A etapa da vida da escolha da carreira é uma das mais desafiadoras. É uma decisão de como serão os próximos anos da vida. Por isso, se você está aqui é porque já tem algo em mente. Mesmo assim, sempre surge a dúvida e estamos aqui para sanar todas elas.
Engenharia Civil é o que mais te chama atenção? Então, continue a leitura e descubra como são os primeiros anos do curso e quais as principais disciplinas nestes primeiros semestres.
O que você verá neste artigo:
O início do curso de Engenharia Civil
O curso de Engenharia Civil faz parte do grupo de graduações que se enquadram nas ciências exatas. Bastante procurado e concorrido, a graduação tem ampla rede de carreira. Vale destacar que o tempo do curso pode variar de 4 a 5 anos, conforme o currículo estabelecido pela faculdade.
A grade curricular pode ter algumas variações dependendo da instituição escolhida para realizar a graduação. Entretanto, essas diferenças não são tão expressivas. Pois, as faculdades e universidades precisam seguir uma diretriz curricular proposta pelo Ministério da Educação (MEC).
O MEC apresenta matérias obrigatórias para todos os cursos superiores. Sendo que, também apresenta outras disciplinas optativas que ficam a critério das instituições adotarem como foram sugeridas ou realizar algumas mudanças para que se adéquem ao contexto ou momento atual.
Ao mesmo tempo, há ainda a possibilidade de introduzir matérias novas.
As primeiras disciplinas do curso de engenharia civil
A princípio, os primeiros anos da graduação de Engenharia serão de estudos aprofundados das ciências exatas, tais como: matemática e suas especificações.
As disciplinas mais comuns no início do curso de Engenharia Civil, são:
- Cálculo diferencial;
- Cálculo integral;
- Física geral;
- Geometria analítica;
- Matemática instrumental;
- Álgebra linear;
- Introdução ao desenho;
- Introdução à engenharia;
- Computação eletrônica;
- Física experimental;
- Química geral;
- Elementos sociológicos;
- Estatísticas;
- Geometria descritiva;
- Desenho técnico;
- Ecologia com aplicação à engenharia.
Dessa forma, é possível observar que o início do curso segue um padrão com os estudos voltados para as ciências exatas e, em alguns momentos, intercalam entre as ciências humanas e da natureza.
Contudo, essas matérias citadas anteriormente podem variar para se adaptar às metodologias da instituição.
Além disso, muitas dessas disciplinas podem ser divididas em vários módulos, pois possuem conteúdos extensos. Por exemplo: cálculo diferencial pode apresentar os diversos módulos, que podem ir do 1.º ao 4.º ou 5.º semestre.
Em suma, o começo do curso de Engenharia Civil é realizado com diferentes cálculos matemáticos, acompanhado de conceitos químicos, teorias físicas e introdução ao universo das engenharias.
Especificações do MEC para Engenharia Civil
As diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação foram reformuladas e estabelecidas em 2001. Passou a ser adotada a partir de 2002 e segue em vigência até hoje.
A reformulação aconteceu porque foi detectado um certo atraso nas engenharias estudadas no Brasil em relação aos outros países. Isso porque, o ensino no território brasileiro era de forma muito padronizada e antiquada – não considerava as novas tecnologias.
Assim, com a reforma curricular, a graduação passa a ser mais ampla e aberta às novas tecnologias e novidades do mercado. Destacando também o conjunto de experiências que o aluno participa durante todo o processo de formação superior para se tornar um engenheiro civil.
Estrutura do curso
O componente curricular da graduação precisa apresentar um projeto pedagógico que mostre exatamente o que será realizado durante os períodos disponibilizados.
Ou seja, é preciso destacar todos os projetos disponíveis que serão executados durante todo o curso. Sempre enfatizando a distribuição exata de cada plano conforme o período ao qual será introduzido, de modo a esclarecer todas as possibilidades que os estudantes terão durante toda a sua formação.
Conteúdos curriculares da faculdade de Engenharia Civil
Atualmente, o curso de Engenharia Civil deve dispor em sua grade curricular um grupo de matérias básicas. Bem como um conjunto de matérias profissionalizantes e um grupo de matérias específicas que caracterizam a modalidade, nesse caso, a civil.
Dessa forma, o grupo de conteúdos básicos ocupa, cerca de 30% da carga horária de todo o curso e é composto por disciplinas, como:
- Metodologia científica;
- Metodologia Tecnológica;
- Informática;
- Física;
- Matemática;
- Administração;
- Expressão gráfica;
- Química;
- Fenômenos de transporte;
- Administração;
- Ciência e tecnologia dos materiais;
- Mecânica dos sólidos;
- Ciências do Ambiente;
- Cidadania;
- Ciências sociais;
- Conceitos sociológicos;
- Entre tantas outras.
O conjunto de conteúdos profissionalizantes, comporta cerca de 15% de carga horária mínima. Este, é mais centralizado na modalidade da engenharia definida e apresenta matérias, como:
- Bioquímica;
- Construção civil;
- Ciência dos materiais;
- Algoritmos e estrutura de dados;
- Ergonomia e segurança do trabalho;
- Estratégia e organização;
- Gestão ambiental;
- Materiais de construção civil;
- Hidráulica;
- Hidrologia aplicada;
- Saneamento básico;
- Materiais elétricos;
- Métodos numéricos;
- Sistemas estruturais;
- Teoria das estruturas;
- Entre outras.
Essa modalidade de conteúdo é constituída e distribuída conforme os parâmetros estabelecidos pelo instituto de ensino superior. Ou seja, podem realizar mudanças e adequações nas disciplinas citadas, visto que elas fazem parte de uma proposta do MEC. Porém, podem sofrer alterações sem problema nenhum.
Por fim, há o núcleo de matérias específicas que são distribuídas da forma que a instituição preferir. Elas podem ser exercidas através de projetos de extensão na própria universidade, matérias optativas, entre outras modalidades. Mas elas precisam ter como foco o desenvolvimento das competências e habilidades estabelecidas nas diretrizes estabelecidas pelo MEC.
Áreas de atuação
O engenheiro civil pode atuar em empresas de construção civil, em obras de transporte, infraestrutura de barragens, de saneamento, ambientais e hidráulicas. Essas atuações podem ser em serviços públicos ou privados, ou, até mesmo, de forma autônoma.
Conseguem atuar também em instituições de ensino como professores de graduação ou pós, e desenvolver projetos de pesquisas.
Portanto, sabendo disso, um engenheiro civil precisa estar apto para trabalhar na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e infraestruturas.
Assim, suas funções serão: coordenação, supervisão e orientação técnica dos projetos em que está envolvido, participará na direção, execução e fiscalização das obras e dos serviços técnicos, de modo a aprovar o que estiver adequado aos parâmetros da construção. Além disso, desempenhará cargos mais técnicos que passa a controlar e aprovar a qualidade do projeto em desenvolvimento, entre muitas outras funções.
Em suma, o curso de Engenharia Civil começa com muito cálculo e começa a especificar na metade do curso para o final. Mesmo assim, o estudo de todos esses conteúdos matemáticos são de extrema importância. Pois, estes definirão a construção e a qualidade dos futuros empreendimentos que têm como base, justamente, o cálculo de área, peso, tamanho, entre outros.
Se prepare para iniciar bem nessa carreira e continue lendo as 4 habilidades importantes na área de Engenharia Civil.