InícioDicasOrientação vocacionalRelações Internacionais: qual o perfil do profissional?

Relações Internacionais: qual o perfil do profissional?

Você é uma pessoa comunicativa e que gosta de resolver conflitos? Além disso, se interessa por política e o que vem acontecendo no mundo? Provavelmente, o curso de Relações Internacionais é perfeito para você!

O profissional formado na área de Relações Internacionais é responsável por negociação, formulação de políticas e análise de contextos internacionais. O analista internacional ainda trabalha gerenciando as relações entre povos de diferentes países.

Entre as principais características para um profissional da área estão: domínio de diferentes idiomas, boa comunicação, capacidade de negociação e ampla visão de mundo.  Caso você não domine alguma dessas habilidades elas serão desenvolvidas ao longo da formação.

Ficou interessado na graduação? Continue lendo o artigo que vamos te contar todos os detalhes da faculdade de Relações Internacionais, o mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais formados na área.

Como é o curso de Relações Internacionais?

A graduação busca preparar os estudantes para  lidar com conflitos e relações entre nações, povos e empresas internacionais. Entre os setores que os alunos são qualificados para lidarem durante o curso são, por exemplo: economia, política, militares, social, cultural, militar, comercial e direito.

Além disso, o curso de Relações Internacionais é de modalidade de bacharelado e tem duração média de quatro anos. O estudante ainda pode escolher pelo ensino à distância ou presencial para graduação.

Ao longo da formação, são estudados conteúdos de História, Economia, Sociologia, integração regional e papel das organizações. Contudo, as disciplinas da faculdade tem como foco Economia, Política e Direito. Portanto, o curso de Relações Internacionais envolve muita leitura, interpretação de texto e domínio de línguas estrangeiras.

Para se preparar para o mercado de trabalho, o curso ainda oferece simulações de negociações nas áreas de atuação da profissão. Como, por exemplo, política, negociações comerciais, empresariais e diplomáticas. Dessa forma, os estudantes são impulsionados a testar os conhecimentos na profissão e com conteúdos nas áreas de Estatística, Filosofia, Psicologia e Geografia.

Para concluir a graduação, a maioria das instituições de ensino, exigem o teste de proficiência em inglês e trabalho de conclusão de curso (TCC) para conseguir o diploma de ensino superior.

Quais as disciplinas do curso de Relações Internacionais?

O profissional de Relações Internacionais deve saber analisar as tendências mundiais, conciliar culturas, facilitar negociações, rever perdas e conciliar culturas. Por isso, durante a formação são ministradas aulas voltadas para preparar os estudantes para aprender a lidar com todos esses setores.

Conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a grade curricular do curso deve contar com quatro temas principais. São eles: formação estruturante, formação interdisciplinar, formação Profissional e formação complementar.

Dessa forma, fazem parte da graduação conteúdos de, como, por exemplo, Ciências Sociais, Geografia, Direito, Economia, Ética, Sociologia e Estatística. Durante a graduação, as principais materiais que os estudantes têm contato são:

Antropologia e Cultura Brasileira

Análise da Política Externa das Grandes Potências

Ciência Política e Teoria do Estado

Direito Internacional

Economia Brasileira Contemporânea

Economia e Política Internacional

Formação da Política Externa do Brasil

Geopolítica e Geoestratégia

História das Relações Internacionais

História das Relações Internacionais

Paradiplomacia e Atores não Governamentais

Política Externa do Brasil e o Desenvolvimentismo

Segurança e Conflitos Internacionais

Sistemas Políticos

Relações Internacionais da América Latina

Ainda vale lembrar que o curso de Relações Internacionais é dividido em oito semestres e tem duração de quatro anos para conclusão. Ao final da graduação o estudante recebe o diploma de Bacharel de Relações Internacionais.

Quais as características de um bom Analista Internacional?

Como toda profissão o Analista Internacional precisa contar com habilidades para se destacar na área e obter sucesso.  Os estudantes do curso de Relações Internacionais adquire a maior parte das características importantes durante a faculdade e com as experiências no mercado de trabalho.

Já foi dito anteriormente que no perfil do profissional de Relações Internacional é importante ter boa comunicação, domínio de outros idiomas e tenha uma boa visão sobre o mundo. Para isso é imprescindível domínio em geografia, história, economia, política e a cultura de cada continente.

Entretanto, só isso não é suficiente para se tornar um bom analista internacional é importante ter outras características também. Como, por exemplo, capacidade de compreender diferenças, pensamento estratégico, vontade de conhecer novas culturas e adaptabilidade.

Ainda é importante gostar de estudar teoria, de se envolver em debates, saber mediar e encontrar soluções para problemas. Além disso, é essencial gostar de aprender e ter facilidade para estudar outros idiomas.

Quais são as oportunidades para formados na área? 

Após concluir a graduação o recém-formado está apto a trabalhar em setores diferentes na área de Relações Internacionais. Estão entre as funções disponíveis para os profissionais de diplomacia, política internacional, análise de conjuntura econômica e social, planejamento estratégico, inteligência competitiva, assessoria de governos e empresas.

Além disso, podem trabalhar em negociações internacionais, análise de riscos políticos, pesquisa acadêmica, consultorias estratégicas e operações financeiras internacionais. O profissional ainda pode escolher trabalhar em empresas privadas ou governamentais.

Contudo, vale destacar que onde mais são oferecidas oportunidades de trabalho para especialistas em Relações Internacionais são em órgãos governamentais. Dessa forma, estão entre os principais setores para os profissionais da área o de Diplomacia, consultoria e mercado exterior.

Vale ressaltar que para trabalhar como Diplomata é necessário passar pelo processo seletivo, com provas de conhecimentos gerais, português, história, geografia, direito e política internacional, inglês, proficiência em um segundo idioma. Além de ter que se formar em um Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco.

Entretanto, para aqueles que sonham com o cargo o processo vale a pena e os salários são atrativos. Os rendimentos de um diplomata no início da carreira são em torno de R $19 mil.

Onde cursar Relações Internacionais?

Então, caso seu sonho seja cursar a graduação de Relações Internacionais é preciso, antes de qualquer coisa, procurar uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Somente assim, seu diploma terá validade no país. Como dito anteriormente, você pode escolher cursar a graduação tanto na modalidade presencial ou a distância.

Sendo assim, uma faculdade que oferece o curso de Relações Internacionais em sua grade é a Anhanguera. Os estudantes interessados na área encontraram mensalidade a partir de R$350,00 e a modalidade oferecida pela instituição de ensino é o EAD.

Por fim, espero que você tenha consigo esclarecer suas dúvidas sobre a graduação de Relações Internacionais e esteja mais preparado para escolher a sua faculdade preferida. Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.