InícioDicasEnemAs questões mais estranhas do Enem

As questões mais estranhas do Enem

As questões mais estranhas do Enem são de diversas áreas. Enquanto algumas criaram polêmica, outras são super engraçadas. Então, confira quais são elas, a seguir.

Como é o Enem?

Todo ano o Exame Nacional do Ensino Médio testa conhecimentos de estudantes de todo Brasil. Embora hoje em dia ele seja porta de entrada para faculdades, seu fim é verificar o nível de aprendizado dos alunos.

São dois dias de prova, com 180 questões em total, mais a redação. Ainda, fazem parte do teste quatro grandes áreas:

  • Ciências humanas;
  • Linguagens;
  • Ciências da natureza;
  • Matemática.

Os candidatos têm cerca de 5 horas, em cada etapa, para fazer o exame. Portanto, como o conteúdo é extenso, o Enem costuma gerar ansiedade e muita tensão. Mas, algumas das perguntas geram reações inesperadas, por serem um tanto quanto incomuns.

Questões estranhas no Enem

Memes e piadas já são praticamente tradições na história do Enem. Desde que as provas começaram a cair em debate na internet, questões geram boas risadas. Conheça algumas delas abaixo.

Bronzeamento artificial

Em 2012, uma questão sobre a reação da pele a luzes causou gargalhadas. Apesar de não ter uma resposta fácil, o conteúdo era bastante inusitado.

O problema narrava a situação em que uma garota queria bronzear-se com uma luz incandescente. No entanto, ela claramente não obteve resultados, já que esse procedimento usa luz ultravioleta.

Nanokid

Uma pergunta de química da edição de 2013 chamou a atenção pela figura. Ao contrário de outros compostos, o da imagem lembrava a forma humana. Em outras palavras, era mais parecido a um boneco de palitos. Logo o desenho viralizou nas redes e virou um gif.

“Gazolina”

No mesmo ano, outro extrato da prova foi alvo de piadas. Dessa vez, devido a um “erro” de português. Tratava-se de uma charge que criticava Kubitschek e tinha a palavra “gazolina”. Mas, no contexto da obra, essa foi uma forma irônica de escrever “gasolina”.

Outra possibilidade é que nessa época essa era a grafia correta. Então, depois de uma reforma ortográfica, a palavra ficou como é até hoje.

Questões mais estranhas

Muitas vezes, o exame aborda temas sociais que estão em alta. Assim, surgem debates acalorados em cima das questões mais estranhas e polêmicas. Portanto, veja algumas perguntas que dividiram opiniões na internet e fora dela.

Dialeto pajubá

A linguagem famosa entre gays e travestis ganhou destaque após aparecer no Enem. Ainda que seja um dialeto presente na comunidade atualmente, ela tem origem no iorubá.

O texto causou furor nas redes, não pelo conteúdo que estava em teste. Ou seja, a organização do exame recebeu acusações de “doutrinação” por conta da temática.

Simone de Beauvoir

Uma frase da filósofa feminista Simone de Beauvoir apareceu no Enem de 2015. No momento em que a questão caiu nas redes, ela causou revolta em algumas pessoas. Tanto que começaram a difamar a autora e usar xingamentos para referir-se a ela.

Cabelo e resistência

No ano de 2020 o gabarito passou por revisão, após uma resposta levantar suspeita de racismo. A pergunta trazia um texto no qual uma mulher negra decide não alisar os cabelos.

A princípio, o Inep divulgou um gabarito que apontava a resposta correta criticava a personagem. Por outro lado, candidatos protestaram afirmando que a opção correta era outra. Ou seja, que a atitude era um ato de resistência.

Um dia depois, o instituto afirmou que houve um erro no banco de dados. Então, os estudantes que interpretaram a frase como algo positivo acertaram a questão.

Enem nas redes sociais

Os candidatos e internautas não nunca perdem o bom humor em nenhuma das edições. Dessa forma, surgiram várias hashtags como #showdosatrasados e #aprendinoenem. Afinal, os comentários sobre as provas sempre dominam as postagens.

Atrasados do Enem

O horário de fechamento dos portões sempre é um martírio para quem chega tarde. Por esse motivo, a hashtag #showdosatrasados retrata histórias de quem perdeu o exame pelo atraso.

Em alguns anos o horário de verão jogou contra os candidatos. Como resultado, os memes em cima do desespero dos que não chegaram a tempo bombaram. Ainda, as tentativas frustradas de passar pelo portão foram destaque na internet.

Ironia ao comentar as questões

Com a hashtag #aprendinoenem os estudantes brincam com partes do exame. Por exemplo, em 2019 o tema da redação foi acesso ao cinema. Então, um usuário do Twitter comentou que aprendeu que deveria ir mais ao cinema.

Uma das intenções da tag é tirar as questões mais estranhas de contexto. Dessa forma, os comentários irônicos tomam conta e garantem muitas risadas.

Como resolver as questões mais estranhas do Enem

Embora haja sempre polêmicas no exame, o candidato pode realizá-lo confiando no que estudou. Afinal, textos, imagens e charges estranhos muitas vezes aparecem para testar a capacidade de interpretação.

Quando esse tipo de questão aparecer, o estudante deve se ater ao conteúdo. Ainda que não vá de encontro a sua opinião, em geral, não se trata disso. Até porque as respostas são objetivas, ou seja, é preciso escolher uma entre as alternativas.

Portanto, para se dar bem, se concentre e tente interpretar bem o texto. Assim, você evitará cair nas famosas “pegadinhas” ou ter que “chutar”. E não confie só na sorte, estude o máximo possível para estar confortável com as matérias.

Informe-se e esteja preparado

Muitas vezes o que a prova do Enem busca é que os estudantes tenham conhecimento conforme o contexto. Em outras palavras, que as noções que se aprendem na escola dialoguem com a realidade.

O maior exemplo disso são os temas de redação que tratam sempre de algo atual. Então, quem lê muitas notícias têm mais oportunidade de conseguir falar sobre o assunto. Por isso, além de focar nos estudos, é importante se atualizar.

Da mesma forma, pratique a sua escrita sempre que puder. Desse jeito, você aprenderá a desenvolver suas ideias, elaborando início, meio e fim. Isso ajudará não só na redação do Enem, como no seu futuro na faculdade.

Procure entender os acontecimentos e a história por trás deles. Mas, não deixe de revisar todas as matérias. Dessa forma, você estará preparado para enfrentar todo o tipo de questão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.