InícioGraduaçãoPublicidade e Propaganda6 fatos que você precisa saber sobre o mercado de Publicidade e Propaganda

6 fatos que você precisa saber sobre o mercado de Publicidade e Propaganda

Se você é criativo, tem perfil analítico e se comunica com facilidade, o curso de Publicidade e Propaganda pode ser uma boa escolha. Essa graduação prepara os profissionais para um mercado bem amplo e valorizado.

No entanto, é importante conhecer como essa área funciona e quais as oportunidades que ele oferece. Por isso, separamos alguns fatos sobre as atribuições de um publicitário e o seu nicho de atuação. Confira:

1. Existem muitas possibilidades de atuação

Se você gosta da ideia de ter possibilidades de atuação amplas, a formação em Publicidade e Propaganda te garantirá uma série de funções que você poderá exercer.

Os publicitários podem trabalhar com atendimento publicitário, planejamento, criação, produção artística, textual e entre muitas outras funções.

Embora as agências sejam notoriamente conhecidas como ambientes de trabalho do publicitário, é possível desempenhar outras funções fora delas. Tais como analista de mídias sociais, analista de SEO, web designer, diretor de arte ou fotografia, diretor de marketing, copywriter, produtor de eventos e até mesmo trabalhar como autônomo.

E se você gosta da ideia de trabalhar por conta própria, existem inúmeras oportunidades para o publicitário freelancer. Basta ter um computador e uma boa conexão com a internet.

2. O publicitário é um profissional multitarefas e versátil

Este é um tópico que esbarra no anterior. Justamente por ter muitas opções de atuação e ser necessário para diferentes tipos de frente de trabalho, o profissional de Publicidade se torna multitarefas.

Os publicitários costumam ser cotados por empresas que buscam o fortalecimento de suas marcas, ou até mesmo para que políticos conquistem seu espaço entre os cargos públicos.

O profissional de Publicidade é capaz de desenvolver técnicas que convençam e conquistem o público, além de ajudarem no desenvolvimento da construção de autoridade e respeito de empresas, marcas e serviços.

Por isso, é possível que o profissional de Publicidade e Propaganda desenvolva em sua atuação de rótulos até estratégias eleitorais.

3. Observação é um sentido primordial para o publicitário

O profissional que deseja alcançar destaque nesta área precisa treinar sua habilidade de observação, apuração e pesquisa. Afinal, é preciso estar atualizado e atento diante das demandas mercadológicas.

Um bom publicitário precisa ter ou desenvolver as seguintes habilidades:

Criatividade

Embora não seja primordial para a execução de suas tarefas, a criatividade coloca o publicitário em um patamar de destaque. Afinal, ele desenvolverá com maior facilidade suas atribuições.

Boa comunicação e facilidade em trabalhar em equipe

É fato que o processo de comunicação do mercado publicitário é indispensável. Afinal, todo o seu trabalho será baseado nisso. Porém, também é importante trabalhar bem com a sua equipe e ter uma boa sinergia nas entregas, já que campanhas, briefings e peças em geral são realizadas em conjunto.

Lidar bem com metas e prazos

O cotidiano do publicitário envolve metas e prazos. Por isso, é importante lidar bem com eles e ter um perfil dinâmico e proativo para não ficar para trás.

Ser um ótimo observador e ouvinte

O publicitário precisa conseguir buscar soluções para os problemas do cliente. Isso só acontece com uma boa capacidade de observação e audição. Dessa forma, a identificação do que pode ser feito pelo cliente torna-se muito mais simples e intuitiva.

4. Publicidade e tecnologia estão intimamente relacionadas

Mesmo que tecnologia não seja a sua praia, é preciso estar atento às mudanças que surgem em função do avanço tecnológico.

Afinal, as produções publicitárias são vinculadas em diversos tipos de mídia que envolvem diferentes tipos de tecnologia. Para o cotidiano do publicitário, não dominar uma nova ferramenta midiática de ampla difusão pode ser um grande problema.

Por isso, é preciso que as campanhas publicitárias se adaptem ao funcionamento específico de cada canal. Enquanto publicitário, você deverá aprender sobre diversas ferramentas, que vão desde softwares de edição de imagem, até as técnicas de análise de comportamento do mercado através de Big Data.

Mas, calma, não é motivo para desespero. Afinal, novas tecnologias e canais digitais surgem o tempo todo. Você precisa dominar apenas todos os elementos, técnicas e tecnologias que envolvem sua atividade específica enquanto publicitário.

Lembrando que na área de Publicidade e Propaganda você escolhe qual será de área de atuação. Desta forma, fica mais fácil de direcionar a sua atenção para atividades que combinam mais com as suas habilidades.

5. A graduação importa

Você já deve ter ouvido que para ser publicitário não é preciso ter diploma. É importante estar ciente que as principais empresas prezam por profissionais com ensino superior. Sobretudo, se você for um novo talento, a formação te abrirá muitas portas.

Essa valorização e priorização por profissionais formados em Publicidade e Propaganda acontece porque, na faculdade, o estudante aprende sobre uma série de conceitos e estratégias que serão utilizadas ativamente no dia a dia de seu trabalho.

Além disso, na grade curricular, também é possível aprender sobre inúmeras ferramentas técnicas, que em muitos casos são requisitos mínimos para as contratações na área publicitária.

Vale ressaltar que além dos conhecimentos que serão desenvolvidos ao longo do curso, o diploma e a vivência no ambiente acadêmico são muito importantes para a criação de contatos que já integram o mercado publicitário. Estar matriculado no ensino superior também te garante inúmeras oportunidades de estágio, que mais tarde podem se tornar um trabalho efetivo.

6. Continuar se aperfeiçoando é necessário

Para garantir o seu espaço no mercado e progredir na carreira, o profissional de Publicidade e Propaganda precisa manter-se atualizado. Um bom caminho é investir nas especializações que acompanham as novas exigências no mercado.

Um exemplo de nicho de atuação que pode ser aprimorado através de especializações é o marketing digital, que envolve inúmeras oportunidades dentro do Inbound Marketing, Social Mídia e Marketing de Conteúdo.

Com as atualizações mercadológicas e uma demanda digital latente, a tendência é que o mercado  cresça ainda mais nos próximos anos. O que significa um terreno promissor para os que dominam as técnicas de geração de conteúdo online.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

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