cada ponto.

Dessa forma, fica fácil do cliente entender os elementos utilizados e o motivo pelo qual eles foram escolhidos. Além disso, demonstra mais técnica, credibilidade e contribui para a diminuição das objeções.

Um bom discurso alinhado com bons matérias garante maior sucesso. Ou seja, a construção de um storytelling pode agregar pontos positivos para a agência.

Entender diferentes segmentos de mercado

Além de uma capacidade comunicacional impecável, o atendente publicitário precisa compreender a dinâmica de diferentes modelos de negócio. Dessa forma, fica mais fácil de oferecer aos clientes soluções coerentes com o que eles procuram.

Afinal, cada empresa tem suas peculiaridades, pontos positivos, negativos e oportunidades de expansão.

Por isso, é importante manter-se atualizado e ter um bom repertório de referências. É desejável que o atendente publicitário buque sempre aperfeiçoamento profissional e estude constantemente sobre os nichos mercadológicos.

Habilidades indispensáveis

Além das habilidades citadas anteriormente, o profissional de atendimento publicitário precisa desenvolver um conjunto de aptidões para ser considerado atraente para o mercado de trabalho. Confira:

Habilidade em contornar objeções: é importante desenvolver formas de contornar possíveis negativas e solucionar problemas durante o processo de desenvolvimento do trabalho.

Auto-gestão de tempo: o dia a dia de um atendente publicitário pode ser agitado. Por isso, é essencial que o profissional consiga gerir bem o seu tempo e cumprir com as agendas da agência.

Raciocínio lógico para entendimento e apresentação de relatórios: é preciso compreender números, métricas e termos inerentes ao segmento em que o atendente publicitário atua. Por isso, é necessário desenvolver um bom raciocínio logico para compreensão e propagação do conteúdo desenvolvido pela agência.

Conhecimento técnico: o atendente publicitário precisa dominar o segmento que representa. Dessa forma, quanto mais conhecer, maiores serão os recursos para orientar o time de produção e apresentar de forma atrativa as entregas da agência para o cliente.

A atuação desses profissionais é indispensável no mercado publicitário. Agora que você entendeu como funciona o trabalho de um profissional de atendimento publicitário, sua atuação e principais habilidades não deixe de acompanhar os outros conteúdos produzidos em nosso portal.

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