Já falamos tudo sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação e descobrimos que é possível concluir o curso em ao menos cinco anos, embora algumas faculdades ofereçam em seis anos. Agora, vamos conhecer a grade curricular do curso. Assim, qualquer pessoa pode saber exatamente o que será estudado, ou mesmo verificar se já cursou a disciplina em outra universidade e, assim, solicitar aproveitamento de estudos.
Conhecer a grade curricular também é fundamental para evitar a evasão, um problema reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Em parecer de 2019, o colegiado informou que, nos últimos anos, foi possível expandir significativamente o número de matriculados e concluintes dos cursos de Engenharia em todo o país.
Só em 2016, cerca de 100 mil bacharéis se graduaram em cursos presenciais e à distância. Por outro lado, a taxa de evasão se manteve em um patamar elevado, ou seja, da ordem de 50%.
O que você verá neste artigo:
Princípios epistemológicos
Com alguma frequência, as universidades refletem sobre os princípios que devem reger a organização curricular na atualidade. Ou seja, analisam se o currículo em vigor está adequado à formação humana e profissional diante das transformações sociais em curso.
Consequentemente, de tempos em tempos, a grade curricular é revista, visando dar conta, acima de tudo, à complexidade e às incertezas do mundo contemporâneo.
São muitos os profissionais da área de educação que se dedicam, inclusive, a estudar justamente a importância e o papel do currículo para o ensino. Podemos citar, por exemplo, a pesquisa desenvolvida por Verônica Gesser e Diva Spezia Ranghetti.
No artigo “O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo”, publicado em 2011 na Revista e-curriculum, as pesquisadoras refletiram, acima de tudo, sobre a necessidade de se desenvolver currículos para a formação de profissionais no ensino superior aptos para assumir novos papéis.
Entre as conclusões das estudiosas, podemos citar a perspectiva crítica. Isso porque, segundo elas, tanto o currículo quanto seus fundamentos precisam ser históricos e críticos em relação à realidade. Devem, portanto, formar profissionais conscientes sobre seu papel na sociedade.
“Desenvolver habilidades de pesquisar a própria prática, confrontá-la com as produções teóricas, redimensionando tanto a prática em si quanto a teoria, em um movimento dialógico e contínuo, no qual se produz a prática profissional, parece ser a tônica para uma formação profissional consciente”, refletiram.
Funções da grade curricular
Afinal, para que serve a grade curricular? A resposta é simples: a grade curricular nada mais faz a não ser organizar as atividades acadêmicas que serão ministradas durante um determinado curso.
Em outras palavras, nela está descrito o nome das disciplinas e das atividades complementares, a carga horária e o semestre (ou período) em que serão ofertadas aos estudantes.
Composição do currículo
Agora que compreendemos os princípios epistemológicos e a função da grade curricular, podemos conhecer os três tipos de disciplinas que compõem o currículo.
Estamos falando de disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas. Para um melhor aproveitamento da graduação, inclusive, é fundamental entender bem a diferença entre esses três tipos de matérias.
Afinal, disciplinas representam um conhecimento adquirido, que pode trazer enorme impacto na carreira de um estudante.
Como o próprio nome diz, as disciplinas obrigatórias são essenciais e obrigatórias. Ou seja, para se graduar, o aluno precisa, necessariamente, cursar as matérias que compõem esse hall.
A matérias eletivas, por outro lado, são escolhidas dentro de uma lista de matérias disponíveis pelo curso. Geralmente as faculdades exigem que seja cumprida uma carga horária mínima dessas disciplinas. Isso significa dizer que os alunos são obrigados a se matricular em disciplinas de livre escolha.
Por fim, as disciplinas optativas são complementares. Estamos falando de matérias não-obrigatórias. Os estudantes sequer precisam se matricular em disciplinas complementares. Porém, ganham muito ao aproveitar a oportunidade para complementar o currículo.
Nesse último caso, os estudantes podem inclusive cursar disciplinas em outra graduação. Para isso é importante consultar as regras da sua universidade.
O que é organização curricular?
Com a função de guia básico do curso, na organização curricular os alunos encontrarão informações básicas sobre a composição do curso. São dados que geralmente buscamos antes mesmo de realizar a matricula.
Estamos falando do horário de funcionamento, da programação de desenvolvimento em semestres letivos, do tempo máximo para integralização e da carga horária total, incluindo não apenas as horas de disciplinas de conteúdos teóricos e práticos, mas também as horas de estágio supervisionado e de atividades complementares.
Carga horária do currículo
Vale ressaltar ainda que a carga horária dos cursos de Engenharia de Controle e Automação deve cumprir ao estabelecido pela Resolução CNE/CES nº2 de 18 de junho de 2007 do Ministério da Educação. No caso das Engenharias, por exemplo, a norma diz que deve apresentar carga horária mínima de 3.600 horas.
Outra informação importante diz respeito à carga horária de estágio obrigatório e atividades complementares: a legislação define que não deve ultrapassar 20% da carga horária estabelecida para o curso.
Por fim, podemos citar o tempo máximo de duração do curso. No caso da Engenharia de Controle e Automação, os estudantes geralmente podem permanecer na faculdade por até 10 anos.
Isso porque, na maioria das universidades, o curso pode ser concluído em cinco anos e, conforme a legislação em vigor, o tempo de integralização é esse número de anos em dobro.
Consequentemente, se exceder esse tempo máximo, os estudantes estão sujeitos às penalidades descritas no Regulamento da Instituição.
Atividades profissionais
Também é papel da organização curricular compor a grade de disciplinas de modo a garantir que os estudantes sejam capazes de, ao final do curso, desenvolver as atividades profissionais discriminadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).
Estamos falando de atividades que foram discriminadas pela Resolução nº 427/1999 do CREA.
São atividades diversas que vão desde o estudo de viabilidade técnica até a operação e manutenção de equipamentos, passando por perícia e avaliação.
O que é matriz curricular?
A matriz curricular funciona como o esqueleto básico do curso de graduação. Em outras palavras, são os principais tipos de conteúdos a serem oferecidos dentro de uma grade curricular.
Acessar a matriz curricular é, portanto, fundamental para ajudar o estudante a se preparar para as novas etapas e planejar o tempo de duração do curso. No caso da Engenharia de Controle e Manutenção, as disciplinas do curso são geralmente divididas em três núcleos, sendo:
- Conteúdos básicos
- Conteúdos profissionalizantes
- Conteúdos específicos
Novas Diretrizes Curriculares
Em 2019, uma nova resolução do Ministério da Educação (Resolução CNE/CES nº 2), institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.
Na prática, a nova resolução prioriza as metodologias ativas de aprendizagem, as perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, a utilização de modelos e uma visão humanista, entre outros.
Consequentemente, percebemos uma mudança nas grades dos cursos, que passaram a se preocupar mais com resultados práticos e reflexões de ordem holística..
Outra coisa que a Resolução definiu foi a lista de conteúdos básicos contemplados por todas as habilitações em Engenharia. Abaixo é possível conhecer o conjunto:
- Administração e Economia;
- Algoritmos e Programação;
- Ciência dos Materiais; Ciências do Ambiente;
- Eletricidade;
- Estatística;
- Expressão Gráfica;
- Fenômenos de Transporte;
- Física; Informática;
- Matemática;
- Mecânica dos Sólidos;
- Metodologia Científica e Tecnológica;
- Química.
Projeto Pedagógico do Curso
O curso de Engenharia de Controle e Automação também deve, obrigatoriamente, possuir um Projeto Pedagógico. Esse documento, aliás, não deve ser composto de modo arbitrário, conforme o gosto da instituição de ensino.
Em vez disso, o Projeto deve seguir as diretrizes da Resolução CNE/CES nº 2), entre as quais podemos citar algumas das mais relevantes.
Em primeiro lugar, é obrigatória a existência das atividades de laboratório. Nesse sentido, o enfoque e a intensidade devem ser compatíveis com a habilitação ou com a ênfase do curso.
Em segundo lugar, é recomendável que as atividades sejam organizadas de modo que aproxime os estudantes do ambiente profissional. Isso pode ser feito criando formas de interação entre a instituição e o campo de atuação dos egressos.
Por fim, recomenda-se a promoção frequente de fóruns com a participação de profissionais, empresas e outras organizações públicas e privadas,
O objetivo desses eventos é, acima de tudo, debater sobre as demandas sociais, humanas e tecnológicas, além de acompanhar a evolução constante da Engenharia. Consequentemente, será possível aprimorar e atualizar o ensino.
Clique aqui para comparar as diretrizes novas e antigas do curso de Engenharia.
Grade curricular
Por fim, vamos comparar a grade curricular de dois cursos de Engenharia de Controle e Automação.
A grade curricular abaixo, por exemplo, corresponde às disciplinas do curso oferecidas pela Faculdade Anhanguera de Limeira (SP). Elas estão disponíveis no Catálogo Institucional das Condições de Ofertas dos cursos de Graduação e podem ser integralizadas em 3.600 horas.
- Administração Economia Para Engenheiros
- Algoritmos E Lógica De Programação
- Cultura Digital
- Engenharia, Ciência E Tecnologia
- Química E Ciência Dos Materiais
- Cálculo Diferencial E Integral I
- Desenho Técnico Projetivo
- Ed – Projeto De Vida
- Física Geral E Experimental – Mecânica
- Legislação, Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente
- Cálculo Diferencial E Integral II
- Ed – Marketing Digital
- Física Geral E Experimental – Energia
- Princípios De Eletricidade E Magnetismo
- Resistência Dos Materiais
- Cálculo Diferencial E Integral III
- Circuitos Elétricos
- Ed – Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias
- Eletrônica Analógica
- Sistemas Integrados De Manufatura
- Cálculo Diferencial E Integral IV
- Circuitos Elétricos Avançados
- Ed – Mindset Ágil
- Eletrônica Analógica Avançada
- Métodos Matemáticos
- Ed – Design Thinking
- Fenômenos De Transporte
- Geração, Transmissão E Distribuição De Energia Elétrica
- Modelagem E Controle De Sistemas
- Sistemas Digitais E Microprocessadores
- Conversão Eletromagnética De Energia E Máquinas Elétricas
- Ed – Empregabilidade
- Informática Industrial I
- Modelagem E Controle De Sistemas Avançados
- Optativa I
- Avaliação Dos Sistemas Industriais
- Ed – Desenvolvimento De Carreira
- Est. Cur. Engenharia
- Informática Industrial II
- Materiais E Instrumentação Eletroeletrônica
- Análise E Processamento De Sinais
- Auditoria E Segurança Do Trabalho
- Ed – Empreendedorismo
- Optativa II
Sistemas Hidráulicos E Pneumáticos - Trabalho De Conclusão De Curso
- Ed – Responsabilidade Social
- Instalações Elétricas
- Projetos De Automação Industrial
- Robótica
- Sociedade Brasileira E Cidadania
- Trabalho De Conclusão De Curso
- Atividades Complementares
- Eficiência Energética E Qualidade De Energia
- Empreendedorismo E Inovação
- Gestão Da Produção
- Gestão De Projetos
- Libras – Língua Brasileira De Sinais
- Modelos De Gestão
- Planejamento, Programação E Controle De Produção
- Princípios De Telecomunicações
- Responsabilidade Social E Ambiental
- Segurança Em Instalações Elétricas
Compare as grades curriculares
Podemos dizer que, ao comparar as grades, os estudantes podem apreender melhor o perfil da instituição. Assim, entre todas as universidades, pode-se escolher a mais adequada ao perfil e interesses do aluno.
Por essa razão, listamos abaixo a estrutura curricular do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trata-se de um curso que totaliza 4050 horas, cuja grade foi estabelecida pela Resolução Unesp nº 06, de 14 de Janeiro de 2020:
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Física I
- Laboratório de Física I
- Introdução à Engenharia de Controle e Automação
- Introdução à Ciência da Computação
- Desenho
- Fabricação Mecânica
- Cálculo Diferencial e Integral II
- Física II
- Laboratório de Física II
- Álgebra Linear
- Programação Orientada a Objetos
- Circuitos Digitais
- Laboratório de Circuitos Digitais
- Cálculo Diferencial e Integral III
- Circuitos Elétricos I
- Ciências Jurídicas e Sociais
- Estatística e Probabilidade
- Eletromagnetismo
- Inovação Tecnológica e Planejamento Estratégico
- Estrutura de Dados
- Cálculo Diferencial e Integral IV
- Circuitos Elétricos II
- Laboratório de Circuitos Elétricos
- Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos
- Fenômenos de Transporte
- Matemática Aplicada à Engenharia
- Resistência dos Materiais
- Controlador Lógico Programável
- Dispositivos Eletrônicos
- Sinais e Sistemas
- Projeto de Mecanismos
- Microcontroladores
- Máquinas Elétricas
- Laboratório de Máquinas Elétricas
- Circuitos Eletrônicos
- Laboratório de Eletrônica
- Sistemas de Controle I
- Laboratório de Controle I
- Materiais para Engenharia
- Redes Industriais de Comunicação
- Sistemas Computacionais
- Administração e Finanças
- Eletrônica Industrial
- Laboratório de Eletrônica Industrial
- Sistemas de Controle II
- Laboratório de Controle II
- Projeto e Fabricação Auxiliados por Computador
- Tecnologias de Automação e Informática Industrial
- Controle de Processos Industriais
- Robótica Industrial
- Sistemas Embarcados
- Instrumentação e Sistemas de Medição
- Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos
- Acionamentos Elétricos
- Laboratório de Acionamentos Elétricos
- Optativa I
- Optativa II
- Optativa III
- Optativa IV
- Optativa V
- Optativa VI
- Projeto Final de Curso
Saiba mais
Do mercado de trabalho às funções do Engenheiro de Controle de Automação, saiba tudo sobre o curso.