InícioPós-graduaçãoEngenharia ElétricaCurso de Eficiência Energética: aprimore seus conhecimentos na área

Curso de Eficiência Energética: aprimore seus conhecimentos na área

Nas últimas décadas, a sociedade viveu uma verdadeira transformação no modo de viver e consumir. Inovações tecnológicas, desenvolvimento de aparelhos que auxiliam no dia a dia e novas técnicas de produção industrial são alguns exemplos de fenômenos que contribuem para um mundo em movimento.

Contudo, frente a esse cenário, surge o desafio de conciliar o avanço tecnológico com a utilização de energia. Esse equilíbrio é considerado muito importante e tem sido buscado por governos, empresas e indivíduos, na tentativa de viabilizar boas condições financeiras, ambientais e evitar escassez de energia. 

Desta maneira, o curso de Eficiência Energética tem cumprido um papel importante ao capacitar profissionais que irão atuar em soluções e estratégias para melhor utilização dos recursos energéticos. 

Que tal descobrir um pouco mais sobre essa formação e ficar por dentro de como é o curso de Eficiência Energética? Acompanhe com a Voomp!

Como é o curso de Eficiência Energética?

O curso de Eficiência Energética é uma pós-graduação lato sensu, voltada principalmente para profissionais que atuem com gestão, engenharia, economia e sustentabilidade. Como o próprio nome sugere, o objetivo é fornecer aos profissionais conhecimentos para que possam adotar práticas e estratégias que favoreçam a utilização de energia de forma racional e eficiente.

Como se sabe, as fontes energéticas não costumam ser infinitas e precisam ser bem administradas, desde a produção até a sua distribuição. Desta forma, a boa gestão da eficiência energética garante que a sociedade se desenvolva com qualidade, sem oferecer riscos ao meio ambiente e sem encarecer os processos. 

Sendo assim, o curso prepara seus alunos para que possuam um olhar atento às práticas de geração, transmissão e distribuição de energia, sempre observando as novas ferramentas tecnológicas que facilitam a boa gestão energética. 

É esse processo, desenvolvido pelo profissional e aprimorado na especialização, que torna possível a utilização eficiente de instalações, equipamentos e máquinas elétricas. Um trabalho que pode ser realizado em diversas escalas e proporções, tanto para atender grandes empresas como para atender indivíduos.

Eficiência Energética a distância: como é o curso?

Atualmente, diversas pós-graduações têm sido ofertadas na modalidade de ensino a distância. Afinal, boa parte do público-alvo são profissionais formados e já inseridos no mercado de trabalho, buscando especialização e atualização no seu segmento de atuação. E nem sempre é fácil conciliar um curso presencial com uma rotina corrida, não é mesmo?

Na modalidade EAD, você tem a possibilidade de se especializar em Eficiência Energética sem frequentar a instituição de ensino e organizando os seus horários de estudo de acordo com a sua disponibilidade. Isso porque o curso acontece a partir de aulas gravadas e disponibilizadas na plataforma online da instituição, onde os alunos acessam os conteúdos, materiais didáticos e atividades.

Se você deseja se qualificar para o mercado de trabalho na área de Eficiência Energética e busca por alternativas mais flexíveis, o curso na modalidade de ensino a distância pode suprir todas as suas expectativas. 

O que se estuda no curso de Eficiência Energética?

A especialização em Eficiência Energética fornece aos alunos uma formação bastante ampla, contemplando os diversos tipos de energia e seus respectivos usos. Como o uso é voltado à utilização eficiente dos recursos, são abordadas estratégias de gestão, de elaboração de projetos elétricos e procedimentos relativos à geração e distribuição de energia

As matérias do curso também possuem um apelo às questões ambientais, tão importantes na área de Eficiência Energética. Além de abordar formas de energia sustentável, o curso oferece uma visão teórica sobre princípios e normas de preservação ambiental, administração de recursos e legislação. 

Para que você conheça um pouco mais das matérias, listamos as disciplinas presentes na especialização em Eficiência Energética da faculdade Anhanguera. Confira! 

  • Eficiência e qualidade de energia 
  • Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica
  • Máquinas elétricas 
  • Energia hidrelétrica e nuclear 
  • Biocombustíveis e biomassa 
  • Energia eólica e solar 
  • Projeto e instalações elétricas industriais 
  • Eficiência energética em cidades inteligentes 
  • Gestão energética: ISO 50.001

Quanto custa cursar a especialização em Eficiência Energética?

O curso de Eficiência Energética pode variar de acordo com a instituição de ensino, no entanto, é possível estabelecer uma média no valor das mensalidades. Na Anhanguera, por exemplo, as mensalidades ficam abaixo de R$ 200. Já em outras faculdades, o custo mensal fica em torno de R$ 200

Você pode conferir as ofertas de cursos de especialização em Eficiência Energética aqui na Voomp! Além de conhecer diferentes opções, ainda pode fazer um teste gratuito por sete dias. Assim, você se certifica de que seu investimento irá contribuir com a sua carreira profissional. Bacana, não?

Quanto tempo dura o curso de Eficiência Energética?

Cursos de pós-graduação lato sensu como as especializações costumam ser ofertadas em tempo reduzido. Afinal, a ideia é que os alunos aproveitem o curso como uma forma de se aprofundar em algum tema, não sendo necessário dedicar anos e anos em mais uma formação.

Desta forma, a imensa maioria das especializações em Eficiência Energética tem duração entre seis e 12 meses. Isso significa que, dentro de um ano, você pode obter o certificado de especialista em Eficiência Energética e dar aquela boa incrementada no seu currículo profissional.

Onde atuar no setor de Eficiência Energética?

O uso eficiente de recursos energéticos ocupa um lugar de grande importância estratégica em lares, empresas e instituições governamentais. No setor privado, especialmente na indústria, onde a utilização de energia ocorre de maneira mais abundante, os profissionais encontram diversos desafios, onde irão gerenciar a utilização de recursos e adequar o uso às normas vigentes. 

Outro espaço em que os profissionais especializados em Eficiência Energética podem atuar é em empresas do ramo energético, como concessionárias de distribuição e empresas de instalações de painéis solares, por exemplo. Um tipo de energia que gera menos custos em longo prazo, além de ser ecológica. 

Por fim, os profissionais do ramo energético podem contribuir com o desenvolvimento de políticas e soluções energéticas no setor público É onde irá atuar buscando gerenciar as diversas etapas que compõem o circuito de produção e distribuição de energia, aplicando princípios de cidades inteligentes.

Enfim, independente da área escolhida, o fato é que os profissionais da área carregam consigo uma grande responsabilidade social, econômica e ambiental, o que faz com que o trabalho seja valorizado. Que tal você investir nesta especialização também?

Conte com a Voomp para promover a transformação na sua carreira profissional. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.