O processo de marketing está presente no dia a dia de todos, já que consumimos diferentes tipos de mídia massivamente. Mas, você conhece as etapas de marketing que estão por trás do sucesso de grandes empresas, campanhas, serviços e produtos? A resposta para um negócio promissor pode estar nessas estratégias.
O que você verá neste artigo:
A área
O profissional da área desenvolve pesquisas de mercado, designs, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda e muito mais. Para mandar bem nesse segmento, é preciso dominar diversos conceitos e técnicas. Por isso, os tecnólogos em marketing e marketing digital podem ser uma boa opção para você que quer se jogar nesse mercado.
O marketing consiste num conjunto de estratégias empresariais para a otimização dos lucros, visando a adequação da produção para ofertar mercadorias e serviços conforme as necessidades e preferências dos consumidores.
As 4 etapas do processo de marketing
Para acertar e obter bons resultados, o marqueteiro precisa atentar-se nas 4 etapas do processo de marketing, que se divide em: análise das oportunidades de mercado, definição da estratégia, planejamento das ações e gestão dos esforços de marketing.
Se você não conhece esses conceitos, não há motivo para se preocupar, vamos explicá-los detalhadamente neste artigo.
1. Análise das oportunidades de mercado
Pesquisa de marketing: entenda seus clientes e o meio competitivo
Antes de começar uma campanha, a empresa deve atentar-se ao meio em que está inserida. Ou seja, é necessário realizar pesquisas para entender os desejos, necessidades e o perfil de seus clientes.
Desta forma, fica muito mais fácil desenvolver materiais assertivos e com alta conversão. Além disso, é imprescindível determinar o tamanho do mercado e suas possíveis oportunidades.
A pesquisa pode ser desenvolvida com base em estudos de dados disponíveis no mercado, por pesquisa de campo, grupo focal, ligações telefônicas ou por pesquisas online, utilizando plataformas de automação.
Os dados obtidos por meio deste tipo de pesquisa serão indispensáveis para as próximas etapas do processo de marketing.
Quais são suas ameaças e fraquezas, forças e oportunidades?
Agora é hora de arregaçar as mangas e entender onde você está falhando, como pode melhorar e onde tem oportunidade de crescer. Para isso, o primeiro passo é analisar fatores internos, sobre os quais você tem controle que afetam diretamente sua classificação no mercado, como, por exemplo, ter uma equipe comercial bem treinada e com alta performance (força), ou uma rede de distribuição lente e limitada (fraqueza).
Além disso, é necessário analisar o ambiente externo, sobre o qual não é possível controlar e exerce grande influência sobre empresas privadas e públicas. São fatores externos de influência: políticas governamentais, eventos climáticos, altas ou baixas econômicas, etc.
Para facilitar ainda mais a compreensão sobre esses conceitos, lembre-se que tomamos diariamente decisões baseadas em nossos interesses e objetivos, avaliando a situação atual de vida e informações sobre as possibilidades de escolha. Pesando sempre prós e contras da decisão e o que está dentro do nosso controle ou não.
Se você considera os fatores citados acima, para escolher, por exemplo, uma faculdade para cursas, saiba que você está utilizando a lógica de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) ou SWOT (Strengthts, Weaknesses, Opportunities, Threats).
Essa forma de “otimizar ações e escolhas”, é uma famosa matriz de marketing utilizar para traçar estratégias empresarias e analisar cenários para embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio.
Hora de analisar a concorrência e suas “brechas”
Analisar a concorrência é indispensável para sua classificação no mercado. Ela pode ser feita com a ajuda da matriz de Porter e sua análise das 5 forças competitivas. Analise os pontos a seguir:
Poder de barganha dos fornecedores – O poder de barganha dos fornecedores determina o quanto a sua posição no mercado fica nas mãos de quem fornece matéria-prima e mercadorias.
Poder de barganha dos clientes – Quanto maior for o poder de barganha dos clientes, mais eles podem pressionar os vendedores a baixarem o preço ou aumentarem a qualidade do seu produto. Lembre-se que a competitividade também tem a ver com o grupo de consumidores a quem você decide vender, ou seja, com a definição do público-alvo.
Os clientes sempre querem comprar mais, porém, pagando menos. Por isso, é comum que esse poder jogue os concorrentes uns contra os outros na disputa pelo mercado. Fique atento.
Ameaça de produtos substitutos – Analisar os produtos substitutos significa monitorar quem não faz parte do seu mercado, mas que pode influenciá-lo em algum momento. Essa ameaça configura-se em produtos ou serviços que a atendem à mesma necessidade ou desempenham a mesma função que o seu produto. Ou seja, podem gerar grande impacto no seu negócio.
Ameaça e novos entrantes – Novos entrantes significam novidades. Por isso, elas podem causar movimentação no mercado, já que tendem a chegar com força e grandes investimentos. Além disso, aponta que um novo nome que garantir sua participação mercadológica e competitiva. Porém, é comum que a chegada de novos competidores acarrete perda de espaço de alguns.
Rivalidade entre os concorrentes – O nível de concorrência é influenciado por diversos fatores. Entre os principais que aumentam a rivalidade entre as marcas estão: concorrentes numerosos e semelhantes em tamanho e potência; produtos muito semelhantes, sem diferenciação; custos fixos ou de armazenamento altos; crescimento lento da indústria.
Segmentação de mercado: definindo seu público-alvo
Depois de toda essa pesquisa e análise, a empresa deve definir qual será o seu nicho de atuação e quais segmentos do mercado atenderá.
Ou seja, é o momento de definir o público-alvo mais adequado para usar suas forças, oportunidades e formas já estudadas de superar a concorrência.
2. Como definir sua estratégia de marketing
Para definir seu posicionamento no mercado, é preciso traçar uma estratégia, sucinta e assertiva. Existem 3 métodos comumente utilizados por empresas, confira:
Diferenciação: ofereça produtos e serviços de qualidade superior em relação aos concorrentes. Preze por benefícios valorizados pelo púbico e com grande diferencial.
Liderança em custos: preze por vantagens produtivas que permitam que a empresa ofereça produtos e serviços com preço inferior ao dos concorrentes.
Foco: defina um nicho de mercado com grau de concorrência alinhado com sua posição do mercado e utilize a diferenciação e liderança em custos para se destacar.
Para facilitar o seu entendimento, na prática, a Apple, por exemplo, usa a estratégia de diferenciação, já que oferece produtos com alto nível de qualidade. O Habibi’s de liderança em custos, por vender produtos com custo baixo em relação ao seu mercado competitivo. A franquia de alimentação saudável Mundo Verde, utiliza a estratégia de foco, com público-alvo bem definido e liderança no segmento.
3. Mix de Marketing: planejando suas ações
Com sua estratégia definida, chegou o momento de definir suas ações. Esse momento pode alavancar o processo de marketing, conquistando o êxito.
Chegou a hora de definir os conhecidos 4 Ps do marketing:
Produto: quais atributos, características e funcionalidades seu produto ou serviço deve ter para atender assertivamente o seu público-alvo.
Preço: qual o melhor preço e condições de pagamento ideais para sua lucratividade e ainda assim, atração do seu público?
Praça: onde o seu produto ou serviço será encontrado. Quais canais de distribuição serão utilizados e quais serão seus pontos de venda (PDV).
Promoção: projeção do seu produto ou serviço. u seja, como chegar até o seu público atrativamente. Hora de investir em mídia, marketing de conteúdo, marketing digital, etc.
4. Gestão dos esforços de marketing
Nesta etapa, você já estudou o mercado, os clientes, definiu seu público-alvo e as melhores formas de atuação. Com isso, o processo de marketing e seus tópicos chegam ao fim. Agora, é hora de gerenciar as ações propostas.
É preciso controlar os resultados, acompanhar o desempenho das vendas e corrigir possíveis falhas. Além de adequar os pontos já estabelecidos conforme as mudanças do mercado interno e externo.
A gestão dos esforços de marketing envolve 3 aspectos principais, são eles:
Time – A Seleção, treinamento, orientação, avaliação e motivação da equipe de marketing.
Liderança – Coordenação de todos os integrantes da área.
Integração – Promover o trabalho conjunto do marketing com os outros departamentos da empresa.
Agora, que você já sabe como funciona o processo de marketing e suas fases, utilize esses conceitos para obter sucesso.
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