A tecnologia ganha cada vez mais espaço em diferentes áreas do conhecimento, sobretudo no meio educacional. No século XX e anteriores, era quase impossível imaginar a associação de práticas e metodologias de ensino com enfoque na parte tecnológica.
Hoje já é fácil pensar na questão e muitas são as instituições de ensino básico e superior que adotam propostas educacionais vinculadas à tecnologia e inovação. Nesse sentido, precisamos entender a importante parceria entre educação e tecnologia no século XXI.
O que você verá neste artigo:
Mas, afinal, o que é tecnologia?
Antes de entender o conceito de tecnologia, cabe destacar a origem da palavra. Assim como muitas das palavras conhecidas nos idiomas ocidentais, a palavra provém do grego “tekhne“, que significa técnica, arte ou ofício.
O conceito de tecnologia está ligado a uma área do conhecimento que abriga um conjunto de técnicas, processos, metodologias, investigação, produção de itens/equipamentos. Tudo isso por intermédio do método científico. Nesse sentido, a tecnologia está diretamente relacionada à ciência.
Tecnologia e educação na Era Digital
Os primeiros indícios da tecnologia relacionada à educação datam do início da Era Digital – meados do século XX – quando o mundo passou por transformações nos processos de produção de bens e, principalmente, de conhecimento.
Um grande marco nesse processo se refere à informatização. Quando surge o primeiro computador, o mundo começa a apontar para um período digital que vem evoluindo até os tempos modernos.
Porém, em sua origem e nas primeiras práticas tecnológicas, a educação, muitas vezes, não era associada ao campo. Assim, apenas determinadas áreas ou cursos de graduação utilizavam a tecnologia e eram considerados parte da mesma.
Tecnologia na educação de pessoas
Contudo, no decorrer dos anos e devido à ampliação do conceito, hoje é possível falar sobre a tecnologia na área da educação de pessoas.
Com um mundo cada vez mais digital e informatizado, surgem os dispositivos e aplicativos que visam auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, exigindo que as escolas de educação básica, faculdades e universidades adotem a parceria entre tecnologia e educação.
A parceria fundamental entre educação e tecnologia
Com a chegada do século XXI, as instituições de ensino têm sentido cada vez mais necessidade de atuarem em conjunto com a tecnologia. Isso porque já foi comprovada a eficácia do uso de computadores, internet e tecnologias de informação e comunicação (TICs) em sala de aula.
Dessa forma, os cidadãos têm buscado possibilidades de formação acadêmica que estejam aliadas aos processos tecnológicos vigentes, tais como:
- escolas que utilizam ferramentas disponíveis na internet em diferentes disciplinas;
- faculdades e universidades com estrutura tecnológica adequada para atender cursos de graduação;
- exigência de professores que atuem na área docente utilizando a tecnologia como parte da atuação.
Instituições de ensino e seus professores devem compreender quais são os reais objetivos no uso da tecnologia, bem como a escolha de ferramentas que façam diferença na formação dos alunos. Dessa forma, será possível compreender melhor os anseios da sociedade sobre tecnologia e educação.
É importante mencionar que a relação entre ambas deve ser de cooperação, adaptada conforme o nível de ensino ou curso superior. Pois, ainda na área educacional, há profissionais resistentes à tecnologia por não entenderem essa relação de parceria, achando que a tecnologia vai se sobrepor sobre a educação.
Por conseguinte, uma formação acadêmica que prepare os professores para compreenderem a tecnologia como uma importante ferramenta de ensino faz toda a diferença. O pleno domínio tecnológico e a busca por ferramentas que façam sentido ao trabalho tornarão o processo mais produtivo.
Principais ferramentas tecnológicas utilizadas na educação de pessoas
Aplicativos e plataformas para produção de textos
No mercado, há plataformas e aplicativos nos quais os estudantes podem produzir textos/redações e receberem a correção via a própria plataforma.
Um exemplo disso é a plataforma Letrus, que utiliza inteligência artificial e corretores humanos para uma experiência de produção textual com correção adequada. Além desta, há outras plataformas nacionais e internacionais nas quais o estudante produz textos conforme planos de assinatura.
Ferramentas Google
Com o decorrer do tempo, o próprio Google desenvolveu ferramentas que são amplamente utilizadas para o ensino e aprendizagem em escolas, faculdades e universidades. São diversos programas e aplicativos que podem ser usados gratuitamente pelos usuários do site, tais como:
- Google Classroom: sala de aula online muito utilizada em diversas escolas, permitindo a postagem de materiais, atividades e comunicação entre alunos e professores;
- Google Docs: ferramenta para a produção de textos;
- Google Agenda: permite a organização de uma agenda online para alunos, professores e demais profissionais; Google Drive: pasta digital para armazenamento de arquivos;
- Google Meet: ferramenta para reuniões e aulas online.
Ambientes virtuais e plataformas de aprendizagem
Os ambientes virtuais são comumente utilizados por cursos em modalidade EaD de escolas e universidades. Neste ambiente, é possível postar e organizar cursos, materiais, notícias e vídeos relacionados ao conteúdo em questão.
Ademais, inúmeras escolas, faculdades e até mesmo sistemas de ensino têm investido nisso. Assim, as plataformas de aprendizagem também têm sido utilizadas para tarefas e aulas complementares até mesmo por cursos em modalidade presencial, visto que o aluno possui liberdade para realizar o acesso em qualquer lugar.
Ferramentas de gestão
Inúmeras instituições de ensino têm aberto mão dos papéis em relação aos diários de classe, por exemplo, e adotado as ferramentas de gestão.
Hoje, há no mercado diversas empresas que desenvolvem ferramentas que permitem o registro de faltas, ocorrências, notas e organização de professores, alunos e responsáveis.
Aplicativos, sites e ferramentas de experimentação
Em diferentes cursos ou disciplinas, a prática deve ser constante por parte dos estudantes. Antigamente, só havia a possibilidade de alguns exercícios ou experimentos apenas presencialmente ou em laboratórios. Hoje já existe a possibilidade de acessar sites, aplicativos ou ferramentas que permitem a realização online. É comum que em vários cursos de graduação, inclusive nas áreas médicas e biológicas, os estudantes acessem essas plataformas para a realização de imersões e experimentos.
A tecnologia associada à educação traz ganho a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e deve fazer parte de uma sociedade que pensa na inclusão digital.
Seja qual for a área do conhecimento, nível de ensino ou curso, o mercado tecnológico dispõe de diversos serviços e ferramentas. Essas podem auxiliar alunos e professores em busca da construção de conhecimento em meio à Era da Informação.