InícioDicasPokémon GO: confira 5 dicas fundamentais para iniciantes

Pokémon GO: confira 5 dicas fundamentais para iniciantes

O game mobile Pokémon GO, disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android, é um sucesso mundial, a cada dia agregando um maior número de usuários, que podem capturar monstrinhos, ganhar itens em Poképaradas (pontos estratégicos no mapa do jogo) ou mesmo batalhar online com outros jogadores e também na Liga de Batalha, competição mundial.

A ideia do game é percorrer o mapa interagindo com os locais do mundo real, para assim descobrir os benefícios; também se deve completar Pesquisas Especiais para adquirir bônus e aumentar de nível. Os jogadores ganham medalhas de acordo com o progresso, que em alguns casos também desbloqueiam conteúdos, como novas roupas e acessórios para o avatar (personagem que o jogador controla).

Abaixo, confira cinco dicas que ajudam em muito o progresso dos jogadores novatos em Pokémon GO:

1- Indicação de Amigos

Ao indicar um amigo para jogar Pokémon GO, é possível receber recompensas como encontros com monstrinhos, Doces Raros, Incubadoras de Ovos e outras, de acordo com o progresso no game; podem se beneficiar dessa dica tanto os novos jogadores como os que se afastaram do game por algum tempo, ou seja, mais de 90 dias sem entrar no aplicativo.

As recompensas são recebidas pelo jogador que indicou e também pelo que recebeu a indicação, bastando para isso repassar ao amigo um código, que pode ser encontrado e compartilhado através da área do game Amigos / Convidar, no perfil do jogador. O jogo gera um link, que ao ser enviado para um amigo através de aplicativos de mensagem, ativa o programa de conquistas. Inicialmente, o amigo ganhará 100 Poké Bolas.

2- Módulos Atrair

Este item é muito útil, principalmente durante o período de pandemia do novo coronavírus, já que os jogadores não devem sair muito de casa: ao ser acionado em uma Poképarada, o Módulo Atrair faz com que apareça um número maior de Pokémon para serem capturados.

É possível ganhar esse item ao concluir tarefas especiais, ou comprá-lo na loja do jogo, por 200 Pokémoedas.

Há diferentes classificações de Módulos Atrair, sendo que alguns podem ser utilizados para evoluir certos tipos de Pokémon, conforme a lista abaixo:

Módulos Atrair “comuns”– atraem Pokémon que aparecem com frequência na natureza do local.

Módulos Atrair Magnético – atraem os Pokémon dos tipos Elétrico, Aço e Rocha; evoluem Nosepass em Probopass e Magneton em Magnezone.

Módulos Atrair Glacial – atraem Pokémon dos tipos Água e Gelo, e também servem para evoluir Eevee em Glaceon.

Módulos Atrair Musgo – atraem Pokémon dos tipos Inseto, Grama e Venenoso e podem ser usados para evoluir um Eevee em Leafeon.

Como é possível perceber, os dois últimos Módulos Atrair são parte de uma das formas de evoluir um Eevee; outra forma bastante conhecida é a explicada abaixo em detalhes:

3- Evoluções do Eevee

O monstrinho Eevee, encontrado na natureza ou em tarefas de pesquisas temporárias, pode evoluir para criaturas de diferentes tipos, o que resulta em diversas possibilidades para completar na Poké agenda. Existem algumas formas específicas de obter esses diferentes exemplares, entenda:

A forma mais comum, alterando o nome do Pokémon, pode ser usada uma única vez, portanto, para gerar outra criatura idêntica, terá que utilizar uma dica diferente. Primeiro, consiga 25 Doces Eevee; depois, escolha a evolução desejada; troque o nome do Eevee para uma das opções abaixo, com a letra maiúscula; reinicie o game após a troca, e aí sim, evolua seu monstrinho:

Sparky (evolui para o elétrico Jolteon)

Rainer (evolui para o aquático Vaporeon)

Pyro (evolui para o flamejante Flareon)

Tamao (evolui para o sombrio Umbreon)

Sakura (evolui para o psíquico Espeon)

Linnea (evolui para o tipo planta Leafeon)

Rea (evolui para o tipo gelo Glaceon)

4- Trocar de Equipe

Ao iniciar a aventura, é preciso escolher uma equipe para defender, entre as opções Instinto, Sabedoria ou Valor. No jogo, é possível trocar de equipe após a escolha, usando um item, o Medalhão de Equipes, que pode ser comprado por 1.000 Pokémoedas na loja.

Só é permitido comprar um Medalhão de Equipes a cada 365 dias. O item, que fica guardado na Bolsa, pode ser ativado a qualquer momento, assim que o jogador entrar em uma tela de seleção de equipes para escolher o novo time.

Um fato que o jogador deverá ficar atento é que, ao trocar de equipe, os Pokémon que estiverem em Ginásios retornarão quando forem derrotados, sem ganhar as Pokémoedas; também não é possível batalhar contra os próprios Pokémon em Ginásios. Uma dica para não perder a chance de ganhar as moedas é trocar de equipe apenas quando todos os Pokémon em Ginásios retornarem.

5- Capturar um Smeargle

Smeargle é um Pokémon do tipo Normal, que só pode ser encontrado em Pokémon GO através da função Retrato GO, que é ativada através da opção RA+ nas configurações do game. Portanto, para capturá-lo, é preciso:

  • Escolher um Pokémon de sua preferência entre os disponíveis na bolsa e entrar no modo Retrato;
  • Tirar algumas fotos do Pokémon. É possível perceber no preview da imagem se um Smeargle surgiu na frente de seu monstrinho durante a foto;
  • Caso Smeargle tenha aparecido na foto junto de seu monstrinho, ele aparecerá na natureza ao voltar para o mapa do jogo. Então basta capturá-lo normalmente, usando as Poké Bolas.

É importante lembrar que a aparição de Smeargle na foto não garante que ele será capturado, podendo fugir durante o processo. Também não há uma garantia de quantas fotos são necessárias para que aconteça o encontro.

Quer ficar por dentro do mundo dos e-sports? Confira algumas matérias interessantes:

Os atletas brasileiros de e-sports mais reconhecidos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.