O mundo da tecnologia cresce rapidamente. Dessa maneira, novas profissões surgem nos últimos anos e, para se manter dentro deste mercado competitivo, é preciso estar preparado.
Com as inovações, as empresas notaram que a necessidade de uma mudança de hábitos e, assim, passaram a utilizar ferramentas digitais para análise de dados. Mas, afinal, o que faz um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Esse profissional é responsável por coletar e analisar dados de uma empresa com o objetivo de desenvolver estratégias de melhorias para a instituição. Ou seja, esse profissional é responsável pela inovação através da análise de dados nas plataformas digitais e pelos roteiro que expressem, em dados, o melhor desempenho nos resultados da empresa.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o caminho para se tornar um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, além de, é claro, quais os valores da remuneração desse profissional.
O que você verá neste artigo:
Como é o curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Quem se interessar pelo curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, terá de gostar de números (Matemática), Estatística, Programação e Marketing. Por ser uma área muito atuante na inovação, o curso ensinará, também, a utilização de algumas ferramentas digitais e uma base de programação.
O curso é uma graduação tecnológica e tem duração de 2 anos e meio (5 semestres). No curso, além de desenvolver seu senso crítico e analítico, você também aprenderá sobre métodos ágeis da Tecnologia da Informação (TI), além dos conceitos de coordenação corporativa e roteiro de storytelling.
Com a grade curricular, é possível desenvolver várias habilidades que serão fundamentais para o seu sucesso na carreira. Conheça algumas disciplinas do curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados:
- Administração e Negócios;
- Algoritmos e Programação Estruturada;
- Análise Exploratória de Dados;
- Arquitetura de Dados;
- Atividade Complementar;
- Bancos de Dados em Nuvem;
- Bancos de Dados Não Relacionais;
- Data Mining;
- Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
- (Ed) Cultura Digital;
- (Ed) Design Thinking;
- (Ed) Marketing Digital;
- (Ed) Mindset Ágil;
- (Ed) Projeto de Vida;
- Governança de Dados;
- Linguagem de Programação;
- Lógica Computacional;
- Matemática Básica;
- Modelagem de Dados;
- Monitoramento e Indicadores;
- Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
- Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
- Programação Orientada a Objetos para Dados;
- Projeto de Software;
Essas e outras disciplinas estão disponíveis no curso de Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Portanto, são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho estratégico dentro de uma organização, sempre voltado para ações de inovação e desenvolvimento tecnológico. Portanto, ao final dos dois anos de curso, o estudante sairá tecnólogo em Inteligência de Mercado e Análise de Dados.
Quais são as habilidades necessária para o profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Como em qualquer área de atuação, o mercado de trabalho para Inteligência de Mercado e Análise de Dados exige profissionais bem capacitados e com boa visão analítica de negócio. Como esse profissional atua em uma área mais estratégica dentro das empresas, o mesmo precisa desenvolver algumas habilidades para se destacar.
Caso seja seu interesse, saiba que a sua carreira profissional em Inteligência de Mercado e Análise de Dados vai depender mais de você do que qualquer outra pessoa ou instituição. Por isso, preparamos algumas dicas essenciais para você que deseja atuar neste mercado.
Antes de mais nada, é muito importante saber quais são algumas competências bases dessa profissão. Por se tratar de uma área muito analítica, gostar de Matemática, em geral, é fundamental para o desenvolvimento profissional. Gostar de tecnologia e inovação também é critério essencial.
Como essa área lida com decisões complexas, esse profissional precisa apresentar um perfil bem analítico. Assim, poderá gerar dados e ideias que resolvam os problemas da empresa, além de tomar boas decisões.
Outro critério é ter um perfil detalhista, pois os números nunca erram. Através da análise de dados, é possível encontrar informações importantes para o desenvolvimento da empresa de forma mais assertiva.
Ser focado, saber trabalhar de forma organizada e ter boa concentração para analisar dados são outras exigências para o trabalho com Inteligência de Mercado e Análise de Dados. Além disso, de saber trabalhar em equipe é fundamental, pois, auxilia no desenvolvimento de toda estratégia definida.
Como está o mercado para Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
Não é de hoje que, para as empresas se tornarem ainda mais competitivas no mercado, precisam conhecer bem seus concorrentes e desenvolver estratégias que as destaquem das demais. Por isso, esse mercado de Inteligência de Mercado e Análise de Dados está crescendo tanto no Brasil quanto no mundo.
Porém, ainda há uma carência muito grande de profissionais capacitados que possam gerar resultados através da análise de dados. Com a transformação digital dentro das empresas, esse mercado tem tudo para crescer ainda mais.
Quanto ganha um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados?
O analista de Inteligência de Mercado e Análise de Dados ganha, em média, cerca de R$3.655,70 – de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Porém, esse valor pode variar conforme a experiência profissional. Mas, antes de saber quanto cada nível profissional ganha, entenda qual a diferença entre eles:
- Analista Júnior: de 1 até 4 anos de experiência
- Analista Pleno: de 4 a 6 anos de experiência
- Analista Sênior: acima de 6 anos de experiência na empresa
Agora, confira quanto ganha um profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados conforme o nível:
- Profissional Júnior: a média entre empresas de pequeno a grande porte é de R$3.793,19
- Profissional Pleno: a média entre empresas de pequeno a grande porte é de R$4.027,70
- Profissional Sênior: a média entre empresas de pequeno a grande porte é de R$ 4.434,51
O salário do profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados dependerá da empresa na qual trabalha e do nível de experiência. Porém, caso você deseje atuar como profissional de Inteligência de Mercado e Análise de Dados, saiba que não é necessário basear-se apenas nesses valores, pois, existem outras funções da área nas quais atuar.
O teto da profissão no país atualmente é de R$8.349,89 para profissionais do regime CLT com carga horária semanal de 44 horas. Mas, cada cidade terá sua média salarial. Esses dados foram retirados do site salario.com – lá, você terá mais informações sobre valores e pretensão salarial em cada cidade do país.
Quer saber mais sobre o que é Inteligência de Mercado de Análise de Dados? Leia aqui!