Na hora de escolher a sua profissão é preciso entender mais sobre o perfil do estudante de Podologia. Não apenas para decidir se a profissão é a escolha certa para você, mas também para identificar áreas que você pode precisar desenvolver mais a fim de ser bem sucedido no exercício da profissão.
Além disso, outro ponto importante é saber um pouco mais sobre o que o estudante aprende no Curso Superior de Tecnologia em Podologia. Afinal, é imprescindível estar à vontade com as mais variadas matérias do curso. Sendo assim, é preciso levar em consideração que a podologia é uma profissão da área da saúde, e por isso vai precisar lidar com diversas enfermidades.
Se você acredita que essa profissão é para você então não deixe de ler todas as informações que juntamos aqui nessa matéria. Vamos lá?
O que você verá neste artigo:
Onde estudar Podologia?
O Curso Superior de Tecnologia em Podologia foi montado de forma a preparar o profissional e muni-lo de todo o conhecimento necessário para encarar o mercado profissional. O aluno vai trabalhar buscando sempre a saúde de seus pacientes.
Por isso, no final do curso, ele estará apto, ou seja, terá os conhecimentos e as habilidades necessários para identificar e tratar possíveis doenças relacionadas a todos os membros inferiores de seus pacientes.
Ao longo do curso o aluno vai aprender mais sobre como os membros inferiores são ligados e se relacionam com o resto do corpo, como sua saúde pode afetar, ou ser afetada pelo resto do organismo do paciente. Além disso, o aluno também vai entender mais sobre como problemas de saúde nos membros inferiores podem afetar o dia a dia dos seus pacientes.
Se você deseja cursar Podologia, a dica é escolher uma instituição de ensino de qualidade. Abaixo separamos três instituições do grupo Kroton que oferecem o curso. Na página de cada uma delas você pode conhecer mais profundamente o que é ensinado no curso, e qual a grade curricular dessa formação.
O que o estudante de Podologia aprende?
Como já comentamos, a podologia é uma profissão da área da saúde. Como tanto, ela é composta por diversas matérias dessa área. O objetivo é que o aluno aprenda mais sobre o corpo humano, principalmente os membros inferiores. Além disso, a grade curricular também visa preparar o aluno para identificar e tratar as mais diversas patologias que podem acometer o ser humano na região estudada.
Para você entender um pouco mais sobre o que é estudado no curso destacamos algumas disciplinas consideradas mais importantes para a formação do aluno de Podologia:
- Anatomofisiologia Do Corpo Humano
- Avaliação Podológica
- Bioética E Biossegurança
- Ciên. Morfofuncionais Dos Sistemas Tegumentar, Locomotor E Reprodutor
- Cinesiologia E Biomecânica
- Eletrotermofototerapia
- Farmacologia E Cosmetologia
- Formação Integral Em Saúde
- Instrumentação Em Podologia
- Microbiologia Básica
- Podologia Clínica
- Podopatologia
- Podopediatria E Podogeriatria
- Posturologia E Ortopodologia
Muitas pessoas acham que o podólogo trabalha apenas desencravando unhas. Porém, como você pode ver nas matérias acima, ele aprende muito mais que isso. O ensino é focado na questão da saúde e em como o profissional pode ajudar o seu paciente a ter mais qualidade de vida e bem estar.
Existem as mais diversas aplicações do trabalho de um podólogo. A maioria delas pode ser classificada em alguma das categorias abaixo.
- Promove a ativação da circulação sanguínea
- Trata e previne micoses
- Contribui para o tratamento do diabetes
- Ajuda no desempenho de atletas
- Melhora a estética dos pés
- Corrige problemas na postura corporal
O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Podologia irá estudar sobre as relações existentes entre os membros inferiores com o corpo humano e como intervenções nos pés e pernas podem afetar ou melhorar a qualidade de vida.
Qual o perfil do estudante de Podologia?
Sendo assim, é preciso ter algumas características básicas como gostar da área da saúde. A afinidade no trabalho com os membros inferiores também é uma característica importante.
Como estamos falando de tratamento especificamente nos membros inferiores, uma característica que pode ajudar muito o profissional é a atenção aos detalhes. Muitas vezes os problemas podem ser difíceis de perceber. Por isso, o aluno de Podologia precisa estar atento para conseguir perceber até mesmo as menores alterações.
Após formado, no dia a dia da profissão, existem algumas características que vão ser de extrema importância para o podólogo. Por isso, elas podem ser consideradas também como parte do perfil de um estudante dessa área.
O profissional precisa ter boa comunicação e atendimento. O que isso significa? Significa que ele precisa entender os seus pacientes. Saber ouvir com atenção, para identificar as possíveis causas dos problemas que acometem os pacientes.
Além disso, é preciso sempre se manter atualizado. Ou seja, não pare de aprender coisas novas, participar de congressos. Fique atento também às novidades de tecnologia da sua área.
Igualmente, ser paciente, no sentido de ter paciência com as pessoas. Todo profissional da saúde precisa de muita paciência e empatia. Afinal, se você está tratando aquela pessoa, é por ela estar com algum problema. Muitas vezes pode estar com dor. Por isso, o profissional precisa de muita paciência e também ser bem cuidadoso no manejo com os seus pacientes.
Por fim, é preciso estar pronto para oferecer sempre o seu melhor atendimento. Ou seja, saber separar qualquer problema que você tenha, e que possa estar enfrentando, dos seus atendimentos. Conseguir separar sua vida pessoal, é uma característica muito importante para o podólogo.
Mercado de trabalho
O profissional formado no CST em Podologia tem uma grande gama de opções de locais de trabalho. Fizemos uma lista com os principais locais em que profissionais desse ramo costumam trabalhar.
- Clínicas de estética;
- Spas;
- Comércio de artigos ortopédicos;
- Salão de cabeleireiros;
- Clínicas de Podologia;
- Academias;
- Hospitais;
- Asilos;
- Comércio de calçados.
Já na questão de salário, o valor que um profissional desse ramo recebe não parece apresentar muita variação com relação ao local de trabalho, ou até mesmo à região do país. O salário inicial de um podólogo está em torno de R$ 1.500,00. Porém, o teto salarial para a profissão é de aproximadamente R$ 2.500,00.
Se você acredita que tem o perfil para o CST em Podologia, não deixe de verificar nossas outras matérias sobre o curso.
Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Podologia
6 áreas da Podologia para seguir após a faculdade