InícioDicasEstágioEstágio em Gestão de Produção Industrial: como conseguir?

Estágio em Gestão de Produção Industrial: como conseguir?

Encarar o mercado de trabalho é um momento desafiador para todos os profissionais, principalmente para os recém-formados. Por isso, aproveitar os semestres da graduação para realizar estágio em Gestão de Produção Industrial é essencial para se desenvolver na carreira.

Dessa forma, encontrar uma boa oportunidade de estágio na área de estudo pode parecer desafiador. Contudo, se atentar a alguns detalhes importantes na hora de se inscrever nas seletivas de estágio pode te auxiliar a conseguir a tão sonhada vaga de estágio em Gestão de Produção Industrial.

Ainda vale destacar que realizar estágio supervisionado durante a graduação, em muitos casos, é um critério obrigatório para completar o curso. Além disso, trabalhar na área durante a faculdade ajuda o estudante na formação universitária e ainda é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho.

Por isso, se você está buscando uma vaga de estágio de Gestão de Produção Industrial, está no lugar certo. Neste artigo, você poderá esclarecer as dúvidas de como encontrar uma oportunidade na área.

Quando procurar um estágio em Gestão de Produção Industrial?

A graduação de Gestão de Produção Industrial é um Curso Superior de Tecnologia (CST). Portanto, o período que o estudante passa na faculdade é mais curto, caso comparado aos cursos de bacharelado e licenciatura.

Dessa forma, é essencial que o aluno do ensino superior busque se preparar e encontrar oportunidades de estágio em Gestão de Produção Industrial desde o primeiro semestre da faculdade.

Contudo, é preciso sempre prestar atenção se, durante as seleções para estagiários na área, as empresas colocam como requisito o período que o estudante está cursando a graduação. Por exemplo, existem empresas que aceitam estudantes para estagiar a partir do primeiro semestre do curso de graduação. Contudo, existem empresas que só permitem que o estudante participe do processo seletivo após cumprir uma certa quantidade de semestres no curso.

Então, para conseguir um estágio em Gestão de Produção Industrial, é importante ficar sempre de olho nas oportunidades abertas. Por isso, uma forma muito eficaz para se manter informado é procurar as vagas abertas na instituição de ensino.

Monte um bom currículo para procurar estágio 

O currículo é a porta de entrada para todas as empresas que você tem vontade de trabalhar. Por isso, é preciso tomar cuidado no momento de montar o documento.

Sendo assim, é preciso se atentar aos pontos principais para mostrar suas competências ao recrutador e conseguir a vaga de estágio em  Gestão de Produção Industrial.  Então, confira abaixo as principais recomendações para deixar seu currículo impressionante.

Objetivo — Para o seu currículo ser interessante para os recrutadores, o mesmo não precisa ser longo ou contar com várias páginas. Dessa forma, coloque as informações básicas sobre você e as suas afinidades na área de trabalho. Como, por exemplo, escolaridade, cursos, idiomas. Além disso, insira em qual período da faculdade você está e em quanto tempo vai se formar na área.

Facilite a leitura —  Na hora de você montar o seu currículo, é preciso pensar na facilidade da leitura, além da interpretação do recrutador do estágio em Gestão de Produção Industrial que estiver com o seu documento. Por isso, aposte em subtítulos para separar as seções do currículo, como, por exemplo, endereço, escolaridade e dados pessoais.

Além disso, não utilize letras pequenas e escolha formatos para as letras no documento que facilitem a leitura. Vale lembrar, que o recrutador precisa conseguir enxergar bem o documento e ter uma leitura tranquila.

Salve o documento em PDF  —  Quando você terminar de montar seu currículo, não esqueça de salvá-lo no formato de PDF. Dessa forma, o documento não perde o formato e isso facilita para quem recebe o currículo. Quando salvo no formato word, é provável que o documento perca o formato por ser possível de editar, o que pode atrapalhar a sua ideia para o currículo.

Não minta no currículo para o estágio em Gestão de Produção Industrial

Ao montar seu currículo, é essencial que você seja sincero nas informações inseridas no documento. Por isso, sempre se lembre que a mentira tem perna curta e que você pode ser pego em algum momento.

Quando for se candidatar à uma vaga de estágio em Gestão de Produção Industrial — principalmente se for seu primeiro trabalho —, o recrutador saberá se você for inexperiente. Por isso, não adianta colocar projetos que você não tenha feito, ou que domina um idioma que você não entende. Também não coloque um curso que ainda não concluiu.

Além de ser uma atitude antiética, não é uma boa forma de começar no mercado de trabalho.  Você será testado durante a rotina na empresa que contratá-lo. Por isso, não adianta mentir, provavelmente você será pego e isso pode prejudicar a manutenção na vaga de estágio para o qual você lutou tanto para conseguir.

Assim, a melhor política para conseguir um estágio é se manter sincero em suas qualificações e demonstrar todas as suas melhores qualidades como profissional da área.

Dominar outros idiomas é essencial para se destacar 

Por fim, outra habilidade importante para conseguir se destacar na seleção de estágio é dominar outro idioma. No caso do estágio em Gestão de Produção Industrial, é importante que o estudante tenha o domínio do inglês, primordialmente. Contudo, quanto mais idiomas você tiver domínio, melhor será.

Vale lembrar que o setor de Gestão de Produção Industrial lida com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica nas indústrias. Além disso, os profissionais da área ainda coordenam a equipe de funcionários da fábrica. Além disso, esses profissionais fiscalizam as regras de segurança na linha de produção da empresa. O especialista na área, por fim, ainda precisa organizar a logística dos produtos fabricados na empresa.

Dessa forma, vale ressaltar que boa parte das empresas do setor de industrial fazem negócios no exterior ou trabalham com ferramentas importadas. Portanto, é essencial que o profissional da área domine o inglês. Além disso, ser fluente em outro idioma ajuda a se destacar na seleção de estágio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.