InícioPós-graduaçãoSaúde PúblicaQual a diferença entre saúde coletiva e saúde pública? Saiba mais

Qual a diferença entre saúde coletiva e saúde pública? Saiba mais

A assistência à saúde pode ocorrer de diferentes formas, tanto individualizada como de maneira coletiva. Quando individualizada, estamos falando de serviços pessoais, como consultas de acompanhamento médico, sessões de fisioterapia, entre outros. São serviços voltados às demandas particulares de cada paciente.

Por outro lado, as ações de saúde de maior abrangência buscam assistir grupos e comunidades amplas. Ou seja, são medidas que visam proporcionar bem-estar geral na sociedade, reduzindo os riscos epidemiológicos e fornecendo estrutura para que a saúde coletiva seja preservada.

Conceitualmente, esse tipo de ação de saúde pode ser compreendida dentro das práticas de saúde coletiva e de saúde pública. Contudo, apesar de serem bastante semelhantes, elas possuem algumas diferenças. No post de hoje, é sobre elas que iremos falar.

Então, acompanhe a leitura até o fim e saiba o que são ações de saúde coletiva e saúde pública!

Saúde Coletiva x Saúde Pública: entenda a diferença

Na prática, podemos afirmar que tanto a saúde coletiva quanto a saúde pública possuem o mesmo objetivo. Ou seja, promover a saúde da coletividade em seus mais diversos aspectos. No entanto, embora caminhem no mesmo sentido, as duas áreas possuem metodologias e campos de atuação distintos. 

A saúde pública pode ser entendida como o conjunto de medidas de competência do Estado, através de políticas públicas e diretrizes nacionais de condução da saúde geral. A partir dela, são traçadas estratégias de prevenção, assistência e controle de doenças. São ações direcionadas não somente a um grupo específico, mas para toda a sociedade de maneira irrestrita. 

Já a saúde coletiva tem como foco a assistência a grupos com características mais definidas, unidos através de pontos em comuns. Por exemplo, podemos pensar no desenvolvimento de iniciativas que promovam a saúde de trabalhadores do campo. Para isso, são levadas em consideração aspectos sociais, econômicos e a natureza das atividades desenvolvidas por essas pessoas. 

Portanto, a saúde coletiva pode ser entendida como um recorte da sociedade, que direciona a construção de ações de saúde. Dessa maneira, tanto a saúde pública como a coletiva podem ser praticadas de maneira integrada e trazendo resultados positivos para a ampliação do acesso à saúde. 

Conheça exemplos de ações de Saúde Pública 

Como mencionamos, ações de saúde pública buscam atingir toda a sociedade, a partir da oferta de estruturas e de serviços universais. Dessa forma, as medidas podem ser sentidas pela população de maneira direta ou indireta.

A fiscalização da qualidade da oferta de insumos como água e alimentos, por exemplo, é uma medida de proteção da saúde que faz toda a diferença. No entanto, ela ocorre de maneira sistemática e contínua, através de programas e órgãos oficiais de acompanhamento.

campanhas de vacinação em massa podem ser visualizadas com maior facilidade, uma vez que envolvem diretamente a população. Dessa forma, cabe ao Estado ofertar vacinas e realizar campanhas de incentivo ampliar a cobertura vacinal. Elas podem ocorrer de modo regular ou emergencial, para reduzir índices epidemiológicos, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19.

Além dessas ações, campanhas informativas também fazem parte de medidas de saúde pública. Afinal, muitas doenças podem ser evitadas através de pequenos comportamentos individuais. Dessa maneira, instruir a população sobre riscos e formas de controle podem ser bastante eficazes.

Conheça exemplos de ações de Saúde Coletiva

As medidas de promoção da saúde coletiva podem se aproximar das medidas de saúde em diversos aspectos, através de campanhas de vacinação e fornecimento de informações. Contudo, grupos com determinadas características requerem cuidados especiais, que considerem diferentes variáveis sociais

Grupos como idosos, por exemplo, contam com medidas que favoreçam o envelhecimento saudável. Para isso, podem ser implementados programas de atividade física, com a promoção de atividades em espaços públicos. Ou então, a promoção de espaços de lazer e sociabilidade, que permitam que a população idosa possa ter qualidade de saúde mental. 

Outro exemplo comum de atuação da saúde coletiva é com o foco destinado a grupos de trabalhadores. Muitas profissões apresentam algum grau de risco, como na construção civil, na mineração ou na indústria. Dessa forma, são adotadas medidas que protejam esses trabalhadores, como instruções e fornecimento de equipamentos de proteção.

Enfim, como podemos ver, são medidas que levam em consideração as particularidades do público-alvo, o que influencia diretamente o planejamento das ações.   

Especialize-se com a Voomp!

Bom, agora que já sabe diferenciar as práticas de saúde pública das práticas de saúde coletiva. No entanto, você pode dar um passo a mais e se tornar um verdadeiro especialista no assunto. Isso porque a Voomp oferece ótimos cursos de pós-graduação na área, através de instituições reconhecidas no mercado pela sua qualidade.

Na plataforma, você encontra cursos de capacitação tanto em Saúde Pública como em Saúde Coletiva. Confira algumas das opções disponíveis no marketplace educacional:

  • Especialização em Saúde Pública
  • Especialização em Saúde Coletiva
  • Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família
  • Saúde Pública Baseada em Evidências
  • Gestão de Saúde Pública
  • Saúde Pública: Política, Planejamento e Gestão
  • Saúde e Segurança no Trabalho

Através dos cursos de especialização da plataforma, você irá aprofundar conhecimentos acerca de sistemas de saúde, vigilância epidemiológica, planejamento em saúde, ações preventivas e muito mais. Então, não perca tempo e amplie suas possibilidades com a gente. Dê um Voomp na sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.