InícioCursinhos pré-vestibularQuantas fases tem um vestibular?

Quantas fases tem um vestibular?

Muitos alunos se perguntam sobre quantas fases tem um vestibular. Isso costuma preocupar boa parte dos estudantes. Afinal, esse é o grande momento para quem quer ter a oportunidade de fazer um curso superior.

Para obter um bom desempenho nessa prova, é necessário entender tudo sobre como ela é dividida. Portanto, aqui você conferirá um guia completo sobre o assunto. Ao final desta leitura, será possível tirar todas as suas dúvidas.

Quantas fases tem um vestibular: o que é essa prova?

Ela é uma das maneiras mais tradicionais de se ingressar em uma faculdade. Então, o estudante se inscreve e realiza a prova em um determinado período. Ainda, os horários e o local são variáveis e sempre informados pelas instituições em questão.

Diante do esquema dessa avaliação, é importante saber quantas fases tem um vestibular. Assim, primeiro de tudo, você precisa saber que essa prova pode sim, se desdobrar. Mas, também pode acontecer em uma única etapa.

O fator determinante disso será a própria faculdade. Agora, uma coisa que o teste com certeza conterá é um compilado de todo o conteúdo estudado no ensino médio. Porém, as questões, o formato e quantidade varia muito.

Como o vestibular funciona?

É comum encontrar provas que possuam questões de múltipla escolha e discursivas. Além disso, tem instituições que fazem um teste com 50 perguntas, enquanto outras cobram o dobro.

Por isso, ao se perguntar sobre quantas fases tem um vestibular é necessário considerar todos esses pontos. Um bom exemplo é a Fuvest, em que a prova acontece em apenas duas fases.

A primeira consiste em 90 questões de múltipla escolha e tem a função de ser uma peneira. Já a segunda, são provas discursivas e uma redação. Além disso, os conteúdos abordados no vestibular vão depender muito do curso escolhido pelo candidato.

Provas específicas

Existem algumas faculdades que ainda exigem o que se chama provas de habilidades específicas. Assim, elas são aplicadas em determinados cursos em que o participante precisa ter uma certa familiaridade com a futura profissão. Então, veja só alguns exemplos:

  • Dança;
  • Música;
  • Arquitetura e urbanismo;
  • Design.

Esses testes são aplicados em momento diferente da prova geral. Portanto, é importante que o candidato fique atento às especificações da graduação que deseja cursar. Ainda falando sobre quantas fases tem um vestibular, vale a pena ressaltar um ponto.

Algumas instituições de ensino superior realizam seu vestibular em um só período do ano. No entanto, existem algumas faculdades que abrem essa seleção a cada seis meses. Isso ainda que a prova tenha fases objetiva e discursiva.

Quantas fases tem um vestibular: o que é necessário para fazer essa prova?

Primeiro de tudo, você precisa ter terminado o ensino médio. Só assim será possível de fato entrar na faculdade. Porém, muitos alunos decidem fazer a prova antes de terminarem o último ano.

Isso é uma prática comum entre os treineiros. Dessa forma, os alunos vão ficando mais familiarizados com os testes e seus formatos. Inclusive, essa é uma ótima alternativa para quem busca uma faculdade que funcione à base de vestibular.

Na hora de se perguntar sobre quantas fases tem um vestibular, saiba que você pode fazer todas. Isso mesmo sem concluir o médio. Agora, como foi dito acima, cursar antes do tempo não será possível.

Então, caso decida realizar um vestibular como treineiro, já escolha a sua área. Assim, terá mais experiência quando for prestar o final.

As diferenças entre as provas

Não é novidade para ninguém que cada instituição de ensino superior funciona de um jeito. Logo, seus vestibulares também apresentam diferenças. Ainda, algumas fazem a seleção de alunos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM.

Dito isso, imagine que você vai fazer prova em duas faculdades. Dessa forma, não espere encontrar o mesmo estilo de prova. No entanto, um fato é que muitas estruturas se repetem nestas avaliações.

Essas estruturas se referem às questões de múltipla escolha e as perguntas discursivas. Portanto, se quiser ter um bom desempenho, precisa saber muito bem como elas funcionam. Isso deve ser associado a pergunta sobre quantas fases tem um vestibular.

Quantas fases tem um vestibular: múltipla escolha

Essas são as questões mais comuns nos vestibulares. Isso se deve a sua praticidade na hora de responder e principalmente, de corrigir.

As questões de múltipla escolha são objetivas e apresentam entre 4 e 5 itens. Dessa forma, o candidato escolhe a alternativa correta e marca no cartão de respostas. Agora, não pense que esse formato simplifica as coisas no quesito conteúdo.

Muitos alunos acham o número de opções confuso. Afinal, as alternativas são muito parecidas e se enganar é muito fácil.

Dissertativa

Esse formato está presente em muitos vestibulares, peça chave quando se pergunta sobre quantas fases tem um vestibular. Isso porque a prova dissertativa costuma ser parte da segunda etapa desta avaliação.

Ela é formada por enunciados que o candidato deve responder. Aliás, o interessante deste formato é que ele é mais livre do que o de múltipla escolha, por exemplo.

Além disso, o teste dissertativo testa a capacidade do aluno de argumentar sobre determinado assunto. Inclusive, a língua portuguesa é a grande protagonista para se dar bem neste teste.

Quantas fases tem um vestibular: redação

Um formato clássico que aparece inclusive no ENEM. A redação também avalia a habilidade do candidato de desenvolver o tema proposto. Assim, essa prova costuma disponibilizar cerca de 25 a 30 linhas.

Em algumas instituições, na hora de questionar sobre quantas fases tem um vestibular, a redação precisa ser considerada.

Também vale ressaltar que a redação pode ser usada como nota de desempate. Portanto, ter um bom desempenho pode garantir a sua vaga.

Faculdades públicas e particulares

Existe muita dúvida sobre como é o vestibular em cada uma dessas instituições. Na verdade, não existe um padrão entre as faculdades públicas ou privadas. Ainda, tem-se uma falsa crença de que é sempre mais fácil entrar para uma universidade particular.

Isso não é verdade, de modo que algumas têm o processo seletivo bastante concorrido. Então, o que importa é que cada lugar tem um esquema de funcionamento, o que implica em várias fases de uma prova.

Prepare-se para todas as fases

O importante é que o candidato esteja preparado para enfrentar quantas etapas forem necessárias. Sendo assim, não perca mais tempo e comece já a se preparar para encarar o vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.