Uma dúvida muito comum entre os estudantes é qual deve ser a nota do Enem para entrar na faculdade. No entanto, não há uma resposta única para ela. Isso porque a pontuação mínima necessária para ser aprovado no vestibular vai depender de inúmeros fatores como o curso desejado, a faculdade escolhida, o tipo de processo seletivo, entre outros.
Por isso, a primeira dica para quem quer ter uma noção da nota de corte do Enem é conferir sua concorrência. Ou seja, quantos candidatos disputam a vaga para a qual você se inscreveu. Vale a pena também saber qual a nota mínima exigida pelos programas do governo que garantem entrada na universidade.
Para te ajudar nessa tarefa, explicaremos neste artigo como funciona a classificação dos processos seletivos que aceitam a nota do Enem para entrar na faculdade pública e privada. Confira!
O que você verá neste artigo:
Qual deve ser a nota do Enem para entrar na faculdade privada?
Além dos programas do governo, também é possível utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade privada através do ingresso direto.
Para isso, basta que o aluno tenha feito qualquer edição do exame a partir de 2010 e que apresente o seu desempenho no ato de inscrição. Caso tenha alcançado a nota mínima exigida, ele pode fazer a matrícula sem precisar prestar vestibular.
Em geral, a pontuação mínima para o ingresso direto é de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Como esta exigência pode variar de acordo com cada instituição, é recomendado que o candidato confira o site da faculdade desejada para maiores informações.
Qual a nota do Enem para entrar na faculdade?
Programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies) exigem uma pontuação mínima no Enem para que o candidato possa concorrer a uma vaga. Saiba mais como funciona cada um deles:
Sisu
O Sisu é o único programa do governo que não exige uma nota mínima do Enem para entrar na faculdade pública. Basta apenas que o estudante não zere a redação e ele já está apto a concorrer.
No entanto, isso não significa que a nota de corte não exista. Algumas instituições, inclusive, exigem que o candidato alcance um determinado desempenho na média geral do Enem ou em áreas do conhecimento específicas para a classificação.
Vale lembrar também que as graduações mais concorridas exigem notas maiores. O curso de Medicina, por exemplo, costuma aprovar alunos com pontuação acima de 800 pontos. Portanto, quanto maior a sua nota, mais chances de conseguir uma vaga.
ProUni
O ProUni é o programa governamental que concede bolsas de estudos em faculdades particulares para alunos de baixa renda. Para se inscrever, o candidato deve alcançar o mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação na edição mais recente do Enem.
Assim como o Sisu, consegue a vaga o candidato que fizer o maior número de pontos. Porém, a nota de corte pode variar: enquanto cursos mais concorridos exigem pontuações maiores, é possível conseguir uma bolsa com a nota um pouco acima da mínima em graduações menos disputadas.
Fies
O Fies é o financiamento estudantil concedido pelo governo federal para a graduação em universidades privadas. Para concorrer a ele, é necessário que o candidato faça 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de 400 pontos na redação.
Pontuação do Enem
Confira algumas notas de corte recentes das últimas edições de programas do governo em alguns cursos:
Medicina
- Média da nota de corte do Sisu: 793.62
- Média da nota de corte do ProUni: 729.86
- Média da nota de corte do Fies: 754.78
Direito
- Média da nota de corte do Sisu: 734.80
- Média da nota de corte do ProUni: 681.28
- Média da nota de corte do Fies: 606.83
Engenharia Civil
- Média da nota de corte do Sisu: 697.54
- Média da nota de corte do ProUni: 652.27
- Média da nota de corte do Fies: 577.00
Odontologia
- Média da nota de corte do Sisu: 740.46
- Média da nota de corte do ProUni: 656.98
- Média da nota de corte do Fies: 621.87
Administração
- Média da nota de corte do Sisu: 650.24
- Média da nota de corte do ProUni: 689.06
- Média da nota de corte do Fies: 543.77
Pedagogia
- Média da nota de corte do Sisu: 608.51
- Média da nota de corte do ProUni: 564.55
- Média da nota de corte do Fies: 548.12
O que influencia a nota de corte do Enem?
Como você viu, a pontuação do Enem necessária para ingressar na universidade pode variar de acordo com a instituição e o programa governamental. Os fatores que podem influenciar a nota são:
- Prestígio da instituição;
- Concorrência do curso escolhido;
- Turno escolhido;
- Nível de conhecimento do aluno;
- Modalidade da concorrência (Lei de Cotas, ações afirmativas ou ampla concorrência).
Vale lembrar que as notas de corte do Sisu são divulgadas anualmente pelo Portal Nacional da Educação. Já as do ProUni e do Fies podem ser conferidas no momento da inscrição. Portanto, fique atento aos sites oficiais dos programas e invista bastante nos seus estudos. Afinal, quanto maior a sua pontuação, maiores também serão as chances de alcançar o tão sonhado diploma de nível superior.
Agora que você entendeu qual deve ser a nota do Enem para entrar na faculdade, não deixe de conferir como a sua pontuação no exame pode te ajudar a conquistar uma vaga no ensino superior.