InícioCursinhos pré-vestibularVestibular de Psicologia: como funciona?

Vestibular de Psicologia: como funciona?

Você está pensando em se tornar um psicólogo, mas sabe como começar a se preparar para passar no vestibular de Psicologia? Pois saiba que a preparação para fazer esse tipo de prova começa meses antes dela e requer muito foco e dedicação por parte do vestibulando.

Isso porque, esse método avaliativo verifica os conhecimentos do candidato nas principais áreas de conhecimento, o que resulta em muita coisa para estudar, caso queira garantir a aprovação de primeira.

Para te ajudar a passar por esse processo sem estresse, nós da Voomp montamos um artigo completo com dicas do que estudar e de como definir o melhor programa de estudos. Confere aí!

O que estudar para passar no vestibular de Psicologia?

Passar no vestibular é o desejo de todo mundo que sonha em cursar uma faculdade, não é mesmo? Para conseguir isso é necessário se dedicar e estudar com afinco. Afinal, esse tipo de avaliação cobre muitos assuntos.

Mas em primeiro lugar, é preciso saber o que exatamente é um vestibular. Bem, esse é um tipo de processo seletivo que as instituições de ensino superior fazem para avaliar os conhecimentos básicos dos seus candidatos.

Ele cobre os assuntos que, normalmente, são vistos durante os três anos do Ensino Médio, bem parecido com a fórmula do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Logo, é isso que você como vestibulando precisa se focar para estudar.

Dito isso, o que cai nele são conteúdos das três áreas de conhecimento, que são: ciências exatas, humanas e da natureza, mais texto dissertativo argumentativo, conhecido popularmente como redação.

A gente sabe bem que é bastante coisa. Por isso, pensando em ajudar você a se preparar e garantir a aprovação de primeira no vestibular de Psicologia, nós separamos algumas dicas do que estudar em cada uma dessas áreas. Confere a seguir!

Ciências exatas

As ciências exatas, que compreendem disciplinas como matemática e física, costumam ser o pesadelo de muitos vestibulandos. Mesmo que Psicologia seja um curso que integra a área das ciências humanas, esse é um campo de conhecimento que não deve ser ignorado.

Sim, no vestibular vão cair questões de exatas, uma vez que ele serve para testar conhecimentos gerais. O ideal é fazer uma revisão de todo o conteúdo. Porém, existem determinadas coisas que aparecem com mais frequência.

Cálculos e estáticas, óptica, equações de segundo grau e funções são assuntos que quase sempre caem. Portanto, comece a estudá-los para não fazer feio na hora da prova.

Ciências humanas

Matérias como história, geografia, filosofia, sociologia, português e literatura fazem parte do campo conhecimento como ciências humanas e sempre são bastante cobradas nos vestibulares.

O ideal, como já citados, é estudar todo o conteúdo do ensino médio. Contudo, a gente sabe quem nem sempre dá tempo para isso, principalmente quando se o vestibulando já trabalha.

Por esse motivo, foque na história das principais guerras e em geografia geral. A parte de português cobra conhecimentos sobre interpretação de texto, gramática, figuras de linguagem e gênero textuais. Por fim, em literatura procure aprender sobre os clássicos, brasileiros e estrangeiros.

Ciências da natureza

O curso de Psicologia é majoritariamente da área de Humanas. Porém, ele tem um pequeno viés nas ciências da natureza, justamente por lidar com questões de saúde. Logo, esse é um campo de estudo importantíssimo para os vestibulandos que almejam seguir carreira como psicólogos.

Estude química e biologia. Em especial questões de genética, citologia e química orgânica e inorgânica. Elas quase sempre caem e nunca é bom ser pego desprevenido.

Redação

A redação é um texto dissertativo argumentativo que possui alto valor na pontuação final, tanto nos vestibulares quanto na prova do Enem. Para conseguir arrasar nessa etapa, é importante estudar gramática. Erros de português são mal vistos e reduzem a nota.

Estude e treine bastante para garantir que a escrita seja coesa, concisa (não enrole demais para chegar ao ponto) e de fácil entendimento (palavras difíceis podem até ser bonitas, mas se você não souber usá-las, vai chamar atenção de maneira negativa).

Por fim, pesquise e leia sobre temas relevantes para a atualidade. As redações sempre são a respeito de assuntos desse tipo e é melhor estar preparado demais, do que estar de menos.

Dicas para montar uma rotina de estudos eficaz

Você já sabe o que precisa estudar, e agora? Como fazer isso? Não precisa entrar em pânico ao perceber que é muita coisa. Basta preparar uma rotina, ou calendário, de estudos que seja adequada para a sua realidade e se dedicar.

Fazer isso é bem mais simples do que você pode imaginar. A dica da Voomp é, antes de tudo, listar todo o conteúdo necessário e quanto tempo você terá para se preparar para fazer a prova.

Feito isso, anote as suas prioridades, para evitar juntar muita coisa e acabar ficando sobrecarregado. Quais as matérias que você acha mais complicadas e quais são as que você é melhor? Ao responder essas duas perguntas você conseguirá identificar o que precisa de mais tempo de dedicação e o que será necessário apenas relembrar alguns tópicos.

O próximo passo é definir o tempo que você terá disponível para se dedicar exclusivamente aos estudos. O ideal é separar algumas horas por dia para isso e estabelecer uma rotina em cima delas. Mas caso não seja possível, tente pelo menos de três a quatro vezes na semana.

Em seguida separe todos os assuntos, por disciplina, e defina os dias em que irá estudar cada um deles. É possível fazer isso com um calendário físico ou utilizando aplicativos de organização, que são fáceis de usar e bastante práticos.

Outra dica interessante é estabelecer metas claras e alcançáveis. Dessa maneira, você consegue mensurar a evolução e colocar em prática quaisquer mudanças que forem necessárias ao longo do percurso.

Por último, não esqueça de colocar atividades práticas nessas rotinas. É possível encontrar facilmente na internet simulados e até provas de vestibulares dos anos anteriores para colocar em prática o que aprendeu e ir se acostumando com o formato da avaliação.

O que mais fazer para se preparar para passar no vestibular de Psicologia?

Montar uma rotina de estudos com essas dicas que passamos, e segui-la a risca, já vai te deixar um passo mais próximo da aprovação. Isso, no entanto, é apenas uma parte do processo de preparação e existem outras coisas que você pode fazer para garantir o sucesso.

A mais importante é ter disciplina. Cumpra como o seu cronograma o máximo que puder e evite deixar tudo para fazer depois. Há o risco de perceber tarde demais que não terá tempo para cobrir todos os assuntos necessários.

Uma dica de ouro para não perder esse foco é utilizar técnicas que servem para gerir o tempo. O método Pomodoro é um dos mais populares e usa períodos de descanso para aumentar a produtividade.

Praticar, como já falamos, deve ser uma parte do cronograma de estudos. Isso porque a prática ajuda a reter melhor as informações e verificar quais áreas são mais problemáticas. Logo, faça simulados com frequência.

Tire um tempo para relaxar também. Estudar ininterruptamente pode parecer o jeito certo, mas só vai deixar você cansado no final de tudo. Isso não significa apenas dormir, viu? Sair com os amigos, assistir um filme ou ler um livro são todas maneiras de descansar a mente.

No mais, pratique exercícios físicos. Essas atividades são ótimas para descarregar a tensão  e evitar problemas futuros relacionados ao estresse, que é bem presente nessa etapa da vida.

Chegou o dia da prova: o que fazer?

É totalmente natural ficar nervoso no dia da prova. Porém, se você seguiu todas as nossas dicas, vai estar bem preparado para fazer o vestibular de Psicologia e não vai adiantar de nada fazer revisões corridas. Logo, é importante respirar fundo e ter confiança em si próprio.

Mas isso não significa que não exista nada para se fazer para acalmar os ânimos nesse dia tão importante e a gente separou algumas dicas para você.

A primeira, e mais importante, é garantir uma boa noite de sono no dia anterior. Chegar cansado no local da prova pode te deixar desatento e fazer você errar várias questões, principalmente aquelas que são feitas propositalmente para confundir os candidatos.

Outra coisa é conferir todos os matérias necessários na noite anterior. Separe as canetas, que devem ser na cor pedida no edital da faculdade que você escolheu. Lápis e borracha são de grande ajuda na hora de fazer os cálculos. Além do mais, sempre leve reservas e garanta que todos estejam funcionando.

A mesma dica é válida para os documentos de identificação e, ainda por cima, confira se está com tudo antes de sair de casa. Muita gente acaba se prejudicando por esquecer essas coisas e só perceber tarde demais.

Também separe água e um lanche leve. Pensar também gasta calorias e não é bom ficar com fome, e sem possibilidade de resolver esse problema, no meio do exame.

Por fim, se organize para sair cedo de casa. O ideal é chegar com no mínimo uma hora de antecedência no local da prova, para evitar atrasos causados pelo trânsito ou outros contratempos.

Como fazer a inscrição no vestibular de Psicologia?

É preciso ter em mente que cada instituição estabelece o próprio vestibular de Psicologia. Mas mesmo que as avaliações possuam questões diferentes, elas costumam seguir a mesma estrutura. Inclusive, o método de inscrição.

Para fazer basta entrar no site da, ou das, faculdade que você deseja se candidatar. O botão para se inscrever costuma estar logo no topo da página inicial, então é só clicar para ser direcionado para a próxima etapa.

Feito isso, você deve escolher o tipo de ingresso (existe mais de um modelo de vestibular), preencher as informações pessoais, de contato e o curso pretendido e finalizar. No final do processo, caso opte pela prova tradicional, você receberá dia, local e horário para colocar na sua agenda.

Atenção: alguns locais cobram uma taxa de inscrição. Portanto, fique atento para não perder o prazo de pagamento.

Outra maneira é clicando no botão Inscreva-se, que fica no topo da Voomp. Ele direciona você direto para uma página onde é possível fazer a inscrição em várias faculdades de maneira prática. Para usá-lo, basta seguir esse passo a passo!

  • Digite Psicologia no campo de pesquisa
  • Escolha a faculdade, caso tenha alguma em mente, ou deixe vazio para ver todas as opções disponíveis
  • Escolha a modalidade (apenas presencial para a graduação em Psicologia)
  • Clique em buscar
  • Ao encontrar o que deseja, clique em Eu quero
  • O próximo passo é escolher o período do dia que deseja assistir as aulas
  • Por fim, clique em Fazer minha inscrição e crie o seu cadastro, com os dados pessoais e de contato

Tipos de vestibulares disponíveis para ingressar no curso de Psicologia

Como já falamos, existe mais de um tipo de vestibular de Psicologia. Cada um deles apresenta características distintas e é importante saber bem sobre todos para escolher a melhor opção para você e saber como se preparar. Dito isso, os tipos mais utilizados hoje em dia são:

  • Vestibular tradicional
  • Vestibular zgendado
  • Vestibular online
  • Ingresso usando a nota do Enem

Vestibular tradicional

Os vestibulares tradicionais são um dos mais comuns e seguem um padrão bem simples. O candidato se inscreve, vai na sede ou polo da faculdade no dia e horário marcados e faz uma prova impressa junto com as outras pessoas que optaram por essa modalidade.

Os resultados são divulgados após a correção, que tem prazo variável, e os nomes dos aprovados podem ser vistos no site da instituição.

Vestibular agendado

Quem quer fazer a prova impressa, mas não tem disponibilidade para ir no dia marcado, pode optar pelo vestibular agendado. Ele funciona de maneira semelhante ao tradicional. Porém, o vestibulando tem o poder de escolher o melhor dia para fazer a prova.

Vestibular online

Com o avanço da tecnologia e dependência dos meios digitais, muitos locais começaram a oferecer o chamado vestibular online. Como o nome já indica, esse teste é feito utilizando um computador com acesso à internet e tem a vantagem de permitir que o candidato participe da seleção sem sair de casa.

A estrutura dele é bem simples. São, em média, 60 questões e cinco tentativas para finalizar a prova. Em cada uma delas, os temas mudam, para evitar qualquer tentativa de cola.

Além da praticidade, uma vantagem desse modo de seleção é que os resultados costumam sair bem mais rápido, já que não existem provas físicas para corrigir. O nome do aprovados costuma ser liberado em até quatro dias.

Ingresso usando a nota do Enem

Por fim, os alunos que fizeram o Enem podem escolher usar a nota dele como critério de avaliação para ingressar no curso de Psicologia. É bem fácil de fazer isso, basta escolher essa opção no momento da inscrição, caso a faculdade que você escolheu a ofereça.

Ingressar na graduação desse modo é prático, poupa tempo e ainda tem a vantagem de oferecer uma bolsa de estudos, que tem porcentagens diferentes de acordo com a pontuação alcançada.

Como saber se uma faculdade de Psicologia é boa?

De nada adianta se preparar tanto para passar no vestibular de Psicologia e não saber em qual instituição vai estudar. Essa é uma escolha que deve ser feita com bastante cuidado, já que estamos falando da base do seu futuro profissional.

O primeiro passo para saber se uma faculdade é boa é verificar se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação, o MEC. Isso é a única coisa que garante um diploma válido em todo o Brasil.

Cheque também se ela tem uma pontuação alta e consistente no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e qual é a opinião que os alunos e ex-alunos tem sobre a mesma.

Nem sempre as melhores são as mais caras, viu? Existem opções com mensalidades acessíveis que oferecem cursos com ótimas avaliações. Algumas dessas são:

  • Pitágoras
  • Unopar
  • Anhanguera
Mesa com vários livros, cadernos e anotações

Foto: cottonbro do Pexels

Como é a graduação em Psicologia?

A graduação em Psicologia é do tipo bacharelado. Ela tem duração de cinco anos, divididos em 10 semestres e é considerada, como falamos anteriormente, da área das Ciências Humanas. Porém, contém muitos elementos do segmento da saúde, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional de Saúde.

O MEC reconhece o ensino dela apenas na modalidade presencial, uma vez que é um curso que conta com muitas disciplinas práticas. Sendo assim, é preciso estar preparado para se desloca até a sala de aula diariamente.

A faculdade de Psicologia serve para capacitar profissionais que garantem a saúde e o bem-estar mental das pessoas. Para isso, os psicólogos dispões de inúmeras técnicas para analisar e promover intervenções no comportamento humano.

Como toda graduação, será necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para conseguir o diploma. Fora isso, os estudantes precisam cumprir uma carga horária de estágios supervisionados.

Como é a grade curricular do curso de Psicologia?

A grade curricular do curso de Psicologia é bem variada e conta com muitas disciplinas. São cinco anos de estudos. As matérias são divididas entre as teóricas e as práticas, onde o aluno precisa colocar em prática o que está aprendendo. Algumas das disciplinas vistas nele podem ser:

  • Psicopatologia I e II
  • Medidas e avaliação em Psicologia de I a III
  • História da Psicologia
  • Educação inclusiva
  • Bases biológicas do comportamento
  • Aconselhamento e orientação em Psicologia
  • Desenvolvimento humano I e II
  • Psicofarmacologia
  • Terapia familiar sistêmica
  • Análise experimental do comportamento
  • Diagnóstico e intervenção em Psicologia, entre várias outras

Mercado de trabalho e salários para psicólogos

Quem se forma no curso de Psicologia encontra um mercado de trabalho aquecido e com muitas oportunidades. Vários setores necessitam de mão de obra especializada no ramo, principalmente com as pessoas tomando mais consciência da importante da saúde mental.

É possível que esse profissional atue em clínicas, hospitais, escolas e até mesmo empresas. Sejam elas da iniciativa pública ou privada. Fora isso, essa é uma área que dá boa margem para quem possui espírito empreendedor e deseja iniciar o próprio negócio ao abrir a própria clínica ou fazer consultas como autônomo.

Após saber como passar no vestibular Psicologia, que tal conferir os outros artigos que nós preparamos sobre essa graduação para ingressar nela totalmente preparado para enfrentar todos os desafios? Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.