InícioPós-graduaçãoAudiovisualComo conseguir um estágio em Produção Audiovisual

Como conseguir um estágio em Produção Audiovisual

Está estudando ou tem vontade de ingressar na área do Audiovisual? Hoje, daremos algumas dicas para você conseguir um estágio em Produção Audiovisual.

Se você já chegou nessa fase, então leia o artigo atentamente e anote todas as dicas que a Voomp passar.

Mas antes, vamos entender um pouco sobre o curso. Veja a seguir o que é ensinado nesta graduação.

Curso de Produção Audiovisual

A graduação de Produção Audiovisual trabalha questões específicas de multimídia, com toques em entretenimento, arte e cultura. 

O aluno pode aprender desde teorias da comunicação e história do cinema, rádio, TV e arte, até questões mais específicas, como iluminação, direção de arte e roteiro. 

É possível encontrar universidades que complementem os estudos dos alunos com disciplinas como criatividade, linguagens e até atuação, dependendo do lugar. 

Na Anhanguera, por exemplo, o curso é dividido em dois ciclos, um mais básico, que trabalha essas questões de comunicação e cultura, e um ciclo mais específico, com as disciplinas da área. 

Veja a seguir as principais disciplinas lecionadas no curso de Produção Audiovisual:

  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Criatividade
  • Design Editorial e de Informação
  • Edição e Pós-Produção em Rádio
  • Estética e História da Arte
  • Fotografia Básica
  • Gestão e Direção de Emissoras, Rádio e TV
  • História do Rádio, Cinema e TV
  • Introdução ao Audiovisual
  • Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Produção Publicitária para TV e Cinema
  • Projeto Integrado
  • Sintaxe da Expressão Visual
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação
  • Técnicas de Locução para Rádio e TV

Para complementar seus estudos, leia: Dicas para quem quer cursar Produção Audiovisual

Veremos agora as principais áreas de atuação nas quais um produtor audiovisual pode atuar.

Áreas de atuação

O melhor dessa carreira é seu enorme leque de opções. O profissional pode trabalhar em televisão, streaming, internet, rádio, cinema, enquanto produz novelas, séries, filmes, podcasts, vídeos no YouTube, programas de rádio, entre outros. 

Dentre as principais áreas de Produção Audiovisual, podemos citar captação e edição de som e imagem, roteiro, direção, direção de fotografia, iluminação, montagem, animação, produção, entre outras. É uma carreira em constante evolução e sempre aparecem novas áreas.

Mas, como conseguir o primeiro trabalho? Confira a seguir 6 dicas para conseguir um estágio em Produção Audiovisual. 

Dicas para conseguir um estágio

1. Faça cursos

Não se contente apenas com o que é ensinado na faculdade. Busque cursos técnicos e livres para complementar seus estudos e se aprofundar nas áreas de interesse. Se deseja trabalhar com roteiro, então busque cursos específicos, por exemplo.

A faculdade irá fornecer a base, mas, também é dever do aluno ampliar seu conhecimento. Porém, não precisa fazer tudo de uma vez! Busque qualidade no seu currículo, e não quantidade. 

2. Monte um portfólio

Nesta área, um portfólio vale mais que o currículo. Aproveite cada trabalho da faculdade e entregue sempre o melhor que puder. Tudo o que produzir pode parar no seu portfólio, o enriquecendo ainda mais. Outra opção é se juntar com colegas e criar projetos autorais, colocando em prática tudo o que aprendeu na faculdade, sem depender exatamente da universidade. 

Porém, depois que você começar a trabalhar profissionalmente, terá mais opções e poderá enriquecer e melhorar o seu portfólio. Até isso acontecer, aproveite ao máximo tudo o que a faculdade exigir para criar o que puder. 

3. Crie networking

Para você crescer nessa carreira, networking é tudo! Basicamente, é criar contatos que o ajudem a conseguir trabalhos. Converse com professores, veteranos, palestrantes e tente, de alguma forma, criar sua rede de contatos.

Apresente seu portfólio e mostre sua especialidade. Dessa forma, as pessoas ficarão com seu nome em mente e o chamarão para projetos.

Não é uma tarefa fácil, ainda mais para introvertidos, mas nada é impossível. Pesquise na internet como criar um networking de qualidade para a área de audiovisual e invista nisso. 

4. Inscreva-se em sites de estágio

Uma das opções mais básicas é se inscrever em sites de estágio e emprego. Por lá, você encontra vagas e seleciona as que melhor se encaixam. Nesse momento, ter um bom portfólio e um currículo com cursos extras pode ajudar. 

Há vários sites gratuitos que podem servir como base para vagas. É um ótimo start, principalmente para quem ainda não tem um networking

Não descarte essa opção, pois, é uma das mais práticas para conseguir o primeiro emprego na área. 

5. Busque oportunidades na universidade

Devido ao curso de Produção Audiovisual, é provável que a própria universidade disponha de estúdios de gravação e fotografia. Assim, você poderá buscar oportunidades para trabalhar nesses lugares, seja para auxiliar outros alunos a montarem equipamento, seja para controlar o uso destes equipamentos, agendar horários. 

Mesmo que seja uma ponta pequena de trabalho, qualquer experiência é válida. E você estará em constante contato com o meio. 

Há universidades que possuem o próprio canal no YouTube, ou um programa de rádio e até um podcast. Veja se sua possui esses canais ou se há possibilidade de criar com a ajuda dos alunos. Pode ser uma ótima atividade extracurricular e garantir melhora no currículo e no portfólio, além de experiência. 

6. Conheça o mercado de trabalho

Se você não conhece o mercado de trabalho do audiovisual, pare tudo agora e vá estudar. É importante entender como o mesmo funciona, bem como está evoluindo. Busque conhecer produtoras nacionais e produções nacionais, pois, isso o ajudará em algum momento, seja no networking ou no trabalho do dia a dia. 

7. Se possível, aprenda um segundo idioma

Sabemos que o inglês ajuda muito em qualquer trabalho. Com o inglês ou espanhol no currículo, você ganha mais destaque e oportunidades no mercado de trabalho. É inevitável.

Inglês é o idioma universal, então, busque aprendê-lo de alguma forma. Na internet, há vários conteúdos gratuitos, escolas que fornecem materiais grátis, podcast, canais no YouTube e sites. 

Se puder, faça aula com um professor. Mas, se não puder, não desista de aprender sozinho. Isso o ajudará e muito a conseguir um trabalho, seja um estágio em Produção Audiovisual, um emprego fixo ou freelancer.  

Conclusão sobre estágio em Produção Audiovisual

Você entendeu como funciona o curso de Produção Audiovisual, as áreas de atuação, então agora é hora de colocar as mãos na massa. Siga as dicas que deixamos no artigo para conseguir seu primeiro trabalho e, se não conseguir completar alguma, saiba que há outras que podem te ajudar.

Aproveite essas dicas e continue buscando outras, mesmo após conseguir seu estágio em Produção Audiovisual. Lembre-se: é importante nunca abandonar os estudos. Conhecimento é tudo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.