InícioGraduaçãoGestão da QualidadeTudo o que você precisa saber sobre o CST em Gestão da Qualidade

Tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gestão da Qualidade

Mercado competitivo, novos produtos e serviços aparecendo de forma constante e as demais tecnologias dispostas por órgãos e empresas, necessitam, portanto, de bons profissionais em seus processos de execução. Assim, fez-se necessário profissionalizar cada vez mais o gestor de qualidade. Assim, iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gestão de Qualidade.

Continue a leitura, pois vamos te contar sobre o curso de A à Z e contar detalhes sobre o que é um CST, Gestão de Qualidade em si, sobre modalidades de ensino, expectativas das empresas em relação aos profissionais e muito mais.

O que é Gestão de Qualidade?

Primeiro, antes de dar nome aos bois, pense em todos os lugares que você frequenta há anos, seja por conta do serviço ou do produto. Pensou?

Agora, liste mentalmente os motivos que o fazem deslocar-se da sua casa até o respectivo estabelecimento, investir o seu dinheiro e tempo. Listou?

Bem, acredito que dentre as suas motivações, estejam a qualidade e a confiança de consumir tal produto, seja um alimento ou qualquer outra coisa. O mesmo é válido para o serviço, se os prestadores são atenciosos, se há um padrão na entrega deste serviço, se o preço faz jus ao que é oferecido, etc.

Dessa forma, a qualidade diz respeito não só ao âmbito qualitativo, mas também se há um padrão de entrega. E, para que exista um padrão de entrega, há de existir um padrão em todos os processos produtivos.

Se os processos produtivos envolverem a prestação de serviços, há de se pensar em inúmeros fatores para além do ato de servir. Envolve, portanto, funcionários, dinâmicas, planejamento, se há deslocamento ao local em que o serviço será prestado ou se existe um lugar próprio para a entrega deste, os custos, a identificação do nicho, o preço em que será disponibilizado e muito mais.

O mesmo vale para a produção de algo. O processo produtivo, seja na indústria alimentícia, farmacêutica, locomotiva ou qualquer outro, é fundamental que cada uma das etapas de produção sejam minuciosas em suas entregas. Pois, caso algum destes processos não sejam bem executados e realizados com minúcia, poderá ocorrer o comprometimento da qualidade ou serviço.

Mas, afinal, o que é qualidade?

Diante do exposto, compreendemos que a Gestão de Qualidade, garante a boa realização de todas as etapas produtivas. Também, entregar um produto padronizado é fundamental para que as expectativas do cliente sejam alcançadas e assim, seguir com sucesso em sua empresa.

No entanto, faz-se necessário destrinchar o termo qualidade sob a perspectiva da gestão. Assim, a qualidade, no que lhe concerne, diz muito mais a respeito da entrega padronizada e dos processos sendo seguidos à risca diante do que foi proposto, do que a verdadeira qualidade do produto ou serviço.

Ora, como assim?

A qualidade sob a ótica da gestão é fazer com que aquele determinado produto ou serviço seja apropriado para a sua clientela. Estar apropriado, significa ter a durabilidade esperada, o custo esperado e todos os infinitos fatores que nos fazem consumir de determinada empresa, órgão ou indústria.

Por fim, a qualidade é bastante relativa e depende basicamente do que é esperado pelo cliente. Ou seja, algumas empresas podem entregar produtos ou serviços “ruins”, mas que tenham o selo de qualidade, pois seguem padrões em sua execução e entrega.

O que é um CST?

Primeiro, antes de especificar aspectos da Gestão de Qualidade, se faz necessário explicar o que é um CST. Este, por sua vez, é um tipo de curso superior. Sua sigla diz respeito a um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, um tecnólogo.

Um curso tecnólogo é específico no aspecto profissionalizante. Em suma, seja um tecnólogo de Gestão de Qualidade ou outro, o curso é especificamente elaborado para atender às necessidades do mercado.

Sendo assim, quando um estudante se gradua em um CST, sabe-se que está preparado para embarcar no ambiente profissional.

Os cursos superiores de Tecnologia têm a duração reduzida em relação a bacharéis e licenciaturas. Isso, ao depender de suas intenções, pode ser uma vantagem imensa.

Ainda é importante dizer que o CST pode ser feito como primeiro curso superior ou não. Ou seja, um estudante recém-saído do ensino médio está apto a ingressar em um Curso Superior de Tecnologia, assim como um profissional já graduado em algum curso de bacharel.

Seja o primeiro ou segundo curso superior, a garantia é o processo profissionalizante. Dessa forma, o profissional poderá iniciar sua carreira no curso, ou sofisticar o que tem sido edificado.

Em relação à duração, pode haver variação de curso para curso, mas todos tem em média de 2 a 3 anos. Já um bacharelado, por exemplo, pode ter quatro anos ou mais, ao depender da disciplina. Ainda mais se for complementado com uma licenciatura.

Por fim, há outra coisa importante ser dita: o tecnólogo sim, pode sofisticar sua carreira, mas não é um curso de especialização. Os cursos de pós-graduação são realizados justamente ao término de uma graduação, sendo essa um bacharel ou uma licenciatura. Estes, podem ser strico sensu (especialização) ou lato sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

As vantagens de realizar um CST

Antes de mais nada, ao contar o que é um tecnólogo, acredito que muitas das vantagens tenham sido ditas nas entrelinhas. Neste tópico iremos reforçá-las de forma mais clara.

A primeira das vantagens é que um Curso Superior de Tecnologia pode ser feito de maneira independente. Ou seja, não requer titulação prévia para além do ensino médio completo.

No caso da Gestão de Qualidade, torna-se ainda mais vantajoso, pois, está é uma profissão que não está necessariamente em uma vertente pontual de outra. Já que flerta e atende demandas de basicamente todas as áreas. Ademais, se você optar pela Gestão de Qualidade como uma segunda formação. Por exemplo, a tendência é sofisticar e tornar ainda mais complexas as bagagens que você possui da primeira formação.

Outras vantagens são a duração do curso e a sua objetividade. Apesar de parecerem tópicos distintos, no caso do CST se tem muito em comum. A primeira, por sua vez, é ideal ao estudante que não pode ou não quer passar anos para obter uma formação. A segunda trata da objetividade em relação à aplicação do que se aprende. Pois, o tecnólogo te prepara diretamente para o mercado de trabalho.

Por fim, a última vantagem é a mensalidade do curso. Os tecnólogos, por serem reduzidos em sua carga horária, obrigatoriedades a serem cumpridas e disciplinas mais objetivas focadas na atuação, a mensalidade tende a ser barata em relação a bacharéis e licenciaturas.

As modalidades de ensino

A princípio, este tópico pode tocar em questões polêmicas, mas, na verdade, a ideia é que sejam inovadoras. Eu sei que primordialmente quando pensamos em um ambiente educacional, logo imaginamos lousa, giz e carteiras em perfeita fila. Mas, confie, esse cenário mudou de forma efetiva no mundo todo. E isso já era previsto.

Todavia, esse cenário tem sido modificado dia após dia e, hoje, com empurrão ainda maior, sendo este a pandemia da Covid-19. Para muitos, seria impossível imaginar as salas de aula em uma telinha na sua própria casa. Mas, após mais de um ano e meio de quarentena, um cenário que já era uma realidade para alguns tornou-se a realidade de quase todos.

Portanto, fala-se hoje, de forma clara, sobre as modalidades de ensino presenciais, semipresenciais e EaD (ensino à distância). Em relação ao Curso Superior Tecnológico em Gestão de Qualidade, é claro que isso não seria diferente.

Assim, é fundamental que, se você deseja ingressar neste curso, pesquise as instituições, veja quais as modalidades são oferecidas e estude o que se encaixa melhor em sua rotina. Nem todas as instituições apresentam todas as modalidades. Por isso, pesquise primeiro suas expectativas e desejos perante ao ensino e, depois, o que é oferecido pelas faculdades.

A seguir, diante de tantas mudanças no cenário educacional, percebemos ser necessário aprofundar e trazer informações sobre o EaD. Confira!

Tudo sobre o EaD

Antes de mais nada, iremos destrinchar a sigla. EaD significa Ensino à Distância, e diversas faculdades renomadas, cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outros, já compreenderam o valor e as possibilidades do EaD.

Este, no que lhe concerne, é realizado por meios digitais, que podem ser aplicados através de diversos sistemas e plataformas já disponíveis. Ou até mesmo lguma plataforma elaborada pela própria instituição.

As instituições que oferecem as modalidades semipresenciais e 100% online têm que corresponder com vários pré-requisitos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC).

Elas também têm de oferecer polos presenciais para que os alunos possam ir até à instituição, independente da razão, seja para resolver questões burocráticas ou apresentar trabalhos, quando solicitados.

Também, ao disponibilizar e oferecer um curso online, a instituição deve ser absolutamente responsável com a disponibilidade de conteúdos e obrigações do aluno. Ou seja, caso a instituição solicite que o aluno vá, por exemplo, trimestralmente para algum aspecto avaliativo, isso tem de ser previamente sinalizado ao ingressante.

Sobre as plataformas

Ademais, as aulas e conteúdos podem ser dispostos de formas diferentes, ao depender da estratégia pedagógica pontual de cada instituição de ensino. Confira a seguir algumas das formas de aplicabilidade e disposição do conteúdo:

  • Algumas instituições têm uma plataforma criada pelo próprio TI para a realização do curso. Assim, essa plataforma pode funcionar como uma espécie de nuvem, em que o acesso do aluno pode ocorrer em qualquer lugar ou máquina, tendo assim acesso às atividades, provas, aulas gravadas, calendário, agenda, materiais, chat com os professores e aulas ao vivo;
  • Algumas instituições usam de plataformas já conhecidas, como Google Meet, Google Class Room e Microsoft Teams. A partir disto, pode-se solicitar que o aluno ingresse à aula em um determinado horário, no qual, ao vivo, o professor realizará a sua aula;
  • Algumas instituições usam ambos recursos de forma simultânea. Assim, usa-se uma plataforma específica da instituição para algumas temáticas e resoluções, mas, usam-se outras para as aulas propriamente ditas.

Por fim, o mais importante é que o aluno tenha acesso a todas as instruções e canais nos quais as atividades irão ocorrer. Isso acontece sempre no momento da matrícula. Ou seja, deixar claras as dinâmicas, desde pedagógicas até burocráticas, são fundamentais para que o aluno conclua o Curso Superior Tecnológico em Gestão de Qualidade de forma tranquila.

Como é o CST de Gestão de Qualidade?

Como visto, para que os carros funcionem, a comida chegue a mesa, a roupa no guarda-roupas, os remédios tratem os enfermos e todas as outras coisas que utilizamos e solicitamos, deve-se ter um Gestor de Qualidade por trás dos processos.

Ainda, a execução destes processos depende de alguma empresa, órgão ou indústria e, por consequência, um gestor de qualidade bem preparado. Veja o tamanho da responsabilidade deste profissional, pois, caso a entrega do produto ou serviço não esteja a altura, significa que algum dos processos produtivos entraram em descompasso e isso é responsabilidade do gestor.

Dessa forma, as empresas têm buscado bons profissionais e novos mercados para a execução de suas respectivas dinâmicas e assim, adequar-se às normas de produção nacionais e internacionais. Além das particularidades do seu nicho e clientes.

Assim, em meio a um crescimento de demanda em todas as àreas, notou-se a importância de formar bons gestores de qualidade. E, as instituições têm refinado cada vez mais os cursos superiores, tanto no âmbito didático quanto estrutural.

Em suma, os (bons) cursos tendem a dinâmicos e participativos. Estimulando pesquisas de campo, visitas técnicas, laboratórios virtuais, atividades práticas, palestras com profissionais do mercado e muito mais. Ainda, algumas instituições usam ferramentas modernas de aprendizado, como realidade aumentada, recursos 3D e outras pedagogias ativas, para que o aluno seja autônomo e protagonista em seu processo de aprendizagem.

Duração do curso

Como dito anteriormente, os cursos superiores de tecnologia tendem a ser mais objetivos. E isso não seria diferente no CST em Gestão de Qualidade.

Assim, a média de duração dos cursos gira em torno de quatro semestres, ou seja, dois anos. É claro que com a existência de tantas instituições, um semestre pode ser adicionado nesta conta, mas dificilmente chegará a três anos.

Por fim, ao falar da duração do curso, vale pontuar que nem sempre o CST em Gestão de Qualidade cobra estágio obrigatório. Desse modo, você pode diminuir algumas horas de intensidade em seus estudos e obrigações.

O que se estuda em Gestão de Qualidade?

Antes de mais, para formar-se em Gestão de Qualidade, o aluno tem de percorrer um caminho minucioso em seus estudos para finalizar o curso preparado para a atuação com excelência.

Ou seja, o estudante ao longo dos seus estudos, terá de acompanhar a rotina de trabalho tanto em processos produtivos quanto de prestação de serviço. Ademais, não se escapa de produção industrial, empresas fornecedoras de serviços e afins.

Mas, aqui iremos detalhar algumas disciplinas que estão disponíveis na grade das melhores instituições de ensino. Confira a lista a seguir:

  • Auditoria De Sistemas De Qualidade;
  • Ferramentas da Qualidade;
  • Estratégia da Qualidade;
  • Gestão da Qualidade;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Metrologia e Controle Geométrico;
  • Normas e Certificações de Qualidade;
  • Orçamento e Custos Industriais;
  • Qualidade em Serviços;
  • Qualidade em Rede de Suprimentos;
  • Qualidade e Sistemas de Produção;
  • Processos Estocáticos;
  • Métodos e Ferramentas da Gestão da Qualidade;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Planejamento Estratégico da Qualidade;
  • Princípios da Qualidade;
  • Princípios de Administração e Marketing;
  • Probabilidade e Estatística.

Onde realizar o meu CST em Gestão de Qualidade?

Estava faltando dentro de tudo o que você precisa saber sobre o CST em Gestão de Qualidade, quais as boas instituições de ensino que oferecem esse curso tão especial e importante na atualidade.

Em meio a tantas novas propostas vindo do mercado e da indústria de modo geral, as instituições que dispõem deste curso, devem estar atualizadas e prontas para fornecer ferramentas que maximizem o potencial do estudante.

No entanto, antes de adentrar em uma instituição de ensino, fique atendo com o que é oferecido e em especial, com os indicadores de qualidade do MEC.

A seguir, iremos te contar um pouquinho sobre tais indicadores para assim, facilitar o seu ingresso. Confira!

O Ministério da Educação (MEC) e os Indicadores de Qualidade

Infelizmente, falar sobre indicadores de qualidade em instituições de ensino não é algo rotineiro. A mídia, por sua vez, viabilizam propagandas sem nem mencionar quais padrões devem ser seguidos.

Alias, é interessante falar sobre os indicadores de qualidade justamente em um artigo sobre Gestão de Qualidade. Sendo assim, a entrega qualitativa é fundamental para atender as necessidades tanto do mercado quanto do seu público.

Assim, neste contexto faz-se necessário conhecer mais sobre o Ministério da Educação (MEC) e qual serviço prestado por essa instituição pública. Segundo o Wikipedia, o Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal do Brasil, fundado pelo decreto n.º 19 402, em 14 de novembro de 1930, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, pelo então presidente Getúlio Vargas, e era encarregado do estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar.

Devido o seu valor ao nível federal e em todos os aspectos educativos, o MEC tornou-se um órgão que regula a qualidade de ensino. Assim, o Ministério da Educação (MEC) criou formas de análise que servem como uma “peneira” para definir se uma instituição de ensino é apropriada ou não.

Essa peneira, obrigatoriamente, tem de passar pelos indicadores de qualidade. Conheça todos de forma minuciosa a seguir.

CI e IGC

Os indicadores criados pelo MEC são denominados CI e o IGC. O primeiro diz respeito ao conceito da instituição, ou seja, aspectos estruturais e didáticos de cada um dos cursos oferecidos.

O segundo tem por objetivo avaliar os cursos e os alunos através de uma média. Essa escala vai de 1 a 5, onde 1 seria péssimo, e 5, excelente.

As instituições que iremos mencionar têm excelente avaliação no MEC. As médias estão em torno de 3 a 4, sendo que a nota 3 significa bom/satisfatório, enquanto 4 é ótimo.

Por fim, vale ressaltar que, independentemente do local ou modalidade de ensino que você ingressará, é importante que a faculdade possua essa mesma média em ambos indicadores. Isso não depende da unidade, polo e até modalidade. Ou seja, presencial, semipresencial ou EaD, os indicadores têm de se manter.

Instituições de Ensino

A seguir, vamos te apresentar algumas das instituições de ensino que oferecem o CST em Gerontologia.

Baseado no que conversamos sobre a importância de bons indicadores de qualidade, fique despreocupado. Todas as faculdades mencionadas possuem indicadores de qualidade de 3 a 5, segundo a escala do MEC.

Portanto, confira a lista a seguir:

Antes de se matricular, faça uma boa pesquisa e passe o pente fino de acordo com o que você deseja. Saiba ainda que as instituições mencionadas disponibilizam formas de conseguir bolsas, descontos e financiamentos. Informe-se e converse sobre as suas possibilidades com o setor responsável na instituição, além dos aspectos qualitativos solicitados pelo MEC.

Desse modo, finalizamos o nosso artigo. Esperamos que você esteja se sentindo preparado para a tomada de decisão sobre qual carreira seguir.

Mas, conte-nos, gostou da matéria? Deixe um comentário com o seu feedback.

Leia mais:

Por que muitos alunos desistem da faculdade?

Primeiros passos para ingressar na carreira tecnológica

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.