InícioCursinhos pré-vestibularComo obter bolsas de estudo para cursinho pré-vestibular?

Como obter bolsas de estudo para cursinho pré-vestibular?

Na hora de encarar os vestibulares, muitos candidatos escolhem fazer um cursinho pré-vestibular. Afinal, é um bom impulso para chegar mais bem preparado no momento da prova, superando o nervosismo e a desconfiança. 

Apesar dos diferentes valores praticados por cursinhos, muitas pessoas não conseguem arcar com os custos, que podem incluir materiais extras e gastos com transporte. 

Neste post, você irá conhecer um pouco melhor como funcionam os cursinhos e como concorrer às bolsas de estudo em cursinhos pré-vestibulares. Acompanhe!

O que você precisa saber sobre cursinhos pré-vestibular

Cursinhos pré-vestibular se tornaram muito tradicionais ao longo do tempo, reconhecidos por preparar bem seus alunos para encararem os vestibulares e conquistarem as vagas mais concorridas. 

Apesar de abordarem os mesmos conteúdos que são estudados nas escolas, os cursinhos possuem uma metodologia específica, focada em resultados nas provas. Por isso, os cursinhos privilegiam dicas, estudos baseados em vestibulares anteriores e muita prática.

Os cursinhos podem variar no tempo de duração. O mais comum são as ofertas de planos anuais de preparação. Nesta categoria, os alunos estudam com mais tranquilidade ao longo do ano e podem acompanhar a sua evolução. Por outro lado, há candidatos que desejam apenas revisar os conteúdos ou possuem pouco tempo para se preparar. Para eles, cursinhos semestrais ou trimestrais são ótimas alternativas. 

Atualmente, os cursinhos são ofertados nas modalidades presencial e a distância. Nos últimos anos, os cursos pré-vestibular online cresceram bastante e foram apresentando recursos inovadores que vão muito além das aulas. Por exemplo, plataformas que acompanham seu desempenho na resolução de questões e apontam quais temas precisam ser reforçados. 

Quais as vantagens de fazer cursinho?

Como mencionamos, cursinhos possuem metodologias de ensino bem características, visando a sua aprovação no vestibular. A grande vantagem é justamente essa: o foco total na realização dos seus sonhos!

Para isso, você terá acesso a milhares de exercícios que, além de ajudarem a fixar o conteúdo, te preparam para encarar as longas baterias de questões em vestibulares. Você também pode praticar sua escrita ao contar com professores avaliadores de redação, uma matéria muito importante nas provas.

Por fim, você ainda pode contar com experiências personalizadas e que podem te ajudar bastante na organização. Atualmente, com o apoio da tecnologia, cursinhos oferecem cronogramas de estudos personalizados, relatórios de desempenho e plantões de tira-dúvidas. 

O que é uma bolsa de estudo?

Bolsas de estudo são recursos destinados para cobrir os custos com a formação, seja em uma faculdade, em uma escola particular ou então em um cursinho pré-vestibular. Ela pode ser de 100%, quando todas as despesas são pagas pela instituição, ou parciais, podendo variar a porcentagem de desconto. Em alguns casos, os materiais didáticos são cobertos junto com as mensalidades. 

Dependendo do cursinho, as mensalidades podem ser um pouco elevadas. Desta forma, a oferta de bolsas de estudo possibilita que mais pessoas tenham a possibilidade de se preparar. Em outros casos, os custos para candidatos que estão há anos buscando a aprovação em vestibulares concorridos podem pesar no bolso. Adquirir uma bolsa torna-se uma ótima solução para seguir a preparação.

Como conseguir uma bolsa de estudos?

Existem diversas formas de conseguir uma bolsa de estudos, variando de acordo com as normas estipuladas por cada instituição de ensino. Quanto a isso, não há uma norma que regulamente a concessão de bolsas, desde que ela não seja discriminatória.

Normalmente, os cursinhos realizam processos seletivos através de uma prova com os candidatos à bolsa. Inicialmente, é aberto um período de inscrição, no qual você deve efetivá-la. Depois, é só estudar e procurar obter uma nota.  Se você mandar bem na avaliação, é bem possível que possa ganhar uma bolsa de estudos. 

No entanto, existem outras formas de adquirir bolsa de estudos. Se você teve uma boa trajetória escolar, com boas notas e com bastante disciplina, suas chances de ganhar uma bolsa são bem maiores. Cursinhos costumam recompensar bons alunos na busca por seus sonhos. 

Então, se você participou de olimpíadas escolares, se destacou em feiras de ciências e obteve boas notas, guarde seus diplomas, certificados e históricos. Eles poderão valer uma bolsa de estudos em algum momento.

Mas se você já passou da fase escolar e está buscando a aprovação na faculdade, também é possível adquirir uma bolsa com base no seu desempenho. Existem muitos casos em que candidatos conquistam boas médias em vestibulares, mas acabam não sendo aprovados em razão da alta competitividade. Neste caso, você pode utilizar seu rendimento para conquistar uma bolsa. É um critério que muitos cursinhos utilizam para selecionar bolsistas.

Não consegui bolsa, e agora?

Uma bolsa de estudos pode ser uma grande ajuda, mas é preciso reconhecer que as vagas são limitadas e têm a chance de ser muito concorridas. Uma alternativa para pagar mensalidades menores é optar por cursinhos pré-vestibular na modalidade EAD. Os valores costumam ser mais acessíveis, uma vez que você não precisa utilizar a estrutura física dos cursinhos. Além disso, você poupa com os gastos de transporte. 

Isso não significa que você perderá a sua preparação. Cursinhos a distância têm oferecido recursos muito interessantes em suas plataformas online, como os simulados, os bancos de questões, os cronogramas de estudo e a correção de redações.Na Stoodi, com menos de R$ 30 por mês, você acessa todas essas vantagens a partir do Plano Foco, que tem duração de 12 meses. Ou seja, você estuda um ano inteiro com um precinho acessível. Bora se inscrever no Stoodi e conquistar a sua vaga? 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.