InícioDicasPublicidade e Propaganda: 6 filmes que estudantes precisam assistir

Publicidade e Propaganda: 6 filmes que estudantes precisam assistir

Quem pensa que a criatividade é resumida a talento está muito enganado. Ser criativo e inovador é um processo que pode ser desenvolvido com técnica e muito estudo. Ao contrário da inspiração que acreditamos existir naturalmente em profissionais que achamos criativos, essas pessoas estimulam de forma correta aspectos que incentivam a criatividade porque estão busca de soluções para determinados problemas. Também imaginamos que a criatividade e a inovação estão atreladas a invenções grandiosas, a avanços tecnológicos ou a arte. Mas, na realidade, ela pode ser aplicada em diversas áreas. Uma das profissões que mais utiliza a criatividade, por exemplo, é a de publicidade e propaganda.

Que tal expandir o conhecimento sobre o mundo? A lista de filmes é um ótimo estudo para quem é curioso sobre assuntos que envolvem consumo, comunicação e criatividade, que são alguns dos principais pilares que mais movimentam a sociedade moderna.

Para quem está no início da carreira, é preciso estar ainda mais atento ao que estimula essa habilidade e uma forma de fazer isso é consumir conteúdos que falem sobre inovação e criatividade. Por isso, separamos 6 filmes essenciais para quem precisa entender mais sobre o assunto. Confere a listinha para ver se você ainda não viu alguma dessas produções.

Steve Jobs — O Homem e a Máquina

O filme tem como tema central a vida e a história de um dos maiores nomes da era digital: Steve Jobs. Fundador da Apple, Jobs é considerado um visionário. O documentário utiliza entrevistas de pessoas que fizeram parte da vida do empresário em diversos momentos para mapear a personalidade de um homem rodeado de polêmicas. O filme mostra o início da vida profissional e o crescimento dele no mundo digital. O documentário é dirigido por Alex Gibney e tenta decifrar quem é esse mito da computação. Os relatos são de um homem duro, de personalidade forte. Mas, primeiro, é apresentada na obra a contribuição dele para a evolução tecnológica. O filme ainda aborda temas como publicidade e propaganda, além do marketing aplicados na vida de Jobs.

Fome de Poder

O fast-food McDonald’s é uma das maiores redes de franquias de todo o mundo. O filme Fome de Poder mostra a criação e a ascensão do Mc, trazendo Ray Kroc como personagem central. O enredo aborda o que fez com que ele se interessasse pela lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald, que existia no sul da Califórnia. Além disso, é interessante olhar para os insights aplicados nas lojas e que a transformaram em uma empresa mundial. O filme foi lançado em 2016 e dirigido por John Lee Hancock.

Lemonade

Lemonade é um documentário focado em inovação. O enredo se passa durante a demissão de publicitários americanos após a crise de 2008. A partir disso, o grupo precisou se reinventar e usar a criatividade para recomeçar. O filme mostra 17 profissionais que do dia para a noite ficaram sem emprego e usaram essa experiência para se transformar. A obra foi produzida em 2009 e dirigida por Erik Proulx.

Obrigado por fumar

O filme conta a história de um porta-voz se empresas de cigarros americanas. Para aumentar as vendas dos clientes, ele passa a manipular informações. O personagem principal é Nick, um lobista que luta contra o antitabagismo para manter as empresas para as quais trabalha. Ele entra em uma batalha para defender os direitos dos fumantes. Dessa forma, a campanha pelo tabagismo começa a chamar a atenção de grandes empresários do ramo. O poder de persuasão é um dos temas que se destacam na obra.

No

Filme que entrou na disputa do Oscar 2013 como melhor filme estrangeiro, conta a história de um publicitário que trabalha na campanha contra a reeleição de Augusto Pinochet, em 1988. A ideia da produção é mostrar o papel da publicidade na formação da opinião pública da sociedade como um todo. Na trama, o tema central é a política e forma como uma campanha pode influenciar em aspectos tão relevantes quando a continuidade ou não de um governo no poder. Um filme relevante para a formação de estudantes de Publicidade e Propaganda.

Art & Copy

O documentário se passa na década de 1960 e mostra o impacto que o mercado publicitário exerceu na época. Nos anos 60 houve o que chamamos de revolução criativa e a narrativa desse filme é construída através de entrevistas com criadores de grandes campanhas mundiais que fizeram parte desta transformação. Além disso, a dimensão da influência da publicidade na cultura americana e na vida das pessoas é apresentada em simultâneo em que o mercado é criticado. A ideia era conseguir identificar aquilo que ultrapassou a publicidade e se tornou parte da cultura e da sociedade, por exemplo. Segundo o autor, o objetivo era provocar artistas a criarem coisas mais significativas e com propósito social.

Por que assistir filmes relacionados a Publicidade e Propaganda?

Assistir aos melhores filmes para publicitários pode trazer mensagens muito interessantes aos profissionais da área. Alguns longas e documentários falam sobre acreditar no seu potencial e nas suas ideias. Por muitas vezes, elas não nascem prontas, mas são moldadas até ficarem perfeitas.

Antes de um criativo ou propagador de ideias, o publicitário é um comunicador social, que estuda as melhores formas e estratégias de conversar com cada tipo de público consumidor. Além disso, une referências artísticas para dar vida a sua ideia final, com fim de solucionar um problema.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.