InícioPós-graduaçãoAudiovisual10 filmes essenciais para alunos de Produção Audiovisual

10 filmes essenciais para alunos de Produção Audiovisual

Neste artigo, falaremos sobre 10 filmes essenciais para alunos de Produção Audiovisual assistirem e complementarem seus estudos. Todos dessa seleção são importantes para a história do cinema, então, se deseja seguir por essa carreira, é importante conhecê-los. 

Traremos filmes tanto nacionais, quanto internacionais, tentando variar ao máximo para fazer uma lista bastante abrangente. Portanto, acompanhe a seguir e já anote os nomes para assistir depois. 

10 filmes essenciais para alunos de Produção Audiovisual

Ordenamos a lista por ordem de ano de lançamento, começando do mais antigo para o mais recente dessa lista específica. 

Obviamente há muitos outros filmes importantes para o cinema, o que dá margem para continuar nas pesquisas e descobrir ainda mais obras de arte como essas. 

Deixe de lado o preconceito por filmes antigos e mergulhe na história do cinema. 

1. A Chegada do Trem à Estação

Lançado em 1896, A Chegada do Trem à Estação, dos irmãos Auguste e Louis Lumière, foi um dos primeiros filmes feitos na história. Tem apenas 50 segundos, portanto não mostra muita coisa além do trem chegando e as pessoas embarcando. 

Mas, isso foi o bastante para impressionar, amedrontar e dar início a grande história do cinema. 

Até então, as pessoas estavam acostumadas somente às imagens paradas, como na fotografia. Mas, quando constataram o trem seguindo na direção da câmera na gravação, acreditaram que o trem sairia da tela. Há histórias que contam que os espectadores saíram correndo da sala, com medo do trem. 

Assista aqui: Youtube

2. Viagem à Lua

De 1902, Viagem à Lua foi concebido pelo grande Georges Méliès, um dos maiores nomes do cinema. É considerado o primeiro filme de ficção científica feito, inaugurando também uso de efeitos especiais. 

O filme conta a história de um grupo de cientistas que constrói uma nave para viajar até a Lua. Durante sua exploração por este lugar, até então, inabitado, descobrem a existência de seres extraterrestres, com os quais têm que lutar para voltar à Terra. 

Assista aqui: Youtube | Telecine 

3. O Gabinete do Dr. Caligari

O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, foi lançado em 1920. É considerado o maior filme do expressionismo alemão e sua estética influenciou filmes ao longo dos anos, podendo ser encontradas referências até hoje. 

Esse filme conta a história de dois homens que visitam o gabinete do Doutor Caligari. Lá, eles conhecem Cesare, um homem sonâmbulo, que diz a um desses homens que ele morrerá. Depois dessa profecia se concretizar, o outro homem, com a polícia, decide investigar Cesare e entrar no misterioso gabinete do Dr. Caligari. 

Assista aqui: Youtube | Telecine 

4. Metrópolis

O filme alemão lançado em 1927 e dirigido por Fritz Lang, Metrópolis, traz uma reflexão sobre o que a sociedade estava se tornando na época, com a mecanização da vida industrial. Suas duras críticas podem também se relacionar com os dias de hoje, mantendo o filme bastante atual. 

Metrópolis é uma cidade, dividida entre os operários, que vivem uma vida de miséria e exploração pelas máquinas, e os políticos, que vivem do outro lado, desfrutando do melhor que a vida pode oferecer. Mas, uma história de amor surge ligando os dois extremos dessa cidade. 

Assista aqui: Telecine

5. Cidadão Kane

Cidadão Kane é de 1941, dirigido por Orson Welles. É considerado por muitos, ainda atualmente, como uma das grandes obras-primas da sétima arte. A obra inovou técnicas tradicionais do cinema e, além disso, também apresentou um roteiro revolucionário.

O longa-metragem conta a história de um grande magnata, Charles Foster Kane, passando desde sua infância pobre no interior, até sua ascensão. 

Assista aqui: Youtube | HBO Max

6. Os Sete Samurais

Em 1954, Akira Kurosawa escreveu e dirigiu um filme que mudaria o cinema. Os Sete Samurais influenciou desde filmes de faroeste até filmes como Star Wars. Não só uniu vários gêneros, como criou seus próprios. O plot em que anti-heróis se unem para enfrentar algo ainda pior, que hoje é um clichê, foi criado neste filme. 

Em Os Sete Samurais, um samurai recebe o pedido de proteger uma vila japonesa de bandidos. Ele convida outros seis samurais para ajudá-lo a combater esses bandidos, mas também para ensinar os próprios moradores a se defenderem. Quando 40 bandidos invadem a vila, a grande batalha começa. 

7. Um Corpo Que Cai

De 1958, Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock, além de possuir um excelente roteiro, utilizando muito bem a linguagem de suspense, ainda consagrou o efeito Dolly Zoom, sendo o primeiro longa a usá-lo. Outros diretores se inspiraram em Hitchcock em seus filmes, criando assim um legado. 

Nesse filme, conhecemos um detetive aposentado chamado John Scottie, que possui muito medo de altura. Seu amigo, um dia, lhe pede que siga sua esposa, para saber o que ela está fazendo. Após aceitar o pedido e começar a investigá-la, mas é obrigado a enfrentar seus piores medos, já que a mulher tem uma estranha atração por lugares altos. 

Assista aqui: Claro NOW | Prime Video

8. O Sétimo Selo

O filme sueco de 1959, O Sétimo Selo, dirigido por Ingmar Bergman, se tornou uma obra-prima do cinema, devido aos seus diversos questionamentos e reflexões sobre a vida, as emoções e os mistérios que as cercam. 

O Sétimo Selo retrata a volta de um cavaleiro para seu país, após o fim das Cruzadas. Assim que retorna, encontra seu lar devastado pela Peste Negra. Enquanto reflete sobre o significado da vida, é abordado pela Morte, com o dever de levá-lo embora. Mas, para ganhar tempo e mais uma oportunidade, o cavaleiro convida a Morte para um jogo de xadrez, que decidirá se ele irá ou não partir com ela. A Morte concorda e inicia-se a partida. 

Assista aqui: Telecine 

9. 2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968, foi dirigido pelo grande Stanley Kubrick. Seu filme futurista ultrapassou várias barreiras da tecnologia, trazendo inovação e genialidade. O longa é tão marcante, possível encontrar referências a ele até hoje nas obras lançadas. 

O filme conta a história de Dr. Dave Bowman e outros astronautas, enviados para uma missão misteriosa no espaço. Um estranho objeto preto, conhecido como monolito, consegue conectar passado e futuro de forma inexplicável. Ao longo do filme, somos levados a um confronto entre homem e máquina, em uma viagem alucinante tanto no espaço, quanto no tempo. 

Assista aqui: Looke | HBO Max

10. Blade Runner, o Caçador de Andróides

Em 1982, Blade Runner foi lançado com a direção de Ridley Scott. De início, mas não foi bem recebido. Porém, hoje é considerado um dos filmes que ditou a ficção científica no cinema. Não só isso, como conseguiu prever naquela época, coisas que aconteceriam anos depois, como as chamadas de vídeo. É um dos maiores filmes de ficção científica, inspirando vários outros que vieram a seguir. 

Baseado em um livro de Philip K. Dick, Blade Runner conta a história de Deckard, um ex-policial, contratado para caçar um grupo fugitivo de replicantes disfarçados, também conhecidos como androides, em L.A. O filme segue essa caçada emocionante, com várias reviravoltas, descobertas e reflexões ao longo do processo. 

Assista aqui: HBO Max | Globoplay

E se deseja se inspirar e se empenhar mais na faculdade, confira este artigo: 5 filmes sobre faculdade para te inspirar

Conclusão sobre os filmes essenciais para alunos de Produção Audiovisual

Então, após anotar os nomes dos filmes que ainda não assistiu, é só buscar na internet e colocar em dia. Muitos desses nomes citados podem ser encontrados facilmente no próprio YouTube, o que torna mais fácil. 

Alguns desses filmes até são passados na faculdade, por sua extrema importância histórica. Comparando com os atuais, alguns podem até aparentar serem mais fracos, mas deve considerar o ano em que foi lançado. 

Há muitos filmes essenciais para alunos de Produção Audiovisual além desses 10, pois muitos outros marcaram a história do cinema. Portanto, pode sempre buscar conhecer mais obras como estas, tentando entender sua grande importância. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.