InícioGraduaçãoSaúde PúblicaQual o preço do CST em Gestão de Saúde Pública?

Qual o preço do CST em Gestão de Saúde Pública?

O CST em Gestão de Saúde Pública está ganhando cada vez mais espaço entre os interessados desta área. Sem dúvida, a modalidade em si, é uma das grandes responsáveis por toda essa popularidade.

Entenda mais sobre como funciona esse curso e quanto ele custa. Ao final desta leitura, você saberá tudo o que precisa para decidir se vale a pena investir e se tornar um profissional no ramo.

CST em Gestão de Saúde Pública

Antes de saber mais sobre esse setor, é essencial entender mais sobre o CST. O termo é uma abreviação para Curso Superior de Tecnologia. Assim, ele configura um tipo de graduação que oferece o grau de tecnólogo.

Qualquer pessoa que tenha ensino médio ou afins pode ingressar nesta modalidade. Dessa forma, o CST em Gestão de Saúde Pública como é de se esperar, se encaixa nessa definição de modo que tem total liberdade para seguir na área.

O legal desse tipo de curso é que ele forma profissionais com habilidades específicas. Assim, o mercado de trabalho é sempre o principal foco dele, aliás, o CST foca bastante, na prática, sem, no entanto, abdicar da parte teórica.

Com isso, você tem uma formação que te prepara para ingressar logo em um emprego. Além disso, uma das coisas que mais difere o CST de uma licenciatura ou bacharelado, é o tempo de duração.

Formação em menos tempo

Em geral, os cursos nessa modalidade costumam durar no máximo 2 anos e meio. Bem diferente das demais graduações que duram o dobro ou mais. Por exemplo, no caso do CST em Gestão de Saúde Pública, em dois anos você já tem seu diploma em mãos.

Isso é uma das grandes razões pelas quais muitas pessoas o preferem. Mas, existem outras tão importantes quanto, os próximos tópicos vão te mostrar mais sobre isso.

Quanto custa esse curso?

O preço do CST em Gestão de Saúde Pública é algo relativo, tendo em vista que cada faculdade tem um esquema financeiro diferente. Portanto, é interessante pesquisar bem antes de escolher em qual lugar você vai estudar.

No caso da faculdade Fama, você pode começar seu curso pagando a partir de R$ 189,90. Sendo assim, perceba que é um valor bem acessível, em especial quando se compara com outros tipos de graduação.

Claro que o preço final pode variar. Uma dica é sempre buscar informações em mais de uma instituição. Assim, fica mais fácil escolher a que é ideal para você.

Agora, também vale a pena comparar questões como matriz curricular. Ainda que o CST em Gestão de Saúde Pública seja padrão, pode ser que algumas matérias ganhem mais destaque do que outras.

Esse curso é caro?

Como você já viu, o valor é mais acessível do que em outras modalidades. No entanto, é interessante se planejar para efetuar sua matrícula. Isso é importante para evitar imprevistos indesejáveis.

Ninguém quer parar o curso devido a uma situação financeira, desta forma, um bom planejamento já coloca essa barreira de lado.

Encontrando uma boa faculdade

Por ser um curso em alta, muitas instituições estão oferecendo o CST em Gestão de Saúde Pública. Assim, você não precisa se preocupar com falta de opções nesse sentido. Então, a principal dica para escolher uma boa faculdade é sempre a pesquisa.

Não é recomendado selecionar logo a primeira que você encontrar. Logo, vale a pena investir seu tempo comparando alguns aspectos que podem ser importantes.

Analisando detalhes essenciais

Isso vai te ajudar a evitar futuros arrependimentos quanto a sua escolha. Dessa forma, acompanhe alguns fatores que podem te ajudar a tomar a decisão certa quanto ao CST em Gestão de Saúde Pública:

  1. Pesquise se o curso é ofertado na modalidade CST;
  2. Veja se tem a opção de escolher entre EAD e presencial;
  3. Fique de olho se o preço é de fato acessível dentro da sua realidade;
  4. Análise a matriz curricular e saiba se é interessante para você.

Tudo isso influência na sua formação, portanto, tenha atenção a cada detalhe na hora de escolher a faculdade. Nem sempre é sobre ser a melhor, mas sim sobre se adequar às suas expectativas.

Grade curricular: o que esse curso aborda?

Apesar de ser um único curso, cada faculdade funciona de uma maneira diferente. Então, pode ser que a grade curricular de um CST em Gestão de Saúde Pública não seja a cópia da outra. Agora, não pense que isso é um problema, muito pelo contrário.

Ter essas diferenças é bom para você escolher uma instituição que lhe agrade. Não se preocupe, já que as disciplinas essenciais estarão sempre presentes. Assim, o que pode mudar são alguns conteúdos que visam um tipo de preparo mais específico.

Uma dica é ficar de olho em mais de uma faculdade antes de escolher a sua. Logo, faça uma comparação da grade de cada uma delas. Pode ser que você ache uma mais interessante do que a outra, ainda que nos detalhes.

Anhanguera

Para deixar as coisas mais didáticas, abaixo segue a matriz de uma faculdade muito renomada. A Anhanguera oferta esse CST em Gestão de Saúde Pública, confira os conteúdos abordados no curso de lá:

  • Administração pública;
  • Direito público;
  • Avaliação, controle e regulação no SUS;
  • Gerenciamento e controle da qualidade;
  • Estrutura do SUS;
  • Gestão de contratos e convênios em serviços de saúde;
  • Licitação, contratos e terceirização;
  • Gestão de políticas públicas;
  • Introdução ao SUS;
  • Negociação e gestão de conflitos;
  • Saúde coletiva.

A área de CST em Gestão de Saúde Pública

Não tem sentido começar esse curso se você não conhece nada sobre ele. Então, para te ajudar, abaixo contém algumas informações essenciais referentes a ele.

Primeiro de tudo, quem opta pelo CST em Gestão de Saúde Pública precisa gostar de administração. Assim, a sua principal atividade será gerenciar o funcionamento de instituições de saúde.

Isso inclui averiguar processos e programas, bem como aplicar políticas públicas. Primeiro, deve ser feito de modo a promover conforto e segurança aos pacientes.

Atribuições desse profissional

Quem se forma em CST em Gestão de Saúde Pública pode desempenhar um conjunto de funções bem grandes. Não é à toa que esse é um ramo bem puxado e precisa de muita dedicação, por isso, conheça abaixo algumas das atividades comuns desses tecnólogos:

  • Atuar no planejamento, avaliação e controle das políticas de saúde;
  • Gerenciar serviços e processos de trabalho em unidades básicas de saúde;
  • Assessorar em processos de estudos de custo e viabilidade;
  • Também, atuar no desenvolvimento de projetos de gestão em saúde;
  • Dar total suporte ao tratamento estatístico dos indicadores de saúde;
  • Cuidar do setor de estoque, compras e da distribuição de materiais;
  • Ver de perto a execução de serviços de terceiros, de modo a contribuir no processo.

Perceba como são muitas as responsabilidades de quem faz CST em Gestão de Saúde Pública. Portanto, é muito interessante já entrar no curso preparado para encarar os desafios da profissão, ou ainda, pelos menos estar ciente de quais são eles.

CST em Gestão de Saúde Pública: onde o profissional pode atuar?

Quem termina o CST em Gestão de Saúde Pública, encontra várias oportunidades nesse sentido. Dessa forma, você pode escolher diversos lugares para iniciar sua carreira, confira só:

  • Hospitais públicos;
  • Maternidades;
  • Centros de saúde;
  • Unidades básicas de saúde;
  • Órgãos públicos de saneamento básico e ambiental;
  • Secretarias de saúde;
  • Farmácias em centros de saúde;
  • Consultórios públicos;
  • Bem como, casas de saúde, repouso ou reabilitação.

Conhecimento especializado

O gestor de saúde trabalha muito coletando dados. De fato, essas informações são de fundamental importância para o poder público. Afinal, elas podem ajudar nas tomadas de decisões de forma coerente e eficaz.

Um bom exemplo é quando se trata de doenças. Então, imagine que um gestor auxiliou na coleta de dados sobre determinada enfermidade. Assim, se sabe quantos pacientes da região apresentaram esse problema.

Baseado nessas informações, esse profissional vai poder trabalhar de modo mais assertivo. Dessa forma, ele conseguirá criar estratégias para acabar ou reduzir esses números de afetados. O CST em Gestão de Saúde Pública te deixa preparado para tal.

Conhecimento é poder

São esses aspectos que vão ajudar o especialista a melhorar a qualidade de vida das pessoas de uma certa área. Além disso, esse profissional não trabalha sozinho, pois ele tem todo o aparato político ao seu lado.

O exemplo acima foi referente a uma situação prática da vida do gestor. Agora, é interessante ter uma noção com base no estudante de CST em Gestão de Saúde Pública. Entender como é feito o preparo para lidar com esse conglomerado de informações.

A resposta está em disciplinas bases. Então, os próximos tópicos vão te dar uma ideia mais completa sobre isso, veja.

Estatística como aliada dessa profissão

Você já percebeu como as informações podem ser valiosas nessa área. O CST em Gestão de Saúde Pública foca bastante na forma como elas devem ser trabalhadas e isso vai muito além do tratamento contra doenças infecciosas.

A análise das enfermidades crônicas também é de responsabilidade do profissional. Afinal, a falta de cuidados vai, sem dúvida, afetar a qualidade de vida das pessoas. A diabetes e a hipertensão são ótimos exemplos.

Caso você esteja se perguntando o que o gestor tem a ver com isso, calma. Essas doenças, em geral, estão relacionadas com os hábitos das pessoas. Sendo assim, o especialista pode criar e aplicar campanhas incentivando a prevenção.

Programas com exercícios físicos e acompanhamentos são opções bem usadas hoje em dia. Logo, perceba como o profissional em CST em Gestão de Saúde Pública mexe com uma série de casos e pessoas na hora de desempenhar o seu trabalho.

Estatística

Todos os motivos citados acima dão à estatística uma importância gigantesca. No CST em Gestão de Saúde Pública você precisa aprender a lidar com isso da melhor forma. Sem dúvida, é por essa razão que ela é considerada uma aliada da gestão.

CST em Gestão de Saúde Pública: epidemiologia

Quem trabalha com saúde precisa compreender o conceito de epidemia. Assim, o profissional pode elaborar medidas de contenção das doenças. Um bom exemplo é o próprio COVID-19, que no caso é uma pandemia.

É função do gestor criar medidas para cuidar da população. Dessa forma, evitar os danos causados pelas doenças também é de sua responsabilidade. Agora, não pense que isso só acontece em eventos inesperados.

A gripe é considerada uma epidemia e hoje tem vacinação para tal. Portanto, o profissional precisa acompanhar essas doenças e ver como elas estão afetando as pessoas em diferentes áreas.

O CST em Gestão de Saúde Pública aborda tudo isso de maneira completa. Em resumo, você não tem como contornar uma situação se não a compreende. A lógica é essa de modo que estudar epidemiologia é sim, fundamental.

Parte legislativa da profissão

O lado burocrático também é uma vertente dessa profissão. Então, você precisa estar preparado para lidar com processos contratuais, legislativos e licitatórios. Além disso, o recurso para a saúde vem do governo.

Quem trabalha na área precisa analisar dados, pagamentos e impostos, assim, a parte prática é tão importante quanto a teórica.

Outro exemplo da necessidade de entender sobre esses processos é a distribuição de medicamentos. Logo, o gestor precisa fazer essa tarefa de forma proporcional ao número de habitantes do lugar.

O CST em Gestão de Saúde Pública é interessante, pois também te dá esse aparato. Perceba que o profissional precisa ter domínio de muitas coisas para fazer um bom trabalho.

A parte tecnológica da CST em Gestão de Saúde Pública

Outro elemento indispensável dentro dessa área de atuação é a tecnologia, quem trabalha com isso precisa estar sempre atualizado. Dessa forma, é possível tornar o atendimento à população mais prático e eficaz.

A tecnologia está em tudo hoje em dia. Seja no sistema que interliga os dados de uma cidade ou na elaboração de prontuários virtuais. Nesse contexto, a função do gestor é usar essas ferramentas a favor das pessoas.

Isso nem sempre é uma atividade simples, pelo contrário. Logo, são necessárias muitas pesquisas e testes para chegar em uma opção interessante. Só um profissional bem atualizado torna isso possível.

Quem faz o CST em Gestão de Saúde Pública já sai com essa noção, portanto, esse é mais um diferencial do curso.

O mercado de trabalho

Essa é uma área que foi sempre  carente de profissionais qualificados. Hoje, essa realidade ainda não mudou mesmo com o curso ganhando bastante destaque. De fato, emprego é algo que não vai faltar para quem se forma nesse ramo.

O SUS é, sem dúvida, o grande foco desses profissionais. No entanto, você pode atuar em várias áreas no Sistema Único de Saúde como dito acima. Com relação a isso, você não precisa se preocupar.

Também destacar o salário médio do formado. Então, quem trabalha com gestão de saúde pública costuma ganhar entre R$ 2 mil até R$ 18 mil.

Claro, tudo vai depender de onde se atua diretamente, mesmo assim, o CST em Gestão de Saúde Pública abre um leque de oportunidades.

CST em Gestão de Saúde Pública e suas barreiras atuais

A pandemia de COVID-19 deixou o SUS em mais evidência ainda. O cenário atual revela o quão intenso pode ficar a necessidade de atendimento para a população. Hoje, a maior ferramenta de combate ao vírus é a vacina.

Ela precisa chegar em todo o Brasil e ser distribuída de forma correta. Assim, mais uma vez o trabalho do gestor se mostra indispensável, por isso, o profissional precisa estar apto para lidar com essas situações.

Atualmente, se tem um sistema de saúde funcionando também graças a esses especialistas. Portanto, ele é um dos pilares para manter tudo em ordem.

Esse é, sem dúvida, um dos motivos pelo qual o CST em Gestão de Saúde Pública está em alta.

Saúde pública no Brasil

Não é novidade para ninguém que a saúde brasileira passa por sérias dificuldades. Os recursos nem sempre são o suficiente para todo mundo e isso faz com que quem atua no ramo tenha que lidar com muitas dificuldades.

Muitos especialistas dizem que a função do gestor é resolver problemas. De certo modo, isso é verdade e estar preparado para eles é essencial. Assim, o curso te ensina a trabalhar constantemente criando estratégias para contornar possíveis obstáculos.

CST em Gestão de Saúde Pública e o trabalho no SUS

Quem se forma nesse CST vai conhecer a saúde pública em todos os seus aspectos. Vale ressaltar que isso torna o curso bem extenso no sentido de aprendizado. Então, por mais que você não trabalhe em algum setor, é importante entender como ele funciona.

O CST em Gestão de Saúde Pública te prepara para trabalhar com isso. É claro que você não vai operar toda a área de saúde de uma cidade, por exemplo. No entanto, muitas vezes esse profissional precisa distribuir tarefas e comandar equipes.

CST em Gestão de Saúde Pública: vale a pena?

A resposta final só quem pode dar é você mesmo. Agora, quem gosta dessa área tem tudo para se dar bem nela quando ingressa no curso.

Você se forma em pouco tempo em CST em Gestão de Saúde Pública e já sai pronto para encarar o mercado de trabalho. Isso sem falar no investimento que é bem menor do que outras formas de graduação, portanto, pode valer muito a pena.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.