InícioDicasOrientação vocacionalGestor de Saúde Pública: 5 Fatos sobre a Profissão

Gestor de Saúde Pública: 5 Fatos sobre a Profissão

Gestor em Saúde Pública é um cargo que exige senso analítico, perfil desafiador e muita criatividade para resolver problemas complexos.

Além disso, é uma profissão muito bem vista no mercado de trabalho. Está pensando em iniciar uma carreira no setor de saúde pública?

Então confira abaixo cinco fatos surpreendentes sobre o Gestor em Saúde Pública no Brasil:

#1: O que faz um Gestor em Saúde Pública?

O Gestor de Saúde Pública possui o objetivo de administrar projetos e ações de forma estratégica no setor público. Em outras palavras, a função do administrador na área da saúde pública consta em analise de processos, gerenciamento de gastos, gestão de pessoas e atividades semelhantes.

Com base nisso, o profissional que gerencia recursos da saúde pública deve estar apto para desenvolver tanto atividades administrativas quanto as que envolvem senso empático.

Atuar na gestão de órgãos governamentais exige conhecimento no sistema público de saúde, visão sistêmica e senso crítico. Além disso, é importante entender as “dores e anseios” dos usuários diretos desse sistema.

Por exemplo, um gestor em saúde pública bem qualificado gerencia pouca verba disponível, distribuição correta de vacinas e medicamentos e fiscalização de leitos.

#2: Quais Cargos que o Gestor de Saúde Pública pode ocupar?

Sabe-se que o gestor de saúde pública está diretamente ligado aos cargos públicos, porém, nada impede que ele atue na rede privada também.

Em sua maioria, no entanto, os profissionais que optam pela profissão de administrador de saúde pública tendem a ocuparem cargos como:

  • Gestor de gastos públicos
  • Analista de dados
  • Gestão Hospitalar
  • Líder de equipe
  • Tesouraria Pública
  • Administração de empreendimentos

Você se identificou com algum dos cargos acima? Temos uma ótima notícia para você!

Somos o único país no mundo em que existe um sistema gratuito de saúde com a expansão que o SUS possui. Aliás, o nosso sistema único de saúde atende 7 em cada 10 brasileiros. Isso ocorre porque a grande maioria da população não possui plano de saúde particular.

Muitos pensam que o SUS se resume somente às filas de espera demoradas e a super lotação, que de fato é um problema a ser resolvido.

O programa também está presente em seu dia a dia como por exemplo, a fiscalização da vigilância sanitária, as campanhas de vacinação e até quando você sofre algum acidente. Sim! Nosso tão precioso SAMU.

Então, são inúmeras fontes de trabalhos para você atuar como gestor de saúde pública.

#3: Qual Perfil do Gestor em Saúde Público?

A pergunta é: existe um perfil específico para tornar-se um gestor de saúde pública?

Saiba que toda profissão requer algumas características e habilidades e, na área da gestão hospitalar pública, não é diferente.

Para engrenar na área de gerenciamento no setor público, você deve ao menos ser hábil em solucionar problemas diários, pressão no trabalho e liderar equipes.

Sem falar que o gestor em saúde pública é flexível em suas tomadas de decisões. É preciso, pois processos e maneiras de executar o trabalho podem mudar, e quem trabalha com altos desafios precisa estar atento a isso.

Cabe a ele criar soluções sustentáveis, como por exemplo otimizar o sistema de agendamento de consultas e adquirir equipamentos mais eficazes.

#4: Quais Oportunidades na Área?

Há lugar no mercado de trabalho para quem deseja ser um gestor de saúde pública?

A resposta é SIM! O mercado está mais aquecido do que nunca. A demanda por profissionais bem qualificados e “fora da curva” é enorme.

Porém, não basta apenas ser formado na área e achar que está tudo pronto, que terá inúmeras oportunidades. O ponto chave são os diferenciais. O mercado procura pessoas que possuem insights interessantes, como o fato de adaptar-se ao universo em que você é inserido.

Portanto, estude o cenário atual e prepare-se para encontrar novos métodos de trabalho. O trabalho em formato home office por exemplo. É uma nova realidade do mercad0.

Embora a forma de trabalho escritório em casa não seja uma baita novidade. Porém, hoje, sem dúvida alguma, é a maneira mais eficaz de trabalho e proteção devido à pandemia.

#5:Qual a importância da Saúde Púbica no Brasil?

Que o Gestor de saúde pública é fundamental para o setor governamental, já sabemos. Mas quando fala-se em saúde pública no Brasil, a população tende a levantar somente os pontos fracos do setor.

Vale contar que a saúde totalmente gratuita que temos direito hoje no Brasil não supre 100% como deveria. Porém, é fato que o programa atende 80% da população brasileira. Enquanto isso, a rede privada é responsável por apenas 20% do atendimento dos usuários.

Dessa forma, o setor público possui extrema importância na vida das pessoas. O bem estar e qualidade de vida dos usuários são os objetivos centrais do gestor de saúde pública.

E como alcançar esses objetivos?

Bem, não é muito simples. Porém, é devido à saúde pública que milhares de pessoas podem realizar transplantes urgentes, doação e recebimento de sangue e tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Portanto, reconhecer e realizar estratégias para melhorias do setor de saúde pública é o melhor caminho a ser seguido.

Se você chegou até aqui, temos um bônus para você!

#6: Onde Buscar Capacitação?

O Gestor de saúde Pública possui inúmeras formas e locais para buscar capacitação. O profissional pode se tornar um gestor por meio de universidades, escolas tecnológicas e cursos mais específicos, como uma MBE.

Além disso, você pode realizar o curso em formato EAD, Semi ou Presencial. Por conta da pandemia, a forma mais procurada para ingressar em uma na faculdade é o ensino à distância.

Instituições como Anhanguera, Pitágoras e Unopar são universidades privadas que oferecem o curso em diversos formatos. De forma presencial ou à distância, e com valores flexíveis, que se adequam de acordo com a necessidade de cada um.

Além disso, um ponto crucial antes de qualquer outra coisa é analisar o reconhecimento do curso e universidade dado pelo MEC. Saiba que todo curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação para ter validade.

Todas as referências encontradas aqui no portal possuem o MEC como uma das fontes.

Dessa forma, não deixe sua jornada acadêmica para trás. Inicie o quanto antes seus estudos, e torne-se um ótimo gestor de saúde pública.

Ficou com alguma dúvida sobre o curso e a profissão? Temos muitos outros artigos semelhantes. Aproveite e Boa Sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.