InícioGraduaçãoSaúde PúblicaCurso de Gestão em Saúde Pública: veja a duração e onde atuar

Curso de Gestão em Saúde Pública: veja a duração e onde atuar

O curso de Gestão em Saúde Pública trata de assuntos ligados à administração de instituições públicas ligadas à promoção e cuidados de saúde, sejam hospitais ou clínicas.

Nele, o aluno verá como implantar, executar e controlar todos os aspectos de gestão para garantir um atendimento rápido, eficiente e que respeite as diretrizes financeiras, jurídicas, sociais e ambientais da instituição.

O que é Gestão em Saúde Pública?

A Gestão em Saúde Pública é uma especialidade que tem como objetivo operar de forma eficiente com os recursos disponíveis de sistemas de saúde, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, são necessárias algumas ferramentas essenciais muito comuns na área de serviço público, como:

  • Licitações
  • Contratos
  • Convênios
  • Gestão de Recursos
  • Prestação de Contas

O que se estuda no curso de Gestão em Saúde Pública?

O objetivo do curso de Gestão em Saúde Pública é fornecer aos alunos uma base sólida sobre o funcionamento do sistema público de saúde, que, diferentemente do sistema privado, não tem fins lucrativos e é guiada pelo oferecimento de serviços a toda população.

Para tanto, é fundamental ao especialista ter postura ética, dever com o trabalho, conduta moral e, acima de tudo, respeito aos demais cidadãos.

Para que isso ocorra, a grade curricular do curso é composta de disciplinas técnicas e humanas que fornecem uma abordagem multidisciplinar com disciplinas variadas, como:

  • Administração Pública
  • Avaliação, Controle e Regulação no SUS
  • Direito Público
  • Estrutura do SUS
  • Gerenciamento e Controle da Qualidade
  • Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Introdução ao Sistema Único de Saúde
  • Licitação, Contratos e Terceirização
  • Negociação e Gestão de Conflitos
  • Saúde Coletiva

O aluno, além das atividades curriculares obrigatórias, opta por 80 horas de matérias eletivas a sua escolha.

Atividades extras

Para concluir o curso de Gestão em Saúde Pública é necessário também agregar estudos dirigidos com intuito de renovar o aprendizado. Há ainda a opção de realizar atividades complementares, como cursos e visitas técnicas.

Qualidade do ensino

Vale ressaltar, que ainda que o curso ocorra a distância, cumpre todas as exigências da legislação do país. Portanto, a sua carga horária está de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

O aluno tem acesso às aulas em vídeo, bem como a outros conteúdos extras. Eles incluem, entre outros, o material didático digital. Acima de tudo, vale lembrar, que assim como em qualquer outra faculdade, o aluno também tem o apoio dos professores.

Qual é a duração da faculdade de Saúde Pública?

O curso de Gestão em Saúde Pública tem uma carga horária total de 1.700 horas, que foram divididas em três semestres. Eles englobam tanto as atividades obrigatórias, como também as extras.

São seis as matérias, em média, que o aluno estuda por período, de acordo com as datas e prazos elaborados pela instituição. Todos os dados ficam disponíveis em seu ambiente virtual para fácil consulta. Desse modo, cada um organiza os estudos da melhor forma.

Estágio

Este é um ótimo período para que o aluno não apenas coloque em prática tudo o que aprendeu na trajetória de estudo, assim como conhecer melhor a rotina da futura área de atuação.

Vale lembrar, no entanto, que para este curso o período de estágio não é obrigatório. Entretanto, não deixa de ser uma ótima chance para aprender mais, bem como ter contato com quem já atua no mercado há algum tempo.

Quanto custa o curso de Gestão em Saúde Pública?

O valor da mensalidade da faculdade de Gestão em Saúde Pública difere de acordo com a instituição. No entanto, vale frisar, que por ser um curso 100% na modalidade a distância, o aluno acaba poupando tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar para estudar.

A duração do curso também é outro fator que contribui para a aquisição de um diploma de nível superior. Afinal, o aluno conclui a faculdade em apenas três semestres. A princípio, sem precisar fazer um estágio obrigatório.

Créditos e bolsas

Os futuros alunos podem obter descontos e bolsas por meio dos programas de incentivo oferecidos pelas próprias faculdades. Além disso, há ainda opções de crédito privado para educação com juros mais baixos, e também do governo como o FIES.

Onde trabalhar após se formar na faculdade de Saúde Pública?

Aqueles que se formam no curso de Gestão em Saúde Pública encontram um mercado de trabalho não apenas com alta demanda, como também com muitas áreas para atuar. É possível atuar nas seguintes frentes:

  • Secretarias de Saúde
  • Prefeituras
  • Agências Reguladoras
  • Casas de Repouso
  • Centros de Pesquisa
  • Planos de Saúde

Os cargos que um gestor em Saúde Pública pode ocupar também são variados, como, especialista em análise de dados, tesoureiro público, gestão hospitalar ou ainda como gestor de gastos públicos em órgãos do governo.

Vale a pena fazer o curso de Gestão em Saúde Pública?

A faculdade de Saúde Pública é uma ótima opção para candidatos que se interessam pela área de saúde com foco na gestão. Da mesma forma, para aqueles que sonham em ingressar no ensino superior, mas em um curso mais curto.

Outra vantagem com relação ao curso está na forma de ensino a distância (EaD). Com isso, o aluno consegue estudar onde e quando quiser. Além disso, poupa gastos, com deslocamentos até a faculdade e alimentação.

Segmento em alta

O Brasil é um país de dimensões continentais e que possui profundas desigualdades no setor da saúde. Enquanto as regiões Sudeste e Sul têm bons indicadores, Norte, Nordeste e Centro-Oeste ainda necessitam de políticas públicas mais eficientes.

É nesse espaço que o Gestor em Saúde Pública vai atuar: atender à demanda cada vez crescente por serviços de qualidade.

Atualmente, um gestor da área ganha em torno de R$ 6.800. Levando em conta as habilidades e interesses do profissional, bem como o modo de ensino a distância e sua duração do curso, o curso de Gestão em Saúde Pública torna-se uma excelente escolha.

Siga a carreira dos sonhos

A Voomp quer te ajudar nessa jornada de seguir a carreira dos seus sonhos. Portanto, veja as opções que selecionamos para você e continue por aqui para conferir todo o conteúdo que preparamos sobre esse tema e muitos outros.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.