InícioGraduaçãoVale a pena cursar Publicidade e Propaganda?

Vale a pena cursar Publicidade e Propaganda?

Ultimamente, muitos profissionais que já atuam no mercado de Publicidade e Propaganda (PP) nem sequer tem alguma categoria de graduação, especialização ou curso ligado à área de criação, planejamento, entre outras. 

Contudo, desempenham de forma qualificada as suas atividades diárias, entregam campanhas, estratégias e outros tipos de trabalhos ligados ao mundo da propaganda e da publicidade com certa excelência. Porém, estamos falando aqui de exceções.

Foco na formação acadêmica

Ou seja, pessoas com predisposição. Em síntese, pessoas com afinidade grande com a área de persuasão, vendas e uma capacidade de comunicação verbal e escrita que podemos classificar como “fora da curva”.  

Entretanto, com os outros 99% dos profissionais do mercado, as necessidades de formação serão sempre indicadas para o melhor exercício do que consideramos como boas práticas. Seja na comunicação social de modo geral. E, consequentemente, nas habilitações ligadas a ela: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e as Relações Públicas.

Vale a pena cursar Publicidade e Propaganda?

Base teórica

Primeiramente, o curso de PP fornece aos seus estudantes uma base teórica fundamental para os dias futuros no meio profissional. Mesmo que em um primeiro momento você seja um aluno que não goste de teoria e elas lhe cansam só de ouvir falar, pode ter certeza que elas vão lhe ser úteis em diversos momentos.

Ainda mais na hora de sustentar as suas defesas de campanhas junto aos clientes, visando aprovação das suas ideias, criações e estratégias. Segundo, no momento de participar de uma concorrência e providenciar um projeto com as suas justificativas e conceitos.

Aprendizagem x Erro

Uma das principais respostas para a pergunta do artigo –Vale a pena cursar Publicidade e Propaganda? – é a chance e oportunidade que os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda tem de aprenderem com seus erros diários.

Afinal, um dos princípios de qualquer nível de aprendizado é o processo que envolve aprendizagem mediante o erro. Por isso, sempre que o aluno está na academia, acaba podendo testar seus conhecimentos teóricos e práticos. Seja nas aulas, provas, exames, trabalhos, concursos e prêmios internos. E ainda, obter um feedback de cada uma dessas experiências.

Consequentemente, temos nisso um aprendizado constante que só um curso superior de Publicidade e Propaganda pode oferecer aos seus alunos e futuros profissionais.

E que, certamente, vai se repetir em algum momento de suas carreiras. 

Ao contrário do mundo profissional real, onde você não pode errar como se fosse um estudante. Já que erros custam contratos, contas, clientes e resultados no caixa da sua empresa, agência, etc.

Pesquisas e projetos de longo prazo

Outro ponto importante do curso de PP é a possibilidade de se envolver com a parte de pesquisas e projetos de longo prazo. Existem casos, em que alunos entram já no segundo semestre de faculdade e concluem o curso bastante especializados em um assunto. 

Independente da área da comunicação ou tese desses estudos, os alunos têm chance de estar em contato constante com veteranos e professores com seus diversos conhecimentos. Sem falar nas oportunidades de bolsas de estudo e subsídios voltados para determinada pesquisa.

Logo, quando se formar, o estudante que participou de pesquisas temáticas sai com diversos conhecimentos a mais em relação aos outros estudantes. Consolidando assim, a sua formação acadêmica em ciências da comunicação com habilidade em Publicidade e Propaganda.

Networking

Quem falou para você que na faculdade não se faz networking? Quem pronunciou essa frase nunca cursou uma universidade ou não soube aproveitar para criar uma rede de contatos e relações.

Outro dos pilares das IES (Instituições de Ensino Superior) é o contato entre pessoas proporcionado pelo ambiente acadêmico. Alunos com alunos, alunos com professores, bolsistas com coordenação, e por aí vai.

Enfim, a universidade é o lugar ideal para iniciar os contatos junto aos profissionais da área. Isso ocorre junto aos seminários, eventos de comunicação a serem realizados periodicamente nas esferas regionais, nacionais e até internacionais.

Definitivamente, com a chegada do 5G e das diversas redes sociais, este networking ficou ainda mais rápido e fértil. Agora, um estudante de PP pode se relacionar com estudantes e professores de outros locais distantes geograficamente.

Logo, uma base de contatos e relacionamentos é muito bem-vinda no dia a dia profissional. E na academia ela começa desde cedo.

Aprendendo as boas práticas de comunicação e PP

Sempre vale a pena cursar Publicidade e Propaganda quando você tem professores qualificados, com conhecimentos técnicos e práticos em relação ao mercado de trabalho.

Ainda mais quando você tem direcionamento sobre as boas práticas da área de comunicação, o cotidiano das agências, implementação de projetos, atendimento publicitário, estratégias de comunicação e tudo mais que envolve os desafios da profissão.

Quem nunca estudou em um curso superior de PP, jamais vai ter uma noção ampla do que são boas práticas na área. Acabando por estar sujeito a erros contínuos, avaliações equivocadas e falta de conhecimento em momentos de grande pressão.

Sempre vale a pena ter o direcionamento de profissionais e professores com mais trânsito no mercado de trabalho e no embasamento teórico. Já que muito do que você aprende na faculdade vai ser aplicado em uma agência de publicidade, marketing digital e outras organizações.

Sobre o mundo acadêmico e a ciência da comunicação

O mundo acadêmico e a ciência da comunicação trabalham juntas. E muito do que você vai viver no curso faz parte do dia a dia no local de trabalho. 

Não se trata de menosprezar as pessoas que não cursaram esta graduação. Mas, sim uma forma de mostrar a importância da formação superior para o exercício profissional sem margens de erro. Corrigindo, diminuindo as chances de erros. Já que eles serão constantes no mundo real e da pressão da publicidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.