Gestão de Saúde Pública (CST) é um dos cursos tecnólogos com maior demanda no mercado, devido ao cenário econômico em que nos encontramos atualmente.
Está interessado em realizar uma faculdade em Gestão Hospitalar Pública? Se sua resposta for sim, está no artigo certo.
E você sabe qual é a duração do curso?
Se você deseja iniciar sua jornada acadêmica e ingressar de forma rápida no mercado de trabalho, o curso de gestor na área de saúde pública é ideal para você.
Além de ser um curso razoavelmente rápido, ele também conta com uma metodologia bem prática.
De modo geral o curso em Gestão de Saúde Pública prepara grandes profissionais para gerenciar os diversos setores do setor público.
Além disso, gestores do convívio hospitalar devem preservarem a ética, moral e integridade. Esses são conceitos básicos para atuar diretamente com questões referente à sociedade.
Se identificou com a ideia de trabalhar na gestão de órgãos do governo?
Então, confira logo abaixo qual é a duração do CST em Gestão de Saúde Pública.
O que você verá neste artigo:
Qual a duração do CST em Gestão de Saúde Pública?
Após escolher qual curso irá fazer, a primeira pergunta do vestibulando é: Qual a Duração desse curso? Em quanto tempo irei me formar?
Não é desse jeito? Então! Temos essas respostas prontinhas para você.
O CST em Gestão de Saúde Pública possui, na maioria das vezes, uma média de 4 (quatro) semestres. Ou seja, em torno de 2 (dois) anos.
Mas por que há cursos de gestão em saúde pública que duram oito semestres (4 anos)?
A resposta é muito simples!
Porque existe outra modalidade desse mesmo curso, que se chama Bacharelado. Trata-se de uma outra metodologia de ensino.
Agora, voltando para o nosso Curso Superior Tecnológico de administração na área da saúde pública, ele se refere a uma graduação de áreas específicas.
Além disso, conta com o objetivo de ingressão rápida no mercado de trabalho. Dessa forma, as aulas ministradas nessa modalidade são mais práticas e específicas.
Metodologia do CST
Como já dito acima, as graduações tecnológicas são cursos voltados para profissionalizar e ingressar de forma rápida e precisa o universitário.
O CST em Gestão de Saúde Pública, na maioria das vezes, é dividido em dois ciclos principais.
O primeiro é o ciclo de Formação Básica. Nele, são vistos conhecimentos e disciplinas de forma mais generalista. Em outras palavras, esse primeiro ciclo possui o objetivo de apresentar fundamentos importantes sobre a gestão de setores públicos.
Além disso, no primeiro ciclo o estudante verá matérias básicas, matemática, contabilidade, gestão organizacional e etc.
E no segundo ciclo, o que é ministrado?
Então, a partir do ciclo 2, o estudante em gestão de saúde pública depara-se com a Formação Específica. É nessa parte que o futuro gestor aprende conhecimentos mais técnicos e precisos sobre gestão no setor público.
Além disso, disciplinas como Políticas e Estudo de Demandas Públicas ganham destaque nesse período.
Quais Disciplinas o CST Oferece?
A grade curricular do CST em gestão de saúde pública é distribuída em quatro semestres. O curso se inicia de forma mais abrangente, com o intuito do estudante conhecer melhor o cenário da profissão.
Em seguida, as intensidades das disciplinas são elevadas com o intuito de qualificar de forma eficaz o futuro profissional.
Então, separamos a grade curricular completa do curso de Gestão em Saúde Pública, de acordo com a Universidade Anhanguera:
- Administração Pública
- Atividade Complementar
- Auditoria E Controle No Setor Público
- Contabilidade Pública
- Desenvolvimento Econômico
- Direito Público
- Ed – Democracia, Ética E Cidadania
- Ed – Interpretação De Textos
- Ed – Lógica Matemática
- Ed – Políticas Públicas
- Educação A Distância
- Empreendedorismo
- Finanças Públicas
- Gestão De Custos No Setor Público
- Gestão De Pessoas
- Gestão De Projetos
- Homem, Cultura E Sociedade
- Legislação Social E Trabalhista
- Licitação, Contratos E Terceirização
- Matemática Financeira
- Metodologia Científica
- Modelos De Gestão
- Planejamento Estratégico
- Planejamento Urbano E Ambiental
- Responsabilidade Social E Ambiental
- Tecnologia Da Informação Da Gestão Pública
CST em Gestão de Saúde Pública tem Validade no Mercado?
A maioria dos cursos tecnológicos gera essa tipo de dúvida.
O curso em Gestão de Saúde Pública em formato tecnológico é muito bem visto pelo mercado de trabalho. Porém, as pessoas ainda possuem certo receio em relação ao tempo de formação do curso.
Embora muitos ainda não saibam, o curso de tecnologia é, na verdade, uma graduação como a modalidade Bacharelado. Além disso, é completamente aceito e reconhecido pelo Ministério da Educação.
Esse tipo de modalidade surgiu devido à carência de cursos superiores em menor duração no mercado.
Dessa forma, foi criada uma modalidade que atende às necessidades de quem deseja se formar no ensino superior em menos tempo.
Um exemplo é o curso superior tecnológico em gestão de saúde pública. Ele é o nosso tema de hoje.
Em contrapartida, nem todos os cursos podem ser realizados no formato tecnológico. A graduação técnica é realmente voltada para disciplinas muito específicas.
Então cursos como Medicina, Engenharia e Direito não se enquadram nessa modalidade de graduação.
Por que o CST em Gestão de Saúde Pública está em Alta?
Gestão de Saúde Pública é uma carência no mercado há muito tempo. Melhor dizendo, a má gestão em setores governamentais desenvolveu uma grande cratera no gerenciamento público.
É fato que o sistema público é deficiente no quesito administração de bens e serviços na área da saúde.
Dessa forma, o mercado tende cada vez mais a procurar gestores qualificados para que ocupem os cargos em aberto.
Além disso, gestão de saúde pública é uma área administrativa que exige muito senso analítico e visão sistêmica. E é isso que o mercado pede, competência e diversidade para solucionar os problemas!
Dessa forma, o CST em gestão no setor da saúde nunca estará saturado. Pelo contrário, o curso está cada vez mais solicitado e aclamado pelo mundo profissional da rede pública no Brasil.
Chegou a hora de dar início à sua carreira brilhante no setor da rede pública aqui no Brasil.
Sendo Assim, fique atento às demandas do mercado e analise o seu perfil como gestor e cidadão. E não deixe de conferir todos os nossos outros artigos sobre gestão de saúde na rede governamental ok?
Boa Sorte em sua Jornada Acadêmica!