InícioGraduaçãoHistória7 áreas para quem quer trabalhar com História

7 áreas para quem quer trabalhar com História

Os profissionais de História têm um trabalho importantíssimo: o de preservar e contar a nossa História. É por meio dela que conhecemos nossos antepassados e aprendemos sobre o que aconteceu. Isso nos ajuda a entender quem somos e o que esperar do futuro.

Tudo o que tem a ver com preservação do patrimônio público, resgate de documentos antigos, além do ensino nas escolas, tem a ver com História. O primeiro campo de trabalho é como professor, mas não é o único. Historiadores podem atuar como consultores, autores e no restauro e resgate de materiais históricos.

A faculdade de História é oferecida em duas modalidades, a licenciatura e o bacharelado. A primeira forma professores, que vão lecionar no ensino básico e médio, em escolas públicas e privadas. A segunda habilita o profissional a trabalhar em meios de comunicação, museus, arquivos e empresas. Vamos conhecer como é o curso e depois, as áreas de atuação.

Como é a nossa História?

Tivemos contato com essa disciplina na escola, e aprendemos um pouco sobre a formação do Brasil, a História mundial, a antiguidade e do mundo de hoje. Por outro lado, para se chegar até aqui, o professor teve um contato intenso com toda essa história.

Disciplinas como História Antiga, da África, da América, Medieval, Moderna, do Brasil Colonial, Imperial e República fazem parte da grade curricular. Mas não fica só nisso. Aulas sobre Patrimônio Histórico, Museus e Historiografia entram também.

No caso da licenciatura, além dessas matérias, o graduando terá aulas de Didática, que vai mostrar ao futuro professor as metodologias para dar aulas. Assim, ele precisa entender o conteúdo, o contexto no qual a escola está inserida, e como os alunos se relacionam com tudo isso.

Já o bacharelado forma pesquisadores, que vão atuar em museus, patrimônio histórico, e até mesmo em empresas. Há projetos de resgate de memória institucional, e é o bacharel que faz este trabalho. Vamos ver com mais detalhes as áreas de atuação do historiador.

  1. Professor de História

Essa é uma das mais lembradas. Assim que conclui a licenciatura em História, o agora professor pode começar a lecionar nas escolas nos níveis básico e médio. No ensino público, ele precisa ser aprovado em concurso, e verificar em qual escola ele irá trabalhar. Já no ramo privado, é ficar de olho nas vagas que abrem nas escolas e participar de processos seletivos.

Professores também podem ser autores de livros de História, destinados ao ensino básico e médio. Da mesma forma, podem atuar tanto na criação de uma nova obra ou na revisão das existentes.

  1. Museus

As peças históricas não estão expostas nos museus à toa. Elas contam uma história, e quem é responsável pela escolha, disposição no espaço e explicação é o historiador. Ele pode atuar como um guia, para contar o que há por trás daquela peça rara, desenvolver textos explicativos a respeito desta peça, e organizar exposições.

Ele pode se especializar em um determinado ramo (como História Brasileira, Egípcia, da Arte), e trabalhar em museus especializados. Ele também pode ser consultor para organizar exposições temporárias.

  1. Preservação do Patrimônio Histórico

A atuação dele aqui é um pouco diferente. Ele pode trabalhar em museus, instituições, centros de documentação e universidades, e o trabalho não é pouco, não. Por exemplo, ele precisa identificar as peças que recebe, muitas vezes em mau estado de conservação, para saber a qual época pertence. Isso ajuda a saber a história que ela conta.

Ele também organiza esses artefatos históricos de modo que eles se relacionem entre si. Documentos antigos também entram nesse trabalho. Exemplos disso são fotos raras, cartas, contratos, originais de livros antigos, ilustrações e pinturas.

  1. Memória empresarial e História

Essa é uma área em expansão para os historiadores. Nos últimos anos, empresas com décadas de existência procuram organizar seus documentos antigos para contar como é a sua história. Assim, pesquisa com fotos, publicações, recortes de jornais e atas de reunião entram no escopo do trabalho. Ele pode indicar pessoas que acompanham a empresa há muitos anos para jornalistas, que as entrevistam.

O resultado desse trabalho geralmente é feito em forma de livro, que é lançado em ocasiões especiais, como aniversários de 50, 60, 70 ou mais anos de trabalho.

  1. Consultoria cultural

Filmes, novelas, séries ou peças de teatro que falam de um determinado período histórico podem contar com a consultoria de um historiador. O autor da obra vai contar muito com a sua ajuda, para recriar ambientes antigos, a sociedade da época, as roupas, costumes, linguajar, para que a peça retrate o período da forma mais fiel possível.

Pode ser tanto uma história inspirada nesta época, por exemplo, ou a recriação de momentos marcantes, como guerras, períodos de ditadura, independência dos países, descobertas da ciência. Aí é a criatividade que manda.

  1. Pesquisa e História

Historiadores podem atuar fortemente na pesquisa de documentos históricos para descobrir fatos que ainda não são muito conhecidos do público. Assim, eles ficam em contato com documentos oficiais, bibliotecas de universidades, repartições públicas, museus, até coleções particulares de livros. São ótimas fontes de informação.

Nessa pesquisa, ele pode descobrir documentos que estavam guardados há muitos anos, e trazer informações novas. Com isso, é possível publicar um livro ou um artigo para ser publicado em revistas científicas.

  1. Professor de nível superior

Para dar aulas para futuros professores de História, é preciso continuar estudando. Assim, o curso é feito em sistema de pós-graduação stricto sensu, nos níveis de mestrado e doutorado. É o que o Ministério da Educação (MEC) exige das instituições de nível superior.

O mestrando ou doutorando elabora uma linha de pesquisa e escreve uma tese, que deverá ser defendida perante uma banca examinadora. Em seguida, uma vez aprovado, ele se torna mestre ou doutor, e já está apto a dar aulas em faculdades e universidades. Para isso, o tempo de preparação costuma levar de dois a quatro anos, dependendo do tipo de pesquisa realizada.

O mestre ou doutor pode continuar pesquisando dentro do ambiente acadêmico. Ele pode ser orientador de um grupo de alunos e coordenar trabalhos específicos. Esses trabalhos também podem ser publicados como artigos ou livros.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre 5 vantagens de fazer graduação EAD.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.