InícioDicasEstágioComo conseguir estágio através do LinkedIn?

Como conseguir estágio através do LinkedIn?

Conseguir estágio seja no LinkedIn, ou de outra maneira, é um tema que causa muitas dúvidas aos estudantes. Em alguns cursos universitários, o estágio é considerado uma disciplina obrigatória à obtenção do diploma.

Segundo a Lei do Estágio (nº11.788/2008)

“O estágio poderá ser obrigatório ou não, conforme determinação das diretrizes curriculares da modalidade e área de ensino pedagógico do curso.”

Portanto, se você está cursando uma graduação universitária, desde já, verifique se será obrigatório realizar o estágio. Assim, você não corre o risco de perder o prazo.

Atualmente, muitos estudantes em busca de estágio têm encontrado sua oportunidade através da rede social LinkedIn.  Nesse sentido, é importante conseguir se destacar na rede social para ser visto e notado pelos recrutadores.

Para isso, separamos alguns pontos que o estudante deve observar ao criar seu perfil no LinkedIn. Assim, você poderá utilizar o LinkedIn para conseguir um estágio!

1. Perfil sempre completo e atualizado

Imagine que seu perfil no LinkedIn é o seu currículo. Nesse sentido, lá deve conter todas as informações de sua carreira e estudos. Porém, não se esqueça dessas informações. Por isso, é fundamental manter atualizado o seu perfil no LinkedIn, pois, o mesmo pode funcionar como um currículo em “tempo real”. 

2. Um bom resumo é essencial no LinkedIn

No campo “Sobre”, escreva um breve relato em primeira pessoa. Para isso, seja conciso, mas não economize em informações relevantes à sua área de atuação.

Procure listar pontos importantes de sua trajetória, como quando conquistou o primeiro emprego, ou a conclusão de um curso de idiomas. Por fim, utilize bem a criatividade para se vender. O seu perfil é a vitrine do seu trabalho.

3. Passe uma boa imagem para conseguir seu estágio 

A foto é um dos primeiros itens que o recrutador perceberá ao acessar seu perfil, junto ao banner de fundo no topo do perfil. Portanto, procure usar uma imagem nítida, sem óculos de sol ou máscaras, em um ambiente mais formal, e valorize o sorriso. Você também pode investir em fotos profissionais, de estúdio ou com um bom tratamento. Saiba que a sua fotografia em seu perfil no LinkedIn é a primeira impressão sobre você. De modo semelhante, seria como você apareceria em uma entrevista de emprego presencial. Portanto, pergunte-se: como você gostaria de parecer aos possíveis contratantes?

Do mesmo modo, escolha uma boa imagem para o banner e procure dimensionar 1200 x nas medidas 627 pixels. Conhecer as funções estéticas e técnicas do aplicativo o ajudará a criar um perfil adequado ao propósito da rede social.

4. Crie uma rede de contatos no LinkedIn

Definitivamente, o networking é a moeda de troca no LinkedIn. Da mesma forma, um bom networking nessa rede social pode ajudá-lo a conseguir um estágio.

Assim, para criar uma rede de contatos no LinkedIn, siga alguns passos. Por exemplo, se você é novo na rede social, comece adicionando os seus contatos pessoais, colegas de curso e de trabalho. Os primeiros contatos para começar a explorar a plataforma podem ser através de seus amigos e colegas. Em seguida, procure por profissionais da sua área e esteja disposto a iniciar conversas profissionais. Tenha atenção, também, ao modo como você estabelecerá seus primeiros contatos com esses profissionais, afinal, é preciso ser educado, profissional, objetivo e atencioso.

Por fim, também é importante seguir páginas das empresas nas quais você pretende estagiar, além de comentar artigos de seus líderes e recrutadores.

5. Se candidate nas vagas disponíveis

Na guia inferior chamada “vagas”, você tem a opção de filtrar vagas anunciadas por área de atuação, por estado e cidade, ou ainda por nome de empresas.

Vale destacar: é importante ler a descrição da vaga e só encaminhar para aquelas que corresponderem com sua qualificação.

6. Saiba aguardar 

É válido dizer que um estágio não é como um cargo efetivo nas empresas.  Portanto, o estagiário está em posição de aprendizado, e não precisa deter experiência profissional prévia.

Entretanto, se deseja conseguir estágio através do LinkedIn, seus conhecimentos poderão destacá-lo dos demais candidatos.  Outro ponto a se considerar, é o de não ser “chato” com os profissionais de recrutamento e seleção. 

Um processo seletivo moderno tende a ser longo, com muitas etapas, e quase sempre a pessoa que conduz não é o decisor da contratação. Portanto, evite enviar diversos e-mails e mensagens ao selecionador cobrando uma posição quanto ao fechamento da vaga.

Logo, saber esperar o resultado é tão importante quanto ter uma boa performance nas etapas do processo seletivo de estágio através do Linkedin. 

 

Agora que você já está de posse dessas dicas, que tal começar a criar o seu perfil no Linkedin? Antes disso, você pode ler  aqui sobre como conseguir estágios em diferentes cursos, a exemplo de um estágio em Publicidade e Propaganda.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.