Você deve saber que a Administração e a Gestão Empresarial são ambos conceitos utilizados de forma ampla no mundo corporativo, não é mesmo? Embora estejam diretamente relacionados, apresentam grandes diferenças no que tange as suas respectivas funções e particularidades.
Há também uma certa inclinação a utilizar o termo administração com o propósito de alcançar todas as tarefas gerenciais e administrativas. Todavia, — e reconhece-se naturalmente o papel central da administração no cerne de qualquer organização — a Gestão Empresarial vem conquistando cada vez mais um ofício estratégico e essencial para o crescimento e desenvolvimento de empresas. É aí que notamos um destaque progressivo dos profissionais da área no mercado de trabalho.
O que você verá neste artigo:
Administração e Gestão Empresarial
De acordo com o site sou.is, são as principais funções do setor administrativo de uma empresa:
- Planejamento: projeção de cenários, definição de objetivos, metas, estratégias e ações;
- Desenho de processos: definição e estruturação das etapas, funções e tarefas dos diferentes processos da empresa;
- Direção e controle: além da definição de planos e processos, a administração também é responsável por garantir a boa execução dos mesmos;
- Tomada de decisões: a administração deve definir como serão alocados pessoas, recursos e tempo, bem como outras prioridades da empresa;
- Execução: quando atua nos departamentos especializados, o administrador também pode participar ativamente da execução das tarefas.
Em relação à Gestão Empresarial, pode-se dizer que o profissional da área alcança, sobretudo, três grandes esferas de uma companhia: pessoas, estrutura e finanças. Quanto a isso, são algumas de suas principais atribuições a organização e a manutenção de pessoas, recursos e processos, tal como a obediência às “definições político-administrativas” da empresa.
Ainda com a gestão, é a partir das avaliações dos índices do negócio que o profissional consegue criar estratégias visando trazer melhorias contínuas. Dessa forma, é possível afirmar que o ambiente de uma organização está direta e completamente relacionada à área. O planejamento estratégico, a análise de custos, as compras e as vendas, o estoque, os pagamentos e os recebimentos e a produção em si contam sempre com a presença do gestor empresarial.
Administração e Gestão Empresarial: principais diferenças
Como vimos anteriormente, a Administração tem a função de cuidar da organização da empresa como um todo. Em alguns casos, no entanto, pode atuar exclusivamente em um departamento ou unidade operacional específica. De modo geral, o administrador é incumbido de estabelecer políticas, planos, objetivos e procedimentos organizacionais.
Diante disso, podemos perceber como o profissional da área lida constantemente com os aspectos técnicos e estratégicos do negócio. É nesse cenário que o setor administrativo deve identificar oportunidades, até mesmo nas próprias dificuldades, com o objetivo de alcançar as metas e os propósitos estabelecidos.
A Gestão Empresarial, por outro lado, direciona-se à orientação das operações da empresa. Ou seja, sua função possui um caráter mais operacional, buscando sempre garantir a excelência dos processos executados. Novamente com o site sou.is, enquanto a Administração é quem controla a organização e decide sobre questões estratégicas de longo prazo, a Gestão sustenta essas decisões.
Administração e Gestão Empresarial: disciplinas dos cursos
Se você considera investir em um desses dois cursos para a sua formação acadêmica, é importante analisar minuciosamente as suas respectivas grades curriculares. Nesse sentido, a Voomp pensou em três instituições renomadas as quais oferecem o curso de Administração, a Faculdade Anhanguera, a Faculdade Pitágoras e a Universidade Norte do Paraná (Unopar), e pesquisamos, também, as principais disciplinas presentes no curso de Gestão Empresarial.
Administração
- Análise De Custos;
- Análise De Investimentos E Fontes De Financiamento;
- Atividades Complementares;
- Capital De Giro E Análise Financeira;
- Comportamento Organizacional E Negociação;
- Contabilidade Introdutória;
- Desenvolvimento De Pessoas;
- Diagnóstico E Intervenção Empresarial;
- Economia Para Negócios;
- Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Negócios;
- Ed – Cultura Digital;
- Ed – Desenvolvimento De Carreira;
- Ed – Design Thinking;
- Ed – Empregabilidade;
- Ed – Marketing Digital;
- Ed – Mindset Ágil;
- Ed – Projeto De Vida;
- Empreendedorismo E Inovação;
- Gestão Da Produção;
- Gestão De Pessoas;
- Gestão De Projetos;
- Gestão Mercadológica Na Era Digital;
- Legislação Empresarial Aplicada;
- Matemática Financeira;
- Mercado De Capitais;
- Métodos Quantitativos;
- Modelos De Gestão;
- Optativa I;
- Optativa Ii;
- Optativa Iii;
- Pensamento Científico;
- Pesquisa E Inteligência De Marketing;
- Pesquisa Operacional;
- Planejamento Estratégico;
- Planejamento Financeiro E Orçamentário;
- Processos Logísticos;
- Responsabilidade Social E Ambiental;
- Simulação Empresarial;
- Sistemas De Informação Gerencial;
- Sociedade Brasileira E Cidadania;
- Teorias Da Administração;
- Trabalho De Conclusão De Curso I;
- Trabalho De Conclusão De Curso Ii.
Gestão Empresarial
- Administração de Recursos Humanos;
- Administração Financeira e Orçamentária;
- Comportamento e Cultura Organizacionais;
- Custos e Formação de Preços;
- Direito Aplicado aos Negócios;
- Economia;
- Fundamentos Contábeis e Financeiros;
- Gestão da Cadeia de Suprimentos;
- Gestão das Relações Humanas;
- Gestão de Negócios;
- Gestão de Processos e Operações;
- Gestão da Distribuição Logística;
- Gestão de Marketing;
- Liderança e Gestão de Conflito;
- Matemática Financeira;
- Planejamento Estratégico;
- Probabilidade e Estatística;
- Processos Decisórios;
- Tecnologias da Informação e da Comunicação;
- Teoria e Gestão Organizacional.
Administração e Gestão Empresarial: salário
A remuneração do profissional costuma ser uma das principais preocupações do vestibulando. Veja, nos próximos dois tópicos, levantamentos sobre o salário dos dois profissionais retirados do site Salário e do site Educa Mais Brasil, respectivamente.
Salário do administrador por porte da empresa/nível profissional
- Empresa micro + profissional júnior: R$ 3.965,00;
- Empresa micro + profissional pleno: R$ 4.234,36;
- Empresa micro + profissional sênior: R$ 4.701,61;
- Empresa pequena + profissional júnior: R$ 3.969,20;
- Empresa pequena + profissional pleno: R$ 4.238,56;
- Empresa pequena + profissional sênior: R$ 4.705,81;
- Empresa média + profissional júnior: R$ 4.392,26;
- Empresa média + profissional pleno: R$ 4.661,62;
- Empresa média + profissional sênior: R$ 5.128,86;
- Empresa grande + profissional júnior: R$ 4.573,13;
- Empresa grande + profissional pleno: R$ 4.842,49;
- Empresa grande + profissional sênior: R$ 5.309,73.
Salário do gestor empresarial por porte da empresa/nível profissional
- Empresa pequena + profissional trainee: R$ 1.707,51;
- Empresa pequena + profissional júnior: R$ 2.134,39;
- Empresa pequena + profissional pleno: R$ 2.667,99;
- Empresa pequena + profissional sênior: R$ 3.334,99;
- Empresa pequena + profissional master: R$ 4.168,74;
- Empresa média + profissional trainee: R$ 2.219,77;
- Empresa média + profissional júnior: R$ 2.774,71;
- Empresa média + profissional pleno: R$ 3.468,39;
- Empresa média + profissional sênior: R$ 4.335,49;
- Empresa média + profissional master: R$ 5.419,36;
- Empresa grande + profissional trainee: R$ 2.885,70;
- Empresa grande + profissional júnior: R$ 3.607,13;
- Empresa grande + profissional pleno: R$ 4.508,91;
- Empresa grande + profissional sênior: R$ 5.636,14;
- Empresa grande + profissional master: R$ 7.045,18.
Administração ou Gestão Empresarial?
Chegamos ao final do nosso percurso e você deve ter percebido que, embora sejam áreas diretamente relacionadas, possuem importantes diferenças. E aí? Consegue se imaginar em algumas dessas duas profissões?
Se você gostou deste artigo, gostaríamos de convidá-lo a conhecer o tema: segunda faculdade em área oposta à sua formação é viável? Estamos sempre produzindo conteúdos importantes para você! Boa sorte e até logo!