InícioPós-graduaçãoPedagogiaO que é Pedagogia Empresarial?

O que é Pedagogia Empresarial?

Quando pensamos em Pedagogia, normalmente a imagem que nos vem à mente é a de uma sala de aula com alunos e professores, não é mesmo? No entanto, trata-se de um equívoco limitarmos a profissão a este cenário. É por isso que o Voomp decidiu te ajudar a entender melhor sobre o que se trata a Pedagogia Empresarial.

Poucos sabem, mas muitas empresas vêm adotando um caráter formado por diversos investimentos em seus colaboradores. Para tal, os Recursos Humanos ostentam uma nova abordagem, como explica a Faculdade Anhanguera, vendo os colaboradores como parceiros e o capital humano — soma das competências da empresa — como essencial. Nesse sentido, criaram-se excelentes oportunidades para os pedagogos.

Se você tem interesse em cursar Pedagogia, mas busca alternativas de atuações fora da sala de aula, esse texto é para você! Vamos lá?

Pedagogia Empresarial: o que é?

A Universidade Norte do Paraná (Unopar) explica como a Pedagogia Empresarial se trata de um estudo dos métodos, técnicas e estratégias de educação voltadas para o ambiente de trabalho. É por isso que, embora seja voltada para um público diferente, bem como para outras necessidades (agora referentes às organizações), trata-se da mesma área do conhecimento.

Pedagogia Empresarial: o que faz?

Ainda com a Unopar, mais da metade das organizações brasileiras (52%) enfrentam dificuldades na contratação de profissionais qualificados. Esse estudo foi realizado em 2020, o que revela ainda mais a urgência do investimento na área de Pedagogia Empresarial. De acordo com a universidade, são algumas das áreas nas quais o profissional pode atuar:

  • treinamento de pessoas — aqui, o profissional deve identificar e desenvolver as competências necessárias do colaborador para determinado cargo;
  • desenvolvimento humano — nessa área, deve-se desenvolver um plano de logo prazo. Isto é, o profissional deve preparar o colaborador tendo em mente as competências necessárias em toda a sua jornada na empresa;
  • integração de pessoas — o profissional é responsável por promover a entrada de um colaborador na equipe. Essa atuação deriva de contratações e transferências para o setor;
  • desenvolvimento organizacional — nesse sentido, o profissional deve ter em mente o que a organização necessita como tudo e, a partir disso, alinhar todas as estratégias de desenvolvimento de competências.

Além disso, podemos atribuir à Pedagogia Empresarial a grande contribuição para a comunicação interna. Na maioria das empresas, principalmente nas de grande porte, trata-se a comunicação de uma das principais dificuldades. Da mesma forma, é de importante destaque a sua colaboração nos processos de recrutamento e nas avaliações de desempenho. Se pensarmos em um processo seletivo, o profissional de Pedagogia teria um papel mais consultivo.

Poderíamos pensar em inúmeras outras maneiras do pedagogo atuar dentro de uma empresa. No entanto, vamos buscar o último exemplo na busca das empresas por investimento em seus colaboradores e pela redução do turnover (veremos mais sobre isso). Muitas organizações passaram a montar estruturas internas de ensino visando à qualificação de seus funcionários. Nesse sentido, o profissional Pedagogo se torna indispensável para o sucesso dessas empresas.

Pedagogia Empresarial e o turnover

Como vimos no início, existe uma crescente inclinação das empresas em investir nos seus colaboradores. O termo turnover revela qual é a taxa de rotatividade de funcionários. Isto é, trata-se de um levantamento do número de colaboradores que saem de uma determinada organização durante um período de tempo (geralmente um ano).

Se pensarmos em uma empresa com altas taxas de rotatividade, logo entenderemos a existência de possíveis problemas na organização. São alguns exemplos a falta de infraestrutura, a má administração, a remuneração abaixo da média, baixa motivação pessoal e baixo investimento na qualificação do funcionário. Esses dois últimos, por sua vez, seriam facilmente solucionados com o investimento na área de Pedagogia Empresarial em que, através dos profissionais da área, reduziria a taxa de turnover da empresa.

Pedagogia Empresarial: principais atuações

Outra renomada instituição que se preocupa em disseminar informações importantes é a Faculdade Pitágoras. Esta explica como a identificação das demandas dos negócios e dos colaboradores é uma das maiores funções do pedagogo empresarial. Nesse caso, é importante que o profissional se atente não somente aos conhecimentos técnicos, mas também aos aspectos comportamentais. Por exemplo, o trabalho em equipe, a motivação dos funcionários, a comunicação, dentre outros.

A Pedagogia Empresarial deve estar sempre atenta às necessidades da empresa. É imprescindível que se disponibilize recursos para que o pedagogo possa acompanhar aspectos mais densos e minuciosos, como reforçar a missão, a visão e os valores do negócio. Existem diversos depoimentos de colaboradores reforçando a importância desse profissional. Isso, inclusive, na preservação de um bom clima de trabalho e na melhoria de relacionamentos interpessoais.

Outras atuações

Outro exemplo de atuação e desafio — mas como todo e qualquer desafio, também uma oportunidade — do profissional é a identificação de oportunidades e potenciais não explorados. É cada vez mais frequente a necessidade de uma empresa se reorganizar e se reinventar. Veja alguns exemplos:

  • criação de novos setores;
  • desenvolvimento de diferentes estratégias;
  • promoção de funcionários para cargos de liderança;
  • modificação de funções;
  • transformação de equipes.

Ainda com a Faculdade Pitágoras, tratam-se esses exemplos de situações as quais requerem a identificação de oportunidades e de potenciais. Aqui, o profissional deverá, ao acompanhar os funcionários, “observar possibilidades para novas aprendizagens e resultados diferentes”. Consciente de que um negócio sem colaboradores eficientes e habilidosos certamente não terá um bom resultado, o pedagogo empresarial, nesse caso, possui um caráter extremamente estratégico.

Um último exemplo de atuação é como lidar com profissionais que não se interessam em aprender e/ou no seu próprio desenvolvimento. Nesse sentido, podemos comparar com um professor buscando “resgatar” seus alunos dessa inclinação, devendo, portanto, “colocar seus conhecimentos em prática para mudar a realidade”.

Da mesma forma que existem alunos desmotivados, existem profissionais desmotivados. É fundamental que o pedagogo empresarial, compreendendo este fato, busque demonstrar as vantagens de investir na própria carreira, aproveitando as oportunidades oferecidas pela empresa. O colaborador, aqui, entendendo como a organização está investindo nele, sentir-se-á valorizado e, consequentemente, sua motivação será outra.

Pedagogia Empresarial: a sua área!

Caso você esteja pensando em cursar Pedagogia, mas pretende atuar fora da sala de aula, esse texto deve ter te ajudado a entender como isso é possível! Como você pôde ver, trata-se de uma área cada vez mais em alta no mercado, principalmente por essa nova inclinação das empresas.

Se você conseguiu se enxergar atuando como esse profissional, não hesite em investir na sua carreira! Afinal, um pedagogo empresarial, além de investir nos colaboradores, também deve investir em si mesmo. Boa sorte!

E se esse curso não é para você, mas já deu início à faculdade, não se preocupe. Veja aqui 5 sinais de que você deve trocar de curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.