Pensando em prestar o vestibular para Engenharia Mecânica? Boa escolha. Afinal, no Brasil faltam engenheiros mecânicos e a profissão é fundamental para o desenvolvimento técnico-industrial do País.
Como resultado, pelo tamanho da economia nacional, deveríamos ter cerca de 40% mais engenheiros mecânicos do que atualmente. Ou seja, há muitas oportunidades e os mais competentes crescem, são bem remunerados e alcançam plena realização profissional.
São as equipes de engenharia, por vezes, as grandes idealizadoras e desenvolvedoras de dispositivos de alta tecnologia. Sempre que uma ferramenta, dispositivo, sistema ou mecanismo é lançado, há ali o conhecimento de Engenharia Mecânica aplicado.
Assim, se você se identifica com esse desafio, é criativo e quer deixar sua marca, bora se preparar direitinho para o vestibular de Engenharia Mecânica!
O que você verá neste artigo:
O que faz um engenheiro mecânico
Se você pretende prestar o vestibular para Engenharia Mecânica precisa ter claras quais funções esse profissional exerce.
As principais atribuições do engenheiro mecânico são desenhar, desenvolver, compreender o funcionamento e supervisionar a manutenção de diversas máquinas. Sobretudo, geradores elétricos, motores a combustão interna, componentes aeronáuticos, equipamentos de refrigeração e ar-condicionado e ferramentas elétricas.
Ao mesmo tempo, uma boa faculdade de Engenharia Mecânica também deve capacitar o estudante para pesquisar novas tecnologias, desenvolver projetos e operar softwares de computação gráfica e prototipagem.
Adicionalmente, o profissional pode ser responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade e pesquisa acadêmica.
Visão geral sobre a faculdade de Engenharia Mecânica
Após ser aprovado no vestibular para Engenharia Mecânica, o estudante estará apto ao bacharelado em Engenharia Mecânica. A faculdade costuma durar, em média, cinco anos.
Durante esse período, o estudante terá contato com matérias obrigatórias da área de Engenharia, disciplinas específicas da Engenharia Mecânica, além de matérias optativas.
Dependendo da instituição de ensino, também é possível cursar módulos de especialização, por exemplo, em Engenharia Aeronáutica, Automotiva, Energias Renováveis e Pesquisa em Engenharia Mecânica e Mecatrônica.
Além de cumprir a grade curricular da faculdade de Engenharia Mecânica, o estudante deve realizar um estágio supervisionado, bem como apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Disciplinas do curso de Engenharia Mecânica
Antes de tudo, o estudante de Engenharia Mecânica deve ser um fã das Ciências Exatas. Isso porque em todos os semestres da graduação ele vai se aprofundar em conteúdos de Física, Química e Matemática.
Ou seja, desde o vestibular para Engenharia Mecânica esteja preparado para lidar com muitos cálculos e fórmulas.
As principais matérias do curso de Engenharia Mecânica são:
- Cálculo Diferencial e Integral
- Ciência dos Materiais
- Comandos Hidráulicos e Pneumáticos
- Desenho Técnico Mecânico e Projetivo
- Elementos de Máquinas
- Física Geral e Experimental
- Máquinas de Fluxo
- Materiais para Construção Mecânica
- Mecânica Geral Aplicada
- Métodos Matemáticos
- Princípios de Eletricidade e Magnetismo
- Projeto de Máquinas
- Termodinâmica
- Transferência de Calor e Massa
Além dessas disciplinas, a faculdade de Engenharia Mecânica aborda outros conteúdos essenciais, como Economia, Legislação Ambiental e Segurança do Trabalho.
Do mesmo modo, a grade curricular contempla disciplinas de Humanas, como Administração, empreendedorismo, cultura digital, cidadania e Design Thinking.
O que estudar para o vestibular de Engenharia Mecânica
Ao contrário do que muitos estudantes pensam, o vestibular para Engenharia Mecânica não envolve apenas matérias de exatas. Língua Portuguesa, bem como literatura e gramática, serão abordadas, exigindo do futuro engenheiro boa capacidade de comunicação escrita.
A Língua Inglesa é igualmente importante, pois grande parte dos materiais e instruções em Engenharia Mecânica são escritos em inglês. Nesse sentido, a correta compreensão e tradução de textos e manuais de instruções é fundamental.
Além disso, vários conhecimentos de Química, Biologia, História e Geografia também serão requeridos.
Vamos aos principais conteúdos a serem estudados para o vestibular de Engenharia Mecânica:
Português
- Sistema ortográfico
- Pontuação
- Acentuação gráfica
- Crase
- Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos
- Classes de palavras
- Verbos regulares e irregulares
- Sintaxe do período simples e composto
- Coordenação e subordinação
- Concordância, regência e colocação
- Figuras de linguagem
- Interpretação de textos
- Literatura Brasileira (períodos Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, bem como Época Contemporânea e Literatura Atual).
Química
- Substâncias puras
- Estrutura atômica
- Tabela periódica
- Reações químicas diversas
- Números significativos, desvios absolutos e relativos
- Massas atômicas e massas moleculares
- Número de Avogadro (mol)
- Fórmulas moleculares
- Estudo geral dos gases (Pressão, volume, temperatura, Lei de Boyle, Lei de Gay-Lussac, assim como princípio de Avogadro)
- Estudo geral dos líquidos e sólidos
- Ligação química
- Principais funções orgânicas
- Compostos de carbono
Biologia
- Citologia
- Genética
- Ecologia
- Evolução do homem
- Sistemas e funções dos seres vivos
História e Geografia
- Civilizações na antiguidade
- Mundo greco-romano
- Legado cultural da antiguidade
- Mundos medieval, moderno e contemporâneo
- História do Brasil
- Brasil Império e Brasil República
- Sistema colonial
- Geografia geral
- Geografia do Brasil
Porém, a ênfase está nas matérias exatas, é claro. Portanto, foque sua preparação para o vestibular de Engenharia Mecânica em Matemática, Física, Mecânica, Eletricidade, Óptica e Ondas.
Matemática
- Conjuntos numéricos
- Polinômios
- Álgebra
- Trigonometria
- Geometria analítica, plana e especial
- Análise combinatória
- Funções
- Derivadas
- Equações algébricas
- Matrizes e probabilidades
Dominar esses conteúdos no vestibular de Engenharia Mecânica demonstra que o candidato está apto a aplicá-los corretamente aos projetos. Afinal, saber fazer cálculos, análises e fórmulas diminui a margem para erros que podem comprometer os resultados pretendidos.
Física
- Teoria das grandezas
- Mecânica
- Leis newtonianas
- Gravitação
- Movimento
- Estática
- Cinemática e cinética
- Princípios de termodinâmica
- Comportamento do calor em diferentes meios
- Teoria dos gases
Enquanto isso, em Óptica, pulsos, ondas, refração, dispersão da luz e propagação sonoras serão assuntos abordados. Igualmente, é necessário estudar os conceitos de instrumentos óticos, lentes, formação de imagens e as equações referentes. Esses conhecimentos certamente vão ser testados no vestibular para Engenharia Mecânica.
Por fim, em Eletricidade, atenção aos seguintes temas: campos magnéticos, eletrostática, propagação da corrente elétrica, propriedades dos materiais envolvidos e capacitores. Além disso, estude teorias, princípios e leis pertinentes à Eletricidade (Coulomb, Àmpere, Lenz etc.).
Ufa! Se você chegou até aqui e mantém o desejo de prestar o vestibular de Engenharia Mecânica, que tal saber ainda mais? Então, te convidamos a clicar aqui e conferir 5 dicas para enfrentar o curso de Engenharia Mecânica.
Aproveite e veja o tudo o que é preciso saber sobre a faculdade de Engenharia Mecânica para não ser pego de surpresa.